Inicio / Literatura / Teoria do MEDO (#5)

Teoria do MEDO (#5)

Quem ama não teme

Com o amor, todos os nossos medos serão libertados, pois, como disse são João “no amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor” (1Jo 4,18)
Existe em nós uma chama que faz novas todas as coisas, que queima todo temor, todas as amarras, todas as falsidades. É a chama do amor.
Como é sublime a coragem de reacender a cada dia essa chama!

O medo nos escraviza

O medo não existe sozinho; ele é uma relação. Quando temos desejos, pretensões, expectativas é que acontece o medo, porque elas podem ou não se realizar. A realização ou não vem de encontro com o conceito que temos de nós mesmos. Então acontece o medo. Medo do fracasso, da perda, do desconhecido.
Quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance, sem ambições ou compromisso com o êxito, não há razão para o medo.
O desejo do sucesso, do prestígio, da fama, da ascensão faz nascer o medo.

Sem medo de sermos nós mesmos

Enquanto o desejo de prestígio, de sucesso estiver motivando as nossas ações, enquanto aquilo que os outros passam pensar e dizer guiar as nossas decisões, enquanto não tivermos coragem de aceitar os nossos erros, fracassos, limites e nos amarmos como somos o medo nos dominará.
Nós somos seres únicos. Fomos criados assim. Deus deu a cada um dom que são particulares. Não podemos ter todas as qualidades do mundo nem nos envergonhar por não as ter. Somos diferentes, pois somos complementares.
O medo de errar, de não ser pessoa ideal, de não agradar vai, aos poucos, tolhendo nosso ser, ao ponto de não sabermos mais qual parte de nós é verdadeira, qual é forjada.
Perdemos nossa liberdade e, com ela, nossa felicidade. Precisamos planejar cada ação, cada pensamento, cada palavra, por puro medo!
Sejamos livres, lancemos fora todas as máscaras.
Quando formos nós mesmos, quando assumirmos a nossa identidade, a felicidade terá morada em nós e o medo não mais nos amedrontará.

O Senhor é a minha luz
e salvação:
de quem terei medo?
O senhor é a fortaleza
da minha vida:
frente a quem temerei ?
(SI 27,1)

Você pode gostar!

historia-homem-aranha

A verdadeira História do Homem-Aranha

Conheça Peter Parker, um jovem que foi picado por uma aranha radioativa e logo após …