16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas


Share via

Em todo o mundo, os jogos de tabuleiro, desde os mais antigos aos mais atuais, exercem uma função de entreter os jogadores e levá-los a tentar conquistar um único objetivo: vencer a partida e derrotar seus adversários.

Muitos desses jogos possuem como pilar a estratégia, outros a sorte e alguns mesclam sorte e estratégia em partidas emocionantes e intensamente disputadas.

Jogos de tabuleiro para famílias e amigos

1 – Palavras Cruzadas (Scrabble)

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 2

Você e seus amigos são peritos das palavras? Então Palavras Cruzadas é o jogo ideal para você. Prepare o dicionário porque alguém com certeza vai tentar usar palavras que não existem…

2 – Ticket to Ride

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 3

Ticket to Ride é um jogo bastante dinâmico e desafiador, ótimo para ser jogado com a família ou um grupo de amigos. Dividido por rodadas, com cada jogador tendo um turno, o objetivo é utilizar seus recursos para construir a maior linha de trens do mapa e completar objetivos (como “ligar Seattle e New York”, na versão com o mapa dos Estados Unidos).

O desafio é conseguir fazer isso, apesar dos outros jogadores, pois as possibilidades de construção de linhas são limitadas, o que torna o jogo bastante estratégico, mesmo contando com regras simples.

É um dos meus jogos favoritos para jogar com amigos e existe até mesmo uma versão oficial do jogo para celular, tamanho o seu sucesso.

3 – Spyfall

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 4

“‘Spyfall’ oferece aos jogadores a oportunidade de entrar na pele tanto de um espião, que está perto de ter sua identidade exposta, como do agente especial que está na cola do espião. Blefes, suspeitas, perguntas investigativas e respostas inteligentes fazem parte do jogo. ‘Spyfall’ é um jogo único, baseado em conversação.

Os jogadores têm poucos minutos para identificar o espião em um dos diferentes locais – um hotel, um supermercado, um submarino e assim por diante. Observação, concentração, indiferença e astúcia – você precisará de tudo isto para vencer.”

4 – Dixit

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 5

Dixit é um jogo que sabe trabalhar muito bem a imaginação, o abstrato e a capacidade de conectar símbolos com significados. Seu pacote básico é para até 6 jogadores, mas com as expansões, esse número cresce bastante, podendo abranger até 12 jogadores ao mesmo tempo.

A cada turno, o narrador da vez escolhe (em segredo) uma carta das 6 cartas de sua mão e diz uma frase sobre ela (pode ser uma única palavra ou até mesmo um poema). Os outros jogadores também escolhem uma carta de sua mão que combine com a frase do narrador, sem revelá-las para os outros participantes. No final do turno, todas as cartas são embaralhadas e então reveladas.

Agora os jogadores precisam votar na carta que eles acreditam ser a correta (aquela escolhida pelo narrador da vez). Cada jogador que votar na carta certa ganha um ponto, enquanto o narrador, se tiver pelo menos um voto, ganha 3. Mas com um cuidado: se todos os jogadores ou nenhum acertarem a carta correta, o narrador não ganha nenhum ponto e os jogadores ganham 2 cada!

É um ótimo jogo para sair do padrão, além de ser extremamente divertido ver como cada pessoa relaciona as cartas com as frases apresentadas e, por isso, concorreu a vários prêmios de melhores jogos de tabuleiro.

5 – Karuba

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 6

Simples, divertido e extremamente dinâmico, Karuba é um dos jogos mais legais que joguei em grupos pequenos. No jogo, cada participante tem um mapa com coordenadas e espaços em brancos, além de um conjunto de fichas com pedaços de caminhos.

As fichas são sorteadas (a mesma para todos os jogadores) e pode conter uma reta, uma curva, uma encruzilhada etc. Cada jogador deve montar um caminho que ligue os exploradores até seus templos usando as peças que forem saindo.

Apesar de ser simples, pode ter certeza de que não é tão fácil assim chegar aonde você precisa, pois nunca se sabe qual peça irá sair em seguida! É muito legal também ver como os jogadores criam caminhos diferentes, com o mesmo mapa.

6 – Código Secreto

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 7

Um jogo em grupo, com dois times diferentes, espiões, códigos secretos e muita criatividade e atenção. Neste jogo, duas equipes competem para ver quem consegue identificar todos os códigos escondidos no “tabuleiro” primeiro. O tabuleiro é um conjunto de diferentes cartas com palavras escritas e o espião de cada grupo precisa passar códigos para seu time sem falar a palavra exata que está escrita na carta.

Por exemplo, se o espião quer indicar a carta em que está escrito “cachorro”, ele pode falar “animal”, “amigo”, “quadrúpede”, mas não pode usar sinônimos ou palavras diretas, como “cão” ou “latido”.

Mas cuidado: o seu time pode acabar escolhendo a carta errada e dando pontos para o adversário!

7 – Coup

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 8

Outro jogo de blefe, mas com uma dinâmica bem diferente de The Resistance. Neste título, cada jogador recebe duas cartas, cada uma com um personagem, dentro das cinco opções disponíveis (Capitão, Duquesa, Duque, Assassino e Embaixador), sendo que os personagens podem se repetir. Cada personagem possui habilidades próprias.

Cada jogador, em seu turno, pode comprar moedas da mesa ou usar suas habilidades ou, ainda, blefar, dizendo que tem uma habilidade que na verdade não tem (pois as cartas de personagem ficam em segredo). Com 7 moedas, você pode eliminar outro jogador, mas os outros participantes também podem duvidar do seu blefe, o que leva a um blefe do blefe. Se o jogador não conseguir provar seu blefe, ele tem um personagem eliminado e assim segue o jogo até restar apenas um participante.

8 – Carcassonne

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 9

Este jogo alemão dos anos 2000 é um dos meus favoritos quando se trata de estratégia. Sua montagem e suas regras são bastante simples, mas a quantidade de reviravoltas que pode acontecer é impressionante. O jogo faz tanto sucesso mundialmente que ganhou até mesmo um aplicativo oficial para você jogar online com outros jogadores.

Na sua vez, cada jogador coloca uma peça modular em jogo, um pedaço de mapa que pode conter estrada, castelo e campo em diferentes combinações, fazendo crescer o mapa. Ao adicionar uma peça, o jogador pode optar por colocar um meeple (bonequinho) na peça, para controlar áreas, que podem ser cidade (Cavaleiro), estrada (Ladrão), mosteiro (Monge) ou campos (Fazendeiros) para ganhar pontos. Mas é importante tomar cuidado, já que a quantidade de meeples para se colocar no jogo é limitada.

O jogo ganhou inúmeros prêmios desde de seu lançamento e existe até mesmo um campeonato mundial, em Essen, na Alemanha, para prestigiar o melhor jogador de Carcassonne do mundo.

9 – Pandemic

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 10

Neste jogo colaborativo, os jogadores devem se unir para evitar que uma pandemia de doenças se alastrem pelo globo. Como especialistas de diversas áreas, de médico a engenheiro, os jogadores precisam se mover pelo mapa usando suas habilidades para contar o avanço de cada doença, tratando populações infectadas, construindo estações de pesquisa ou trabalhando para encontrar a cura.

Por ser um jogo colaborativo, é importante que os jogadores se comuniquem para construir sua estratégia pois se uma ou duas doenças se espalhar demais, é fim de jogo para todos!

10 – Wonders

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 11

Represente uma das Sete Maravilhas do Mundo em 7 Wonders e realize suas construções em um jogo onde todos compartilham cartas com quem está na mesa, em um sistema conhecido como “draft”. Ao final, vence quem somar mais pontos com o que conseguiu construir, mas a tarefa não será fácil e o dilema sobre qual carta escolher vai te consumir um pouquinho.

11 – Zombicide

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 12

Quase um “clássico moderno”, Zombicide foi um dos games que reinaugurou a febre de jogos com miniaturas detalhadas e bem produzidas. O game é cooperativo, ainda que algumas versões tenham modo competitivo.

O objetivo é simples: trabalhar com seus amigos para realizar missões em um mapa único e repleto de zumbis. É possível entrar em combate direto com as criaturas, mas isso não significa que a tarefa será fácil!

12 – Puerto Rico

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 13

m Puerto Rico você tem a missão de assumir o papel de colonizadores e governadores da ilha de mesmo nome. O objetivo é somar pontos ao criar e administrar recursos, enviando-os para a terra-mãe, a Europa.

É outro game tradicional e nada recente, mas que evoluiu muito bem com o passar dos anos. Também parece um pouco mais denso do que realmente é, mas tem sistemas inovadores e que até hoje servem de inspiração para outros.

13 – Rummikub

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 14

“‘Rummikub’, um dos jogos mais vendidos em todo o mundo, requer estratégia e atenção e pode ser jogado por toda a família. Cada participante recebe 14 pedras e precisa ser o primeiro a baixar todas elas sobre a mesa, e todos compartilham as séries ou as sequências numéricas formadas.”

14 – Master

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 15

“Chegou a hora de encarar o primeiro jogo de perguntas e respostas lançado no Brasil! São mais de 2000 perguntas divididas em seis categorias: artes, ciências e tecnologia, entretenimento, esportes, geografia e história.

Antes de responder a cada pergunta, você deve apostar a quantidade de pontos que deseja andar no tabuleiro se acertar. Tem certeza de que sabe a resposta? Então aposte alto! Está na dúvida? Pense bem o quanto vale a pena arriscar!

As perguntas foram desenvolvidas com o cuidado de abordar os mais diferentes assuntos, modernos e históricos, com níveis de dificuldade bem balanceados. Não há nada melhor do que testar os seus conhecimentos.”

15 – Banco Imobiliário

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 16

“Agora, o jogo ‘Banco Imobiliário’ permite que você viaje o mundo comprando propriedades e conhecendo novos lugares.”

16 – Battle For Rokugan

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas 17

“Escolha seu clã e lute pelo controle de Rokugan, uma terra cheia de espíritos, beleza e conflito. Em ‘Battle for Rokugan’, você e seus amigos assumem o papel de um líder sábio e poderoso que luta por honra e territórios em nome de seu clã. Posicione suas forças secretamente e mantenha seus planos escondidos de seus oponentes.

Cada líder tem habilidades e forças específicas de seu clã e podem convocar leais samurais, ágeis batedores, ou sacerdotes e seus feitiços para reforçarem suas estratégias. Força, astúcia e sabedoria pavimentam o caminho para o sucesso.”


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
Send this to a friend