15 benefícios da banana que você precisa conhecer urgente


Share via

A banana é uma fruta tropical rica em carboidratos, vitaminas e minerais que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como garantir energia, aumentar a sensação de saciedade e de bem estar.

Essa fruta é muito versátil, podendo ser consumida madura ou verde, e cujas propriedades podem variar, principalmente a nível digestivo. Essa fruta pode também ser consumida crua ou cozida, inteira ou amassada e utilizada na preparação de pratos doces ou em saladas.

O consumo regular de banana poderia trazer diversos benefícios para a saúde, confira a seguir uma excelente seleção de benefícios da banana para o ser humano.

15 benefícios da banana que você precisa conhecer urgente

1. Fonte de energia natural

Na verdade, existem uma razão pela qual as pessoas que praticam esportes intensos gostam de consumir bananas antes do treino.

Isso acontece porque as bananas contêm uma rica fonte de açúcar natural fácil de diferir e fornecer uma grande quantidade de energia.

2. Aumentar a saciedade

A banana é muito usado por pessoas quem querem comer pouco e não passar muita fome. Esse tipo de fruta é um ótimo aliado para quem busca alimentos saudável e ricos em vitaminas.

Antes de chegar no período de amadurecimento, esse tipo de fruta contém uma grande fonte de amigo resistente, que, como o próprio nome já diz, resiste ao processo de digestão e saciedade.

A verdade é que com a banana você não vai passar tanta fome na dieta para perder peso e ficar mais saudável.

Uma curiosidade que muitas pessoas não devem saber, mas a banana tem o poder de alimentar bactérias intestinais saudáveis, assim, suprindo o apetite da pessoa.

São várias as pessoas que adicionam a banana na dieta para que o período de emagrecimento seja seguro e saudável.

Portanto, se você está buscando um alimento para levar a uma oxidação de gorduras mais eficientes no corpo, a banana é uma excelente escolha.

3. Ajudar na desintoxicação do corpo

Por ser uma fruta rica em pectina, a banana é um excelente detox totalmente natural para ajudar na desintoxicação do corpo.

4. Combater doenças

Mesmo que as bananas que encontramos para comprar e consumir não tenham alguns tipos de vitaminas bons para a nossa saúde, elas ainda têm o poder de auxiliar no alívio da deficiência essas vitaminas, como, por exemplo, a Vitamina A.

5. Auxiliar na queima de gordura no corpo

A banana contém colina, um tipo de Vitamina B destruidora de gordura que trabalha diretamente nos genes que causam o armazenamento de gordura no corpo, principalmente no abdômen.

6. Melhorar os movimentos intestinais

A banana sozinha tem o poder de apoiar o melhoramento do intestino regularmente. A verdade é que se uma pessoa tem filhos, a banana é uma ótima fruta para ajudar as crianças na normalização do intestino.

Com apenas uma pequena quantidade de banana, a pessoa pode auxiliar melhor a saúde do sistema digestivo e intestinal – fazendo com que as fezes passem mais facilmente.

7. Melhorar a saúde dos ossos

Embora esse tipo de fruta bastante popular não contenha em sua composição natural uma quantidade considerável de cálcio, ainda assim a banana é um excelente aliado para quem busca melhorar a saúde dos ossos.

A verdade é que menos de um porcento da ingestão de uma pessoa diariamente recomendada. Com isso, as bananas têm o poder de promover a absorção de cálcio com o auxílio dos vários componentes naturais.

8. Melhorar a saúde dos olhos

As bananas contêm outros nutrientes como Vitamina E e luteína, ambos saudáveis para a saúde dos olhos. Além disso, a luteína é um tipo de nutriente com o poder de ajudar a diminuir o risco de degeneração macular.

9. Melhorar o humor

Já percebeu que as bananas parecem com sorrisos? A sua aparência faz jus as suas propriedades medicinais, pois elas têm o poder de promover Vitamina B9 que aumentar nosso humor.

O folato presente na composição da fruta tem a capacidade de combater a depressão e os seus sintomas.

10. Construir massa muscular magra

Se depois de uma atividade física intensa, uma pessoa pode sentir que os músculos trabalhados no exercício estão doloridos.

Pode acontecer também no pós treino que os músculos não estão crescendo rápido o suficiente. Se uma dessas situações está acontecendo, essa pessoa pode não estar recebendo magnésio suficiente em sua dieta.

Com isso, uma rica fonte de magnésio, como, por exemplo, as bananas, pode ajudar na contração e relaxamento muscular.

11. Ajudar os músculos se recuperarem mais rápido

A verdade é que muitas pessoas sabem que as bananas são excelentes fontes de potássio, assim, se tornando uma opção de fruta para quem deseja se recuperar de um treino rapidamente.

12. Desinchar o corpo

A área da barriga inchada faz com que até mesmo o sonhado “tanquinho” mais fortalecido pareça que acabou de engolir um animal grande.

São várias as pessoas que usam da banana para lutar contra a retenção de gás e água com bananas.

13. Reduzir os sentimentos de estresse e ansiedade

Além da Vitamina B9, a banana também tem triptofano presente na sua composição, substância essa que tem o poder de ser um antidepressivo natural.

Além disso, a banana pode tratar:

  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Problemas de humor;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Agitação;
  • Raiva;
  • Agressividade.

14. Regular os níveis de pressão arterial

A combinação de uma ingestão de baixo teor de sódio com a alta taxa de potássio está associada aos níveis mais baixos de pressão arterial.

Assim como menor frequência de acidente vascular cerebral em indivíduos e populações. Isso só é possível porque a banana tem o poder de regular os níveis de pressão arterial.

15. Melhorar a qualidade do sono durante a noite

Isso só é possível por causa do triptofano presente na banana.

Esse tipo de substância encontrado também na banana é um precursor da melatonina, conseguindo assim promover o relaxamento e ajuda a regular o sono.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend