10 melhores chás para tratar a gripe e sintomas da resfriado


Share via

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para diminuir os sintomas da gripe, tanto comum, assim como outras mais específicas onde se inclui a H1N1, são: tomar o chá de limão, equinácea, alho, tília ou sabugueiro, porque estas plantas medicinais possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os sintomas típicos e melhorar o desconforto.

Além disso, outras medidas caseiras, como colocar uma bolsa de água quente em cima dos músculos doloridos, assim como tomar um banho com água fria para diminuir a febre, também podem ser utilizadas.

Embora a maior parte dos casos de gripe melhorem sem um tratamento específico, é sempre importante consultar um clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. Nenhum dos chás indicados deve substituir a opinião do médico ou os remédios receitados.

É muito comum encontrar pessoas que usam dos chás para aliviar dores no corpo, tratar doenças e até mesmo prevenir esses tipos de problemas.

Confira a seguir ótimas opções de chás naturais para ajudar você no tratamento de sintomas da gripe e resfriado. Aproveite!

10 melhores chás para tratar a gripe e sintomas da resfriado 2

1. Chá de Hortelã

Além de ser um ingrediente delicioso, forte e fresco, o chá de hortelã não só é rápido, simples e fácil de fazer, como é fácil de cultivar em casa.

O mentol contido em sua composição é um excelente descongestionante natural para aliviar tosse e outros sintomas da gripe e resfriado.

Aliás, o chá de hortelã é bastante recomendado para ajudar a soltar e expelir o muco dos pulmões, fazendo assim com que as pessoas respirem com mais facilidade, isso não é maravilhoso?

2. Chá de Musgo-da-Islândia

Você pode até não conhecer esse tipo de chá, mas ele é um dos melhores chás para aliviar dores na garganta.

Primeiramente, você precisa saber que a infusão do chá é amarga, porém, é bastante eficaz para tratar qualquer problema relacionado a gripes e resfriados.

A dor de garganta é um dos primeiros sinais de um resfriado comum, é por causa desse ponto que o chá de Musgo-da-Islândia é um fundamental remédio para tratar doenças desse tipo.

Além disso, o chá de musgo-da-islândia contém mucilagem capaz de aliviar dores na garganta, assim, oferecendo um alívio instantâneo.

3. Chá de Goiaba

Assim como a fruta, o chá de goiaba é um ótimo aliado na prevenção do crescimento da gripe e do resfriado e todos os seus sintomas.

Esse tipo de chá pode ser muito útil para inibir tipos de vírus que infecionam o corpo, assim, ajudando na prevenção da disseminação da gripe e de epidemias.

4. Chá de Rooibos

Um dos melhores benefícios do chá de rooibos é graças as suas substâncias que a compõem, como, por exemplo, antioxidantes, anti-inflamatório e antiviral.

Dentre outros grandes benefícios desse tipo de bebida, muitos estudos já comprovaram que esse tipo de chá pode auxiliar na inibição dos vírus da gripo de tipo A e B.

Além disso, o chá tem um excelente sabor doce e terroso que combinado é bastante atraente ao paladar.

Portanto, se você procura um chá natural para combater os sintomas da gripe e resfriados, o chá de rooibos é uma ótima escolha.

5. Chá Verde

Esse tipo de chá tem a capacidade de estimular o seu sistema imunológico, assim como também auxiliar a manter a gripe e o resfriado sob controle.

O chá-verde é muito usado para tratar doenças relacionado a resfriado por causa das catequinas e da teanina contidas em sua composição, assim, sendo um ótimo remédio natural para prevenção de gripes.

Portanto, para você conseguir se beneficiar com o chá-verde, uma xícara apenas não pode ser o suficiente. Mas, cuidado, tome com moderação.

6. Chá de Sabugueiro

Você sabia que o sabugueiro é uma excelente planta com flores utilizado para fazer deliciosos xaropes de frutas? Esses xaropes são ótimos para a saúde.

Além de ser um excelente ingrediente para fabricação de xaropes, o seu chá é muito recomenda para tratar os sintomas do resfriado e gripe.

7. Chá de Equinácea

Você já ouviu falar na equinácea e de seus benefícios para a saúde?

Esse ingrediente é uma excelente escolha para quem deseja tratar infecções do trato respiratório superior – infecções essas que causa resfriados e gripes.

O chá de equinácea é bastante popular com remédio caseiro e natural para o tratamento de tosse e outros tipos de sintomas da gripe e resfriado.

É importante você saber que os estágios iniciais da infecção que causa gripe e resfriado podem ser combatidos fortalecendo o seu sistema imunológico.

Várias pesquisas já comprovaram que as bebidas quentes com a equinácea podem ser adaptadas para tratamentos.

8. Chá de Raiz de Alcaçuz

Muitos estudos já mostraram que a própria raiz de alcaçuz é um excelente auxiliador no combate aos vírus da gripe – inclusive a gripe aviária.

Você sabia que existem os vírus do tipo A e B? Esses vírus são bastante conhecidos por causar infecções, assim, podendo representar um grande perigo epidêmico.

O chá de raiz de alcaçuz é um ótimo remédio natural para o tratamento da gripe.

9. Chá de Camomila

Uma das grandes vantagens da camomila para aliviar sintomas da gripe e resfriado é que você pode usar ela de duas formas, são elas:

  • Infusão (chá quente);
  • Inalação (vapor quente com extrato de camomila).

Essas duas formas são bastante úteis no tratamento de resfriados e gripes, assim como aliviar problemas respiratórios consequentes dessas doenças.

Várias pesquisas já mostraram que o chá de camomila tem ótimas propriedades antibacterianas que auxiliam no tratamento de infecções ligados ao resfriado comum.

10. Chá de Gengibre

Por muito tempo o gengibre é usado como um ingrediente para fazer remédio caseiro e natural para tratar muitos problemas de saúde, inclusive resfriados e gripes.

Adicionado ao limão e ao mel, o chá de gengibre se torna uma bebida rica em antioxidantes benéficas para a qualidade de vida.

O chá de gengibre é muito bom para ajudar no alívio de sintomas, assim, fornecendo muito proteção contra vírus da gripe e do resfriado.

Para ajudar ainda mais na sua recuperação, você pode preparar o chá de gengibre ferventando o gengibre fresco e adicionar limão e mel.

Após somados os ingredientes em água quente, deixe a mistura esfriar por alguns minitos.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend