15 dicas para perder a vergonha e timidez


Share via

Só quem é uma pessoa tímida sabe a dificuldade que é expressar as próprias ideias em público ou até mesmo em relacionamentos. O medo do constrangimento e do julgamento alheio pode fazer com que as interações sociais se tornem um grande sacrifício, o que prejudica a vida profissional e pessoal.

Mas, calma! Perder a timidez não é uma tarefa impossível e pode ser mais libertador do que você pensa. Afinal, a comunicação é o que move o mundo e aprender a desenvolver essa habilidade vai fazer muita diferença. É por isso que vamos indicar agora quatro maneiras de vencer a timidez.

O importante é você dar os primeiros passos para superar essa vergonha e aplicar algumas dicas para tornar mais confiante. Confira a seguir essas dicas:

15 dicas para perder a vergonha e timidez

1. Não tente agradar a todo mundo

É impossível fazer com que todos gostem de você, nem mesmo sendo uma celebridade extremamente carismática. Quem é tímido valoriza demais as opiniões alheias e tenta agradar a todos para conseguir se enturmar. Mas sempre vão existir pessoas com opiniões diferentes sobre você.

Por isso, mesmo que alguém diga algo desagradável, outra pessoa poderá ter uma opinião favorável e assim por diante. Perder a timidez não é tentar se entrosar com todo mundo. Em vez disso, busque a amizade de quem lhe faz bem.

2. Não desanime nos dias ruins

É importante você lembrar de que um momento ruim na vida não significa um dia ruim para sempre.

Não pense assim, especialmente quando uma pessoa passa muito tempo dentro de sua própria paranoia de que tudo só dará errado a partir de agora.

As pessoas tímida tendem a agirem dessa forma, pesando que um momento ruim vai estragar todo o resto do dia.

Na vida, é fácil distorcer as experiências, pensar que a timidez vai estragar tudo por inteiro. Não seja uma pessoa assim e acredite que dias melhores virão, esse dia pode ser hoje.

3. Desligue-se um pouco da sua imaginação

As pessoas com problemas de timidez muitas vezes sentem-se desaprovadas ou rejeitadas mesmo quando não existem os obstáculos sociais.

Provavelmente as pessoas gostam de você muito mais do que você acredite e é como pessoa. Deixe de lado suas imaginações e autojulgamentos e viva uma vida mais leve.

4. Enfrente os seus demônios

Muitas vezes na vida quando estamos com medo, a melhor coisa a se fazer é enfrentar as adversidades da vida e seguir.

Se você está com medo de alguma coisa, apenas olhe para baixo e incline-se para o problema com ar de superioridade. Olhe para o problema de cima.

5. Dê um nome o seu problema

Você pode fazer isso listando todas as suas preocupações e momentos embaraçosos. Comece dando nome as seus problemas, planeje como vai eliminar cada um deles e seguir com a vida.

Sofrer com vergonha e timidez não deve impedir você de ter sucesso na vida. Experimente cada ferramenta disponível em você para encaixar na sua realidade.

6. Não conte

Não cultive a necessidade em seu coração em falar para as pessoas que você é uma pessoa tímida. Não há necessidade nenhuma de anunciar uma coisa dessa.

Quem está perto de você já sabe é uma pessoa tímida e tem vergonha de interação social. As outras pessoas podem nem ter a oportunidade de perceber isso em você, por isso, não fale.

7. Mantenha o seu coração leve

Se alguma pessoa mencionar ou maldisser da sua vergonha e timidez, mantenha o seu tom casual e cultive a calma no seu coração.

Caso o assunto se torne uma discussão, evite ao máximo confusão em relação ao seu jeito de ser, pois isso não levará você a lugar nenhum. Em vez disso, fale sobre sua leveza no coração ao enxergar as maravilhas do mundo.

8. Fale com o espelho

Sobre nenhum assunto específico, é só parar em frente ao espelho e começar a expressar em voz alta os pensamentos aleatórios que te ocorrerem. Sem perceber, você estará se tornando uma pessoa com mais desenvoltura na hora de se expressar.

9. Se necessário, altere o seu tom

Se você encanhar-se quando estiver desconfortável com alguma situação, não confunda esse comportamento com a timidez. É fundamental você deixar esse sentimento fluir por conta própria.

Mude o seu tom de enxergar as situações e não permita de momentos com esses apague a sua essência.

10. Não permita que as pessoas rotulem você

Primeiramente, não se rotule como uma pessoa tímida e sem manejo social – isso em qualquer área de sua vida.

Você precisa se definir como uma pessoa única no mundo, não um único traço na existência. Você é especial por vários muitos na vida, então, acredite mais em você.

11. Pare de se autossabotar na vida

A verdade é que na vida nós somos realmente os nossos piores inimigos. A timidez quando não tratada de forma adequada, é fácil esse comportamento se tornar uma grande inimiga do sucesso.

Por isso, não permita que seu crítico interior o coloque em uma situação desvantajosa na vida. É fundamental você analisar bem o poder dessa voz, logo após, desative quanto antes.

12. Conheça bem os seus pontos fortes

Para que você cure esse seu lado vergonhoso e tímido, comece fazendo uma lista de todas as suas qualidades positivas para você conhecer melhor o seu lado forte.

Além disso, para ajudar você nessa empreitada, chame um amigo ou familiar para auxiliar nos tópicos da lista que precisa.

Depois que a lista ficar pronta, você pode ler ou recitar os seus pontos fortes em momentos de insegurança. Deixe esses pontos fortes lembrarem para você o quanto é valioso e tem habilidades

13. Saiba escolher relacionamentos com cuidado

Geralmente as pessoas tímidas tendem a terem menos amigos verdadeiros, porém, os que têm são profundos e confiáveis.

Isso significa que a sua escolha de amigo é ainda mais importante no processo de vencer a timidez.

14. Evite provocações e intimidações

A verdade é que existirão sempre pessoas que estarão dispostas a serem cruéis e sarcásticas com o seu jeito de ser. Infelizmente, para muitas pessoas a sua timidez será uma piada.

São várias as pessoas que simplesmente não compreendem o que é apropriado ao se relacionar com as vulnerabilidades dos outros.

Para que isso não afete o seu crescimento pessoal e a força de querer mudar, afaste desses tipos de pessoas, uma distância saudável será fundamental para o seu crescimento.

15. Aprenda a observar com atenção as coisas ao seu redor

A grande partes das pessoas é dura consigo mesmo quando o assunto é sentimentos. Para driblar esse problema, é fundamental criar hábitos para enxergar melhor as pessoas. Mas para quê isso?

Com essa habilidade você descobrirá que as outras também sofrem com os mesmos problemas de insegurança que você – você não está sozinho.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend