Texto

15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Não é só você que reclama: muitos personagens do cinema, das séries e até dos desenhos animados já sofreram muito nas mãos de chefes complicadíssimos no trabalho. Dos mais irritantes até os que são a própria encarnação do mal, já vimos muitos chefões terríveis nas telas.

Piores chefes do cinema e da TV


#01 – Sheldon (“The Big Bang Theory”)

Sheldon 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o que não confia em ninguém.

Ao longo de “The Big Bang Theory”, Sheldon (Jim Parsons) teve algumas pessoas trabalhando para ele na Caltech. Conhecendo a personalidade excêntrica, cheia de manias e completamente desajustada socialmente, não é difícil adivinhar que ele também seria um chefe bem complicado.
Quem passou por essa situação foi Alex (Margo Harshman). Apesar de ser doutoranda em física, Sheldon fazia sua assistente executar as tarefas mais triviais e absolutamente nunca conseguia dar um real voto de confiança ao trabalho dela, por mais que fosse qualificada.


#02 – Sr. Sirigueijo (“Bob Esponja Calça Quadrada)

Sr. Sirigueijo 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o ganancioso.

Se há um personagem que veste a camisa da empresa é Bob Esponja. O melhor funcionário do Siri Cascudo, o Calça-Quadrada passou poucas e boas para manter o segredo do hambúrguer de siri a salvo. Mas foi reconhecido pelo trabalho duro? Não.
O Sr. Sirigueijo, dono do restaurante, é um dos personagens mais mesquinhos e gananciosos dos desenhos. Além de nunca valorizar o trabalho de seu único cozinheiro, sempre iludiu o Bob Esponja fazendo promessas de promoção.


#03 – Gus Fring (“Breaking Bad”)

Gus Fring 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o rancoroso.

Dono da famosa franquia “Los Pollos Hermanos”, Gus (Giancarlo Esposito) parecia apenas um grande empresário, mas estava envolvido em uma mega esquema de narcotráfico. Até aí tudo bem, o problema é que depois de uma sociedade mal-sucedida com Walter White (Bryan Cranston), ele simplesmente tentou eliminar seu ex-protegido a qualquer custo


#04 – Charles Xavier (“X-Men”)

Charles Xavier 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o truqueiro.

O personagem de “X-Men” pode até parecer um super-herói, mas se você pensar bem, há algo de bem tirano na forma como ele lidera os mutantes. Primeiro: ele praticamente sequestra crianças com habilidades especiais para levá-las a sua escola. Depois: ele simplesmente invade a mente delas e faz uma verdadeira lavagem cerebral, fazendo com que elas acreditem que querem trabalhar para


#05 – Sargento Hartman (“Nascido Para Matar”)

Sargento Hartman 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o que faz pressão.

No filme de Stanley Kubrick, acompanhamos a história do Sargento Hartman (R. Lee Ermey), que tem a missão de preparar os recrutas do exército americano para a Guerra do Vietnã. Para isso, ele não poupa ofensas, autoritarismos, humilhações, castigos bizarros e tarefas ultrajantes aos soldados.
Assim, para o personagem é fundamental que seus soldados estejam preparados para trabalhar sob pressão e que não deixem as emoções tomarem conta. Já teve um chefe que agia como se estivesse te preparando para uma guerra?


#06 – Kirsten (“O Plano Imperfeito”)

Kirsten 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: a viciada em trabalho.

Na comédia romântica da Netflix, Kirsten (Lucy Liu) é a chefe que empata a vida social de Harper (Zoey Deutch). Por isso, ela decide armar um plano para encontrar um namorado para a executiva e, assim, fazer com que ela pare de trabalhar um pouco.
Nada contra quem tem o trabalho como prioridade máxima, mas arrastar os subordinados juntos, como na história de “O Plano Imeperfeito”, já é um pouco de mais. Inclusive, a personagem de Lucy Liu lembra uma versão mais light de “O Diabo veste Prada”.


#07 – Gilbert Huph (“Os Incríveis”)

Gilbert Huph 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o baixinho invocado.

Não subestime a quantidade de chatice que pode existir em uma pessoa bem pequena – o Sr. Incrível que o dia. Antes de decidir largar seu emprego normal para se dedicar a um projeto secreto como super-herói, ele precisou aguentar o chefe da companhia de seguros. E para ele, o cliente sempre tem razão (mesmo que esteja errado).


#08 – Darth Vader (“Star Wars”)

Darth Vader 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o que leva os problemas pessoais para o trabalho.

Líder de um exército, Darth Vader vai simplesmente passar por cima de qualquer um para alcançar seus objetivos de dominação mundial – inclusive os que estão ao seu lado.
Mestre do lado negro da Força, Darth Vader não poupa esforços, inclusive, para eliminar o próprio filho, que acabou se tornando seu principal inimigo – e coloca todos os seus soldados para morrerem nesta missão se for necessário.


#09 – JJ Jameson (“Homem-Aranha”)

JJ Jameson 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o que não dá valor ao trabalho de ninguém.

Além de tratar mal, JJ Jameson (J.K. Simmons) é um dos piores chefes da ficção por motivos de: paga muito mal. O editor do jornal onde Peter Parker (Tobey McGuire) trabalha se aproveita das fotos que o freelances registra do Homem-Aranha, sem querer pagar muito por eles.
Não bastasse o péssimo tratamento ao nosso querido Homem-Aranha, JJ Jameson ainda utiliza as fotos para publicar as famosas fake news sobre o herói.


#10 – Dr. Gregory House (“House”)

Dr. Gregory House 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o que não está nem aí para ninguém.

Ninguém aqui vai negar que ama o Dr. House (Hugh Laurie) e que ele é um dos personagens mais inteligentes da TV. No entanto, imagina trabalhar junto ou para ele? Complicado.
Especialista em diagnósticos dificílimos, House salvou centenas de vidas ao longo da série médica, mas também deixou muitos colegas – e até a chefe deles – enlouquecidos com sua sinceridade cruel e com a falta de habilidade para lidar com relações.


#11 – John Milton (“Advogado do Diabo”)

John Milton 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o próprio capeta.

No filme, Keanu Reeves é Kevin, um advogado de sucesso contratado por John Milton (Al Pacino), dono de uma grande empresa nova-iorquina. No começo, o executivo se apresenta como uma figura paternal e sempre pronta para resolver seus problemas. Tudo bem, se não fosse um pequeno detalhe: seu novo chefe era o próprio diabo.
Aos poucos, John começa a sufocar Kevin e minar seu relacionamento, levando a esposa dele à insanidade, quando ela começa a questionar os métodos do milionário. Na próxima vez que você pensar em reclamar do seu chefe, lembre-se desse filme: ele ou ela poderia ser o próprio demônio encarnado.


#12 – Sr. Burns (“Os Simpsons”)

Sr. Burns 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: o megalomaníaco.

Um dos personagens mais queridos de “Os Simpsons”, o Sr. Burns é o dono da usina em que Homer trabalha. Extremamente ganancioso, o chefão é o homem mais rico da cidade de Springfield, autoritário e megalomaníaco. Além disso, é totalmente dependente de seu assistente de estimação, Smithers.
Por outro lado, há de se considerar que Homer Simpson é provavelmente o pior funcionário da ficção e que é um milagre que ele consiga manter seu emprego na empresa do Sr. Burns.


#13 – Margaret Tate (“A Proposta”)

Margaret Tate 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: não sabe lidar com pessoas.

Em “A Proposta”, Margaret (Sandra Bullock) precisa de um jeito de conseguir um green card para ficar nos Estados Unidos e, para isso, decide propor um casamento falso a seu funcionário, Andrew (Ryan Reynolds).
Este foi o nível ao qual ele precisou chegar para conquistar uma merecida promoção depois de anos de trabalho duro (nunca reconhecido, é claro). Não à toa, o nome da personagem foi inspirada na “Dama de Ferro” Margareth Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido.


#14 – Michael Scott (“The Office”)

Michael Scott 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?

Tipo de chefe: totalmente sem noção.

Tudo bem que a gente ama o personagem de “The Office”, mas ter que conviver com ele na vida real seria simplesmente impossível. Michael (Steve Carrell) é o chefe de escritório que vive fazendo as piadas sem noção, que força a mão na intimidade com os funcionários e que simplesmente não consegue enxergar o quanto é desprezado.
Na vida real, ele provavelmente seria aquele chefe ou colega que faz os outros passarem muita vergonha com comentários totalmente inapropriados – mas vale reforçar: é um dos personagens mais memoráveis das séries de comédia e você vai amar odiá-lo.


#15 – Bobby Pellit (“Quero Matar Meu Chefe”)

Bobby Pellit 15 piores chefes da ficção. Seu chefe se encaixa nessa lista?
Tipo de chefe: o filho do chefão, não faz a menor ideia do que está fazendo.

Como o próprio nome do filme sugere, todos querem matar Bobby (Colin Farrell) nesta comédia. O personagem é um dos alvos dos protagonistas, que têm em comum o ódio aos seus chefes e se unem para tentar eliminá-los.
Bobby é filho de um megaempresário e assume a empresa após a morte do pai. Imitando a vida real, isso pode ser uma péssima ideia, já que o playboy não faz ideia de como gerenciar o negócio e deixa todo mundo irritadíssimo com o combo incompetência + arrogância que ninguém aguenta, né?

Fechar