Inicio / Curiosidades / 14 curiosidades legais sobre os sonhos

14 curiosidades legais sobre os sonhos

Sonhos é uma das experiências mais misteriosas de nossas vidas, isso porque as histórias e situações que vivemos durante o sono, às vezes parecem ser tão reais que intrigam especialistas.

curiosidades-legais-sobre-sonhos

01 – Mulheres e Homens sonham de formas diferentes: Misteriosamente os homens são propensos a sonhar mais com o sexo masculino, cerca de 70% dos personagens dos sonhos dos homens são outros homens. Já as mulheres têm uma tendência a manter equilíbrio entre homens e mulheres. Outra diferença é que os homens quando sonham costuma sentir as emoções mais agressivas que as mulheres.

02 – Os animais também sonham: Diversas pesquisas e estudos realizados com diferentes animais mostraram que eles têm as mesmas ondas cerebrais que os humanos durante o sono. É bastante comum flagrar gatos e cachorros movendo as patas como se estivessem correndo ou fazendo sons como se estivessem com medo ou caçando, eles estão sonhando!

03 – Múltiplos sonhos: Em uma única noite podemos ter em média entre 4 a 7 sonhos, ou seja em um período de uma ou duas horas você pode sonhar o quanto quiser.

04 – Os sentimentos mais comuns: Entre todos os sentimentos que podemos sentir durante um sonho, o mais comum deles é a ansiedade, além disso as emoções negativas como o medo se manifesta com mais frequência que as positivas.

05 – Os sonhos são simbólicos: Qualquer que seja o elemento que sonhamos, certamente ele tem algum significado por isso desvendar o significado dos sonhos é um tarefa que muitos perseguem. Os sonhos são edificados em uma linguagem intensamente simbólica.

06 – Nem todo mundo consegue sonhar colorido: 12% das pessoas sonham exclusivamente em preto e branco. Entretanto para o restante as imagens que aparecem durante o sono são sempre coloridas. Pesquisas realizadas entre 1915 e 1950 descobriram que a maioria das pessoas sonhavam em preto e branco, mas isso começou a mudar a partir da década de 1960. Estudos recentes revelam que isto é um reflexo da modernização da televisão e do cinema que passaram a ser exibidos em cores.

07 – Todos os rostos são conhecidos: Curiosamente nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Então, se algum estranho aparecer no meio dos seus sonhos, você certamente já viu esse rosto antes já que todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais. O que acontece é que você pode não se recordas delas, já que temos contato com milhares de pessoas ao longo da vida o nosso cérebro tem um estoque bem grande de personagens.

08 – Todo mundo sonha: Mesmo as pessoas que ficaram cega somente depois do nascimento conseguem ver imagens em seus sonhos já aquelas que nasceram com esta condição, não são capazes de verem imagens, mas são capazes de sonharem e ter sensações como cheiros, sons e emoções.

09 – É bastante comum esquecermos dos sonhos: Você já notou como é difícil se lembrar de um sonho? Isso ocorre porque esquecemos metade de um sonho cinco minutos depois de acordarmos e após 10 minutos você já esqueceu cerca de 90% do que sonhou.

10 – O sono paralisa: O REM( Rapid Eye Movement) é um estágio do sono cujo nome faz uma referência aos rápidos movimentos dos olhos é a fase do sono que nossos sonhos são mais vívidos. Essa etapa ocupa cerca de 20% a 25% do sono de um adulto, durante 90 e 120 minutos por noite de descanso.

Também é durante o REM que o corpo é paralisado de forma que um mecanismo cerebral bloqueia os neurônios motores para evitar que os movimentos que ocorrem nos sonhos causem movimentos físicos.

11 – Durante o sono incorporamos o que acontece ao redor: É bastante comum que nosso cérebro interprete os estímulos externos que recebemos durante o sono e faça com que eles participem dos nossos sonhos. Ou seja, o som do seu despertador pode ser interpretado como uma sirene que toca no meio de um sonho, isto é a incorporação desse estímulo sonoro.

12 – Os sonhos trazem pressentimentos: Diversos estudos já realizados mostraram que 18% a 38% das pessoas já tiveram um sonho premonitório no qual é possível prever algo que está para acontecer a partir de argúcias que envolvem a assimilação de informações futuras não racionalizadas, pelo menos 70% das pessoas já experienciaram um déjá vu.

13 – É possível ter um orgasmo sonhando: Durante o sono, você pode ter as sensações de prazer como as que sentimos na vida real e isso inclui um orgasmo. As sensações provocadas durante um sonho lúcido, aquele em que temos o conhecimento de que estamos sonhando são tão intensas quanto as experiência do mundo real.

14 – Roncar não é sonhar: Mesmo que não exista evidências científicas que comprovem esta informação, há tempos os estudiosos afirmam que enquanto estamos roncando não é possível estarmos sonhando.

Você pode gostar!

tlink07

6 simples e legais maneiras de sair do tédio

Esta com tédio, sem nada para fazer, então confira esses 6 post legais para tirar …