Inicio / Curiosidades / 9 Fatos psicológicos que todo mundo precisa saber

9 Fatos psicológicos que todo mundo precisa saber

fatos-psicologicos-01
01 – A música que você ouve pode mudar sua maneira de perceber o mundo
Nós todos sabemos que a música pode afetar o nosso humor. Isso é basicamente um dado, um fato que todos nós usamos em nossa vantagem em uma base diária quando precisamos de um impulso no humor (ou mesmo o oposto – quando queremos sentar e ficar de mau humor).

Mas seu humor não é a única coisa que a música afeta, de acordo com descobertas de pesquisadores da Universidade de Groningen. Como o estudo constata, a música também pode mudar a maneira como você percebe expressões faciais.

Algo para manter em mente se você está indo para uma entrevista de emprego ou primeiro dato; manter uma canção feliz em sua mente poderia muito bem melhorar a sua percepção da reação da outra pessoa.


fatos-psicologicos-02
02 – As crianças de hoje são mais tensas do que pacientes com problemas psiquiátricos em 1950
Um fato assustador, mas nada surpreendente, não acha? Hoje em dia cerca de metade da população mundial sofre de ansiedade, depressão ou abuso de substâncias.


fatos-psicologicos-03
03 – Dinheiro pode comprar felicidade – dependendo de como você o gasta
Se você estiver se sentindo particularmente chateado como cartão de crédito depois das férias, é possível que isso tenha mais a ver com quanto dinheiro você gasta consigo mesmo do que com outros.

A forma como gastamos o nosso dinheiro pode ter um efeito muito poderoso sobre nós, como Elizabeth Dunn, e Michael Norton compartilham em seu livro Dinheiro feliz: A Arte de Gastar com Inteligência.

Investir em outros é uma das maneiras sugeridas de ‘comprar felicidade.’

Outro ponto interessante sugerido é comprar experiências em vez de bens físicos. Gaste seu dinheiro na construção de memórias que durarão uma vida, não em objetos que sempre terá de repor.


fatos-psicologicos-04
04 – As pessoas de 18 a 33 anos de idade são as mais estressadas do planeta
Uma pesquisa feita pela Harris Poll descobriu que jovens de 18 a 33 anos são algumas das pessoas mais estressadas do planeta. As pessoas nessa faixa de idade são mais propensas do que qualquer outras de serem diagnosticadas com depressão ou um transtorno de ansiedade.

Se você se enquadram nessa faixa de idade, use essa informação para cuidar melhor de si mesmo. Se você conhece alguém nessa faixa de idade, considere oferecer um pouco de apoio.


fatos-psicologicos-05
05 – Não teve uma boa noite de sono? Não deixe seu cérebro saber!
O efeito placebo tem sido bem documentado por conta de sua relação com todos os tipos de medicamentos. Mas você sabia que ele também pode ter um impacto profundo sobre a sua energia?
Como relata The Atlantic, enganar o seu cérebro em pensar que você dormiu muito mais do que realmente dormiu pode dar-lhe uma espécie de “sono placebo”, fazendo você se sentir menos letárgico durante todo o dia.


fatos-psicologicos-06
06 – Pensa que você não é inteligente? Isso pode significar que você é realmente muito inteligente.
Pense qua você é brilhante? Bem…
O Efeito Dunning-Kruger diz tudo, pessoas menos competentes acreditam que são mais competentes do que realmente são, e vice-versa.

Esta informação pode fornecer um meio útil de escolher com quem trabalhar.


fatos-psicologicos-07
07 – Seu cérebro te engana ao lembrar das coisas
Nós todos temos memórias que priorizamos; e há realmente muito mais que separa você de suas memórias do que você imagina.

Um estudo realizado pela Northwestern Medicine no Journal of Neuroscience, descobriu que quando recordamos eventos, o que realmente estamos lembrando é a última vez que recordamos esses eventos.

“Sua memória de um evento pode ficar menos precisa ao ponto de ser totalmente falsa a cada recordação”, disse a principal pesquisadora do estudo, Donna Bridge.


fatos-psicologicos-08
08 – Dizer a seus amigos sobre seus objetivos pode realmente torná-los mais difíceis de serem alcançados
Isto tem sido conhecido desde os anos 30, quando testes revelaram que as pessoas que falam sobre o que pretendem fazer são realmente menos propensas a fazê-lo.

O cérebro tem “símbolos de identidade” que se acumulam na autoimagem. Falar satisfaz o desejo do cérebro dessa autoimagem o suficiente que ele reduz a necessidade de tomar medidas para alcançar os obejtivos. Ou seja, falar de seus objetivos satisfaz o seu cérebro, o que acaba evitando que você tome medidas para concretizá-los.


fatos-psicologicos-09
09 – A sua música favorita é provavelmente associada a um evento emocional
A sua e a de todo mundo.

Você pode gostar!

o-que-voce-prefere-11

O que você prefere #11 – Olhos ou Joelhos

Olá meus amigos, hoje no você prefere, um coisa que todo mundo já passou, cair …