15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas


Share via

Você é capaz de “ler” uma pessoa? Sabe se, em uma conversa, seu interlocutor está tentando tirar alguma informação sua ou te intimidar? É capaz de identificar alguém que está te seguindo? Ou ainda fazer valer sua opinião em uma discussão? Bem, sabemos que interpretar o que os outros estão nos dizendo com o corpo é uma vantagem na maioria das situações.

No Tediado reunimos dicas incríveis para ajudá-lo a “entender” a atmosfera melhor do que qualquer outra pessoa e escapar do constrangimento da maneira mais elegante possível.

01 – Se seu interlocutor estiver falando demais

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 2

Como não há uma maneira realmente educada de dizer para as pessoas ficarem caladas, você pode tentar o seguinte truque para interromper a conversa: basta soltar o que tiver na mão — exceto, talvez, o celular -, ou derrubar algo “sem querer”. Isso fará chamará a atenção de seu interlocutor, fazendo com que se sinta desconfortável, o que provavelmente fará com que pare de falar.

02 – Se você se sentir nervoso

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 3

Quando você está comendo, seu cérebro imagina que está tudo bem. Afinal, você está com tempo para se alimentar. Por isso, mascar chiclete é uma forma de enganar seu cérebro e induzi-lo a um estado de relaxamento. Você pode usar esse truque durante uma conversa tensa, antes de entrevistas ou até durante momentos estressantes.

03 – Se tiver clientes irritados

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 4

É sempre difícil lidar com um cliente irritado. Por isso, um truque simples para quem tem lojas, por exemplo, é colocar espelhos atrás e ao redor do balcão, para que as pessoas possam se ver durante a discussão. Não gostamos de nos enxergar dessa maneira, porque também não gostamos de pessoas raivosas. Então, isso ajudará a acalmá-las, criando um espaço para uma conversa sensata.

04 – Se quer se livrar daquela música “grudada” na cabeça

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 5

Pode ser um jingle de comercial, uma música das paradas de sucesso ou até uma canção que você ama. Essas melodias encontram o caminho para “grudar” no cérebro e, sem perceber, você começa a cantarolar e passa a “ouvi-las” em sua cabeça o tempo inteiro. Tente terminar a canção, pois seu cérebro vai pensar que a música acabou e você conseguirá tirá-la da cabeça.

05 – Quando tem pela frente uma negociação difícil

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 6

Quando precisa negociar com alguém, especialmente para fins comerciais, este truque será útil. Coloque-se ao lado da pessoa em vez de se sentar de frente. Isso fará com que ela sinta que vocês estão do mesmo lado — inclusive do ponto de vista das opiniões. Além disso, é estranho ficar bravo ou gritar com alguém que está fisicamente tão próximo.

06 – Quando cometer uma gafe ou estiver em um ambiente constrangedor

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 7

Às vezes, o melhor a fazer é reconhecer o constrangimento vivido em uma situação. Se estiver em um novo grupo de pessoas, pode quebrar o gelo dizendo o que achou estranho. Usar o humor também ajudará. Por exemplo, fazer uma piada sobre o silêncio na sala ou admitir o quanto seu erro cometido ao falar foi engraçado.

07 – Na hora de comprar bebidas

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 8

Se você quer que as pessoas tomem um determinado tipo de bebida (ou bebidas de uma determinada marca), tenha em mente que geralmente seguimos o padrão de comportamento de quem inicia um determinado processo. Se você for o primeiro aa pedir bebida e optar por um vinho tinto, por exemplo, é bem provável que os demais integrantes do grupo façam o mesmo. Além disso, tendo sido o primeiro, pode ser que você não tenha de comprar mais.

08 – Se for novo em um grupo

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 9

Ao entrar em um novo grupo, é normal não ter certeza do que os outros pensam ao seu respeito. No entanto, você pode descobrir isso, prestando atenção à linguagem corporal. Se estiverem interessados ​​em você, os pés apontarão para sua direção, em vez de apenas a cabeça. Isso funciona tanto para descobrir uma paquera quanto para reuniões sociais.

09 – Se estiver em uma discussão

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 10

Mesmo que alguém esteja gritando com você, mantenha a calma e fale baixinho para expressar sua opinião. Quando sentir que a outra pessoa não está respondendo e falando alto, espere e mantenha a voz tranquila. Depois de um tempo, sua abordagem provavelmente influenciará a outra pessoa, que vai parar de gritar.

10 – Se não conseguir a resposta que deseja

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 11

Muita gente tende a se enrolar com respostas que, para elas, são complicadas ou irritantes. E é possível que, nessas situações, seu interlocutor demore para ir ao ponto. Mas não deixe que o silêncio o faça desistir. Fique em silêncio, olhe a pessoa nos olhos e deixe que continue falando. Você acabará recebendo sua resposta.

11 – Se estiver indo a um primeiro encontro

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 12

Os primeiros encontros podem ser estranhos se você não tiver um plano para lidar com eles. Para evitar esse tipo de situação, vá com a pessoa a um evento ou a um “programa emocionante”. O tipo de atividade que você irá escolher deve depender, claro, da preferência pessoal do outro. O fato é que a pessoa associará a emoção a você e sentirá que está curtindo passar um tempo ao seu lado.

12 – Se deseja pressionar alguém durante uma conversa

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 13

Você pode pegar alguém mentindo ou enrolando ao falar sobre um assunto para evitar confronto. Se precisa que a pessoa confesse algo ou compartilhe mais informações, levante as sobrancelhas, mantendo contato visual para aumentar a pressão. Isso fará com que se sinta mais fraca psicologicamente e conte a verdade.

13 – Se você sente que está sendo vigiado

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 14

Se você está se sentindo vigiado ou nota que está sendo seguido, faça um teste simples: boceje! Verifique a reação dos outros. Se uma pessoa estiver te observando, também vai bocejar.

14 – Se está tendo problemas para convencer seus filhos a fazerem algo

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 15

Não pergunte às crianças se querem fazer alguma coisa. Apenas dê a elas opções de escolha, sem criar muita confusão. Por exemplo, se quiser que comam brócolis, tente perguntar se querem 2 ou 3 porções. Embora possam resistir, é provável que tomem uma decisão “adulta” e se sintam responsáveis no final.

15 – Se quiser intimidar alguém

15 dicas incríveis de psicológicos para evitar situações chatas 16
Fugir de uma briga de uma maneira inteligente é quase sempre melhor do que entrar em conflito. Se alguém está sendo provocado, use o poder do contato visual. Olhe nos olhos, mantenha-se firme e movimente o olhar, seguindo até os pés da pessoa e volte novamente a olhar para seus olhos. Então, desvie o olhar. Isso transmitirá ao outro a mensagem de que o avaliou e que acredita que não se trata de uma ameaça a você.

Você tem seus próprios truques? Compartilhe com a comunidade nos comentários!


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend