10 Benefícios da Romã para a sua saúde


Share via

Embora muito conhecida e com muitas propriedades para a saúde, a romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da romã, para que serve exatamente. Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá.

Os benefícios da romã à saúde são inúmeros e conhecidos ha milênios pelas populações do oriente médio, de onde a planta é originária. No Egito, foram encontradas romãs em tumbas de faraós e acredita-se que os descendentes a colocavam para garantir ao morto a esperança de uma nova vida, tamanha era a sua crença na relação da romã com a saúde das pessoas.

Na América do norte, o suco de romã é bastante popular e pode ser comprado em supermercados. Estudos recentes da UCLA – Universidade da Califórnia mostraram que o suco de romã tem mais antioxidantes que uva, mirtilo, suco de laranja e até mesmo mais que o chá verde e o vinho.

A romã chegou ao Brasil através dos portugueses e foi adotada popularmente no tratamento da diarreia e inflamações na garganta. Com o passar dos anos, uma nova gama de benefícios da romã passou a ser conhecida através de novos estudos, confirmando as qualidades já apontadas por cientistas internacionais. Hoje sabemos que além de melhorar a saúde e evitar muitas doenças, a romã também pode ser usada em dietas para perda de peso devido a sua baixa concentração de calorias, na reconstituição muscular dos atletas e para manter a beleza da pele e dos cabelos.

Benefícios da romã para a sua saúde

10 Benefícios da Romã para a sua saúde

1. Ter bom desempenho e resistência

Você sabia que a romã é um ótimo potencializador natural de desempenho esportivo? Isso mesmo, muitos atletas profissionais consomem esse tipo de fruta para ter um bom desempenho nos treinos.

Além disso, o suco dessa fruta tem o poder de auxiliar na diminuição das dores e no melhoramento da recuperação da força, diminuindo assim o dano causado pela atividade repetitiva.

2. Tratar a diabete

Como poucas pessoas sabem, a romã é uma excelente e tradicional fruta usada com medicamento natural para tratar a diabetes ao redor do mundo.

Apesar de muito ainda ser estudado para comprovar de fato esse tipo de benefícios, a romã ajuda muitas pessoas na redução da resistência a insulina, consequentemente, auxiliando na diminuição do açúcar.

3. Melhorar a memória desempenho sexual

Consumir diariamente o suco da romã pode melhorar a capacidade de aprender e reter informações na memória.

Com a alta concentração de antioxidantes na composição da romã, é possível melhorar a capacidade de impactar o estresse oxidativo, assim, potencializado a fertilidade e melhorando o desempenho sexual.

4. Melhorar a saúde do coração

Consumir com moderação esse tipo de fruta diariamente pode auxiliar na diminuição da pressão arterial, consequentemente, melhorando a saúde do coração.

5. Antiviral

Entre as várias vitaminas e nutrientes que estimulam o nosso sistema imunológico, a romã tem o poder de prevenir doenças e com bater infecções no corpo.

6. Tratar artrite

Assim como o suco da fruta, o consumo da romã é um ótimo aliado para bloquear a inflamação que contribui para:

  • Os danos na cartilagem;
  • Os osteoartrite.

Portanto, o suco da fruta é ótimo medicamente natural para tratar artrite e inflamações das articulações.

7. Melhorar a digestão

A romã sozinha pode diminuir a inflamação no intestino, assim como melhorar a digestão. Além disso, os benefícios para a saúde dos seres humanos para as doenças inflamatórias intestinais são as mais requisitadas.

8. Anti-inflamatório natural

A romã é um poderoso e natural anti-inflamatório por causa da sua alta concentração de antioxidantes na sua composição.

Com isso, esse tipo de fruta tem o poder de auxiliar na inflamação em todo o corpo, assim, prevenindo oxidativos e danos.

9. Prevenir câncer

Esse tipo de fruta fez bastante sucesso quando os pesquisadores descobriram que a fruta tem o poder de auxiliar no crescimento de células cancerígenas.

Apesar das várias pesquisas sobre o efeito e os benefícios da fruta para o câncer, os resultados ainda são preliminares, por isso, consulte um médico antes de buscar um tratamento.

10. Combater Alzheimer

Muitas pessoas acreditam que os antioxidantes presentes na romã tem o poder de concentração para paralisar o progresso da doença de Alzheimer, assim como melhorar o desempenho do cérebro em reter informações a longo prazo.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend