Inicio / Literatura / Como Refletir – Parte 1 (Original)

Como Refletir – Parte 1 (Original)

Eu estive acompanhando o Artigo “Teoria do Medo” aqui do Tediado, e esse artigo traz diversas indagações filosóficas atribuídas há Deus de uma forma sublime, mais você já pensou porque questiona as coisas? Nesse artigo você vai aprender a refletir com o conhecimento certo, mas como toda boa reflexão tem uma base solida, esse artigo é baseado no livro “Escola da Inteligência” de Dr. Augusto Cury.

Fonte da Imagem ( Livro escola da Inteligência)

Leia esse trecho do livro: “Vivemos a vida como se ela fosse interminável, mais ela é tão breve. Para as pessoas superficiais, a rapidez da vida as estimula a viver destrutivamente, sem pensar nas conseqüências dos seus comportamentos. Para os sábios, a brevidade da vida convida a valorizá-la como um tesouro de inestimável valor, que valor tem a sua vida para você mesmo?”
Opinião: Esse trecho resumiu tudo o que o livro quer passar, você aprende a refletir e começa a valorizar a vida a partir desse determinado momento, ou vê alguns detalhes que se pode melhorar e melhora.

Justificativas Sintéticas da existência dessa Escola

1-A tristeza e a angustia estão aumentado.

Fonte da imagem (Convictos ou alienados)


A indústria do lazer está expandindo-se. Nunca tivemos uma fonte de estímulos para excitar a energia emocional como na atualidade. A indústria da moda, os parques temáticos, os jogos esportivos, a Internet, a televisão, os estilos musicais e a literatura (Estilos de Época) explodiram nas últimas décadas.

2- A solidão está expandindo-se. 

Fonte da imagem: (Blog do Glauco Tavares)

As sociedades estão adensadas. No começo do século XX, éramos um pouco mais de um bilhão de pessoas. Hoje, só a China e a Índia têm cada uma, mais de um bilhão de pessoas. Por vivermos tão próximos fisicamente, esperávamos que a solidão fosse estancada. Mas nos enganamos novamente: a solidão nos contaminou.
As pessoas estão sós nos elevadores, no ambiente do trabalho, nas ruas, nas praças esportivas. Elas vivem Ilhadas, suas histórias não se cruzam. Estão sós no meio da Multidão.

3- O dialogo está morrendo. 

Fonte: ( Logistic and quality)

      Muitos só sabem falar de si mesmos quando estão diante de um psiquiatra ou                 psicólogo. Pais e filhos raramente trocam experiências de vida. Eles respiram o mesmo ar, comem dos mesmos alimentos, parecem tão próximos fisicamente, mas estão tão distantes interiormente.

4- As discriminações chegaram patamares insuportáveis. 

Estamos indo contra o grito de mais de 100 bilhões de células do nosso cérebro que nos acusam que somos uma única espécie. Mais de 99% dos genes são exatamente os mesmos em cada ser humano. Mas conseguimos ver diferenças entre nós que não existem. Discriminamo-nos sem nenhuma base racional.


Além de o mundo genético gritar pela unidade da espécie, quem estuda a última fronteira da ciência, o mundo onde nascem os pensamentos, como veremos ao longo do artigo, compreende que os fenômenos que constroem as idéias são numa celebridade como numa pessoa anônima, No fundo, todos somos artistas no teatro das nossas mentes.


Temos diferenças, mas em nossa essência física e psíquica somos mais iguais do que imaginamos.


5- Os Pensadores estão morrendo 

Fonte da imagem: (Fator Brasil)

Os estudantes no mundo inteiro estão se se tornando, em sua grande maioria, no ensino fundamental à universidade, uma massa de repetidores de informações e não de pensadores que amam a arte da critica e da dúvida.
Aprendemos a explorar os detalhes dos átomos (Grandes alquimistas) e as forças que regem o Universo, mas não sabemos explorar o mundo de dentro. Temos informações que uma geração jamais teve, mas não sabemos pensar, transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.

6- A qualidade de vida está se se deteriorando 

Fonte da imagem: (Wiki 2 buy)

Embora os professores sejam poetas da vida, os profissionais de maior destaque na sociedade, o sistema educacional apresenta graves problemas.
Quanto pior a qualidade da educação, mais importante será o papel do psiquiatra no terceiro milênio, porque as pessoas estarão mais doentes no território da emoção. Infelizmente, apesar de avanços da medicina, da psicologia e da psiquiatria, o normal tem sido ser ansioso e estressado e o anormal tem sido tranqüilo e relaxado
As ciências da psique têm enfocado o tratamento e não a prevenção. Infelizmente, mo atual estágio da psiquiatria e da psicologia clinica, esperávamos as pessoas adoecerem para depois tratá-las. O que é uma injustiça social. Na medicina biológica os maiores avanços foram na prevenção. Sem medidas preventivas, grandes epidemias dizimariam dezenas de milhões de pessoas a cada pequeno intervalo de tempo.
A escola de Inteligência vem contribuir não apenas com a educação, mas com a psiquiatria e a psicologia, para fornecer ferramentas preventivas a fim de que os participantes possam aprender a proteger a emoção, superar seus focos de tensão, reescrever sua história, desenvolver a arte da dúvida e da crítica para filtrar os estímulos que são predatórios da qualidade de vida.

Reflexão

Fonte da imagem: (Josadaque maritins)

Essa é a real situação do mundo e algo tem que ser feito, pelos adultos? Não, mais pelos jovens, jovens pensadores que amam a arte da critica e da dúvida que vão revolucionar a sociedade e o modo como vivemos.


Continua na parte 2.

Autor: Rodrigo de Lima Bispo

Você pode gostar!

como-ser-famoso

Como ser famoso na rede social

Hoje com as varias rede social que existe, muitas pessoas tenta fazer seu perfil ser …