Home / Frases / 50 Frases de Caio Fernando Abreu

50 Frases de Caio Fernando Abreu

1 - Um dia de monja, um dia de puta, um dia de Joplin, um dia de Tereza de Calcutá, um dia de merda.

2 - Você tem me ganhado nos detalhes e aposto que nem desconfia.

3 - “Cuide, cultive, queira o bem…O resto vem!”

4 - Não valorizou, perdeu, só espero estar sempre tomando as decisões corretas, pois se for meu, volta, se não for pra ser, Deus sabe o que faz.

5 - Em outros tempos diria “Tomei raiva de você”. Mas nem foi raiva, vejo isso agora. É só tristeza mesmo.

6 - É no nosso encontro, cara a cara, olho a olho, que as coisas vão se definir.

7 - Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa, o desejo que escorre pela boca e o minuto no segundo seguinte: nada é muito quando é demais.

8 - “Acontece que entre o ainda-não-é-hora e nossa-hora-chegou, muita gente se perde. Não se perca, viu?”

9 - “Talvez tudo, talvez nada. Porque era cedo demais e nunca tarde.”

10 - Quem sabe. Talvez tudo, talvez nada.

11 - Desde que ganhei meu PhD em desilusão amorosa, tenho me divertido como nunca.

12 - Tem muita coisa que, francamente, cá entre nós, não faço mesmo questão de saber.

13 - Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (…) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo.

14 - Mas não te procuro mais, nem corro atrás. Deixo-te livre para sentir minha falta, se é que faço falta… Tens meu número, na verdade, meu coração, então se sentir vontade de falar comigo ou me ver, me procura você.

15 - Dentro dela tem um coração bobo, que é sempre capaz de amar e de acreditar outra vez.

16 - Acho que fiz tudo do jeito melhor, meio torto, talvez, mas tenho tentado da maneira mais bonita que sei

17 - Podia ser só amizade, paixão, carinho, admiração, respeito, ternura, tesão. Com tantos sentimentos arrumados cuidadosamente na prateleira de cima, tinha de ser justo amor, meu Deus?

18 - Sofrer dói. Dói e não é pouco. Mas faz um bem danado depois que passa

19 - Eu sempre acho que cansei de ti, de mim, mas ai vem o amor e revigora.

20 - Tem coisas da gente que não são defeito nem erro: são só jeito da gente ser”.

21 - Preciso de segurança, de amor, de compreensão, de atenção, de alguém que sente comigo e fale: Calma, eu estou com você e vou te proteger! Nós vamos ser fortes juntos, juntos, juntos.

22 - “Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir os nãos que a vida me enfia pela goela a baixo. A lamber o chão dos palácios. A me sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar um café e continuar.”

23 - Fiquei. Você sabe que eu fiquei. E que ficaria até o fim, até o fundo. Que aceitei a queda, que aceitei a morte. Que nessa aceitação, caí. Que nessa queda, morri. Tenho me carregado tão perdido e pesado pelos dias afora. E ninguém vê que estou morto.”

24 - “Vem, antes que eu me vá, antes que seja tarde demais. Vem, que eu não tenho ninguém e te quero junto a mim. Vem, que eu te ensinarei a voar.”

25 - “Amor não resiste a tudo, não. Amor é jardim. Amor enche de erva daninha. Amizade também, todas as formas de amor.”

26 - “Escrever é enfiar um dedo na garganta. Depois, claro, você peneira essa gosma, amolda-a, transforma. Pode sair até uma flor. Pode sair até uma flor. Mas o momento decisivo é o dedo na garganta.”

27 - “Você se foi e eu afundei numa melancolia de dar gosto.”

28 - Tu é diferente. Não é só diferente da maioria, é diferente de todos.

29 - De repente a gente se encontra numa esquina, num outro planeta, no meio duma festa ou duma fossa, a gente se encontra, tenho certeza.

30 - Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. quero ser diferente. eu sou. e se não for, me farei.

31 - “Então e assim, somos presente, passado e futuro. Tempo infinito num só, esse é o eterno.”

32 - ‘Estou aberto e sabendo muito bem quem sou e o que pretendo – sem ilusões enlouquecidas..’

33 - Abraça o que te faz sorrir.

34 - Para atravessar agosto ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se a vida não deu, ou ele partiu — sem o menor pudor, invente um.

35 - “E apesar de tudo eu penso sim, eu digo sim.”

36 - Você não precisa simular interesse algum pelas pessoas em volta,elas não exigem mais que um bom-dia, boa-tarde, boa-noite, às vezes nem isso.

37 - O desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

38 - “Nunca, jamais diga o que sente. Por mais que doa, por mais que te faça feliz. Quando sentir algo muito forte, peça um drink”

39 - E enveredávamos então pelo caminho do fácil, tentando suavizar o que não era suave.

40 - Gostaria de fazê-la sentir (e não só ela, mais todo mundo) que não preciso de ninguém. Mas não adianta: um dos meu males é ter medo de magoar as pessoas.
Não precisar de ninguém… E há pouco me queixava de solidão. Eu não me entendo mesmo.

41 - “Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.”

42 - Você tem me ganhado nos detalhes e aposto que nem desconfia.

43 - De repente a gente se encontra numa esquina, num outro planeta, no meio duma festa ou duma fossa, a gente se encontra, tenho certeza.

44 - Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. quero ser diferente. eu sou. e se não for, me farei.

45 - Eu sei que dói. É horrível. Eu sei que parece que você não vai agüentar, mas aguenta. Sei que parece que vai explodir, mas não explode. Sei que dá vontade de abrir um zíper nas costas e sair do corpo porque dentro da gente, nesse momento, não é um bom lugar para se estar.

46 - Cansei de jogar indiretas. Da próxima vez, jogo gasolina e acendo um fósforo.

47 - Não valorizou, perdeu, só espero estar sempre tomando as decisões corretas, pois se for meu, volta, se não for pra ser, Deus sabe o que faz.

48 - Nunca precisei tanto de alguém como preciso de você, nunca desejei tanto um sorriso como desejo o seu, nunca esperei tanto por um beijo como espero pelo seu…

49 - Se ao menos dessa revolta, dessa angústia, saísse alguma coisa que prestasse.

50 - E você não sabe quantos sorrisos eu já dei só de pensar em você.

Bônus

01 -Vá para casa, desligue o telefone, não atenda a campainha, sente-se na sua poltrona preferida (…). Ponha o disco a tocar. E escute. Só isso. Relaxe, ouça

02 -E quem tem Deus no coração sabe que não a mal que vingue, nem inveja que maltrate, nem inimigos. Por que pra todo mal, há cura.

03 -Se não brilha mais, não insista. Lâmpada queimada não se arruma. Se troca por outra.

04 -Livrai-me de tudo que me trava o riso.

05 -Para atravessar agosto, ter um amor seria importante, mas se você não conseguiu, se a vida não deu, ou ele partiu sem o menor pudor, invente um.