Curiosidades

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós

Os avós são figuras fundamentais na educação e crescimento das crianças. Sua presença dá calor, serenidade, afeição, sabedoria e proteção. Além disso, o amor que transmitem aos netos prevalece e ajuda a formar um vínculo especial com eles, fortalecendo a integração de valores e a unidade familiar. É claro que isso não foi negligenciado pelos gênios da indústria da televisão, e há cada vez mais programas infantis que reforçam as relações entre avós e netos.


01 – Ei, Arnold!

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 1

Esta série de desenho animado teve seu auge para a geração de meninos dos anos 90 graças ao canal Nickelodeon. A história é baseada neste menino de cabeça com formato de uma bola de futebol americano, Arnold, que mora nos subúrbios de uma cidade (inspirada em Nova York, Boston ou Chicago) como hóspede na casa dos avós. Lá, a criança de nove anos encontra as personalidades mais engraçadas e curiosas. Além disso, ele envolve-se com um grupo de amigos da escola, joga beisebol e anda de bicicleta, entre outras coisas de meninos.

A personalidade de Arnold é a de um menino introspectivo e amigável, que enfrenta grandes desafios na vida. Seus avós, Phil e Gertie, cuidam dele porque seus pais saíram numa viagem de exploração (o pai é um arqueólogo reconhecido) e nunca voltaram. Os avós de Arnold não são apenas seus conselheiros, mas também seus cúmplices em muitas situações.


02 – Rugrats: Os Anjinhos

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 2

Esta é outra série que deixou saudade, criada por Arlene Klasky, Gábor Csupó e Paul Germain para a Nickelodeon. Embora sua transmissão tenha começado em 1991, permaneceu por mais de dez anos na programação do canal. O desenho animado conta a história de um grupo de bebês, cuja imaginação é tão grande quanto imprudente. O protagonista é Tommy Pickels, que com apenas um ano é o líder do grupo. Tommy vive com seus pais e um cachorro numa casa no subúrbio (mais tarde seu irmão Dylan foi adicionado à história).

Com eles vivem o avô Lou, que é um veterano de guerra, viciado em televisão e fã de cochilos. Na maioria das vezes, quando ele adormece os bebês aproveitam para fugir do berço e saír para uma aventura. Ele é um avô carinhoso, espirituoso e sempre paciente, às vezes um pouco distraído e fantasioso. Mesmo quando os produtores decidiram fazer uma versão dos bebês como adolescentes e a chamaram de All Grown Up, o avô ainda é um homem jovial, que dirige o ônibus escolar que leva todos para o ensino médio.


03 – Motown Magic

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 3

Inspirada na música da gravadora Motown Records, esta série tornou-se uma das favoritas tanto das crianças quanto dos adultos. Em seu repertório musical é possível encontrar Robinson, Marvin Gaye, Jackson 5, Lionel Richie, The Supremes, The Temptations e Stevie Wonder, entre outros.

A história é focada em Ben, um menino de oito anos com uma grande imaginação, e seus melhores amigos Angie e Mickey. Ben vive num bairro da periferia da cidade grande, com seus pais, sua irmã e seus avós (mais alguns cães e gatos), e um dia descobre o grande poder que tem quando usa um pincel mágico. Então, Ben não só é capaz de colorir e dar vida a tudo, mas também de ajudar sua família e seus amigos a resolver problemas. Os seus avós são personagens fundamentais que o ajudam e dão pistas sobre como resolver os enredos mais divertidos.


04 – Daniel Tigre

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 4

Série criada por Angela Santomero, produzida por Fred Rogers Productions e transmitida pela Netflix. É a história de um pequeno tigre que vai para a pré-escola e sua vida diária é cheia de aprendizado. Ele não só se envolve com seus vizinhos e amigos, mas também com sua família, cujos membros são muito importantes no seu desenvolvimento.

Seu avô Tigre às vezes vai visitá-lo, principalmente em ocasiões especiais, como o Dia de Ação de Graças ou seu aniversário, já que ele é capitão de navio e geralmente está a bordo, em alto mar. O vovô é brincalhão, carinhoso e lê belas histórias de livros de aventuras. Daniel sente muita admiração pelo avô e gosta de imaginar que ele mesmo é um marinheiro de verdade.


05 – Masha e o Urso

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 5

Criada pelo estúdio de animação Animaccord, esta série é inspirada num antigo conto folclórico russo conhecido como Mashenka e o Urso. No entanto, a história foi adaptada para uma versão moderna, em que o urso é muito mais amigável e Masha é uma garota muito mais inquieta. Cada capítulo é sobre uma nova aventura em que a menina, com toda a simpatia que a caracteriza, se mete em problemas e o urso tenta resolvê-los.

Dimitry Loveyko, o produtor da série, disse que no início os criadores pensaram em desenvolver a história de uma menina que vivia com seu avô, mas decidiram que um urso seria muito mais amigável e com mais possibilidades de animação 3D. Mas essas bases foram fundamentais para a criação da personalidade do urso: um ator de circo aposentado, trabalhador, romântico, solitário, paciente e de bom coração.

Masha e o Urso é um sucesso retumbante em mais de 100 países, dublado para todos eles.


06 – Caillou

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 6

Distribuído pelas empresas DHX Media e PBS, este desenho tem como base os livros da escritora Christine L’Heureux e da ilustradora Hélène Desputeaux. Ambas criaram a história de um bebê de 9 meses chamado Caillou, que vivia muitas aventuras, apesar de sua pouca idade. Na série de televisão, Caillou é um pouco mais velho, tem 4 anos, mas ainda não tem cabelo (por decisão dos produtores de respeitar a ilustração original). Ele mora com seus pais e uma irmãzinha, mas em alguns capítulos seus avós aparecem.

Eles são dois personagens importantes na série, pois não só passam o tempo com Caillou como também se envolvem na vida dele: o vovô é seu técnico de futebol e o encoraja a desenvolver suas habilidades, e a vovó é uma excelente dançarina que o incentiva a tentar alguns passos de dança também. A série promove a importância dos avós na vida dos netos como modelos e inspiração.


07 – Dora, a Aventureira

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 7

Desde 2000, esta série de animação criada pela Mattel e distribuída pela Nickelodeon ainda continua passando. Portanto, já são mais de duas gerações que cresceram com os jogos interativos de Dora. O grande sucesso desta série deve-se à identificação com o público latino-americano, uma vez que Dora Márquez tem origem mexicana. Este tem sido um fator muito importante, já que sua personalidade é a de uma menina doce, gentil, calorosa, amigável e extremamente afetuosa.

Dora tem uma família grande, composta de seus pais, seu primo Diego e seus avós, além de seu melhor amigo, o macaco Botas. O programa representa muito bem a importância da família e o papel desempenhado por cada um de seus membros. Dora gosta de passar o tempo com sua avó, que muitas vezes conta suas histórias e as tradições de sua cultura, além de ensiná-la a cuidar da natureza e a respeitar os animais ao seu redor.


08 – Kazoops!

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 8

Esta é uma série transmitida pela Netflix, focada nas aventuras imaginárias de Monty e seu melhor amigo, um porquinho muito simpático. Monty é uma menino curioso e entusiasta, e está sempre motivado a aprender coisas novas.

Em cada episódio, a unidade familiar é primordial, assim como a solidariedade entre as três gerações que vivem juntas em casa. A avó de Monty é uma mulher muito extrovertida, que usa a mesma cor azul de seu cabelo, óculos enormes e sempre tem uma atitude bastante otimista. Ela gosta de arte e criatividade.


09 – Sid, O Cientista

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 9

Animação em 3D, esta série também é transmitida pela PBS Kids e produzida pela Jim Henson Company. Sid é um menino muito curioso, que é atraído para conhecer as coisas que o rodeiam. Ele sempre tem perguntas muito originais e geralmente as responde com seus experimentos.

Sid é uma criança inteligente e amigável, que geralmente é motivada por sua família — pais, irmãos e avó. É a avó quem acompanha Sid a maior parte do tempo, indo de casa à escola, aproveitando a oportunidade para conversar e responder algumas das preocupações do menino. Ela é muito carinhosa e sempre o trata com respeito, atenta às perguntas que surgem da sua imaginação.


10 – Patrulha Canina

10 desenhos infantis que mostram a importância dos avós 10
O desenho animado, também da Nickelodeon, conta as aventuras da Patrulha Canina, composta por seis filhotes adoráveis. No entanto, na cidade também há outros personagens muito importantes, como Alex e seu avô, o Sr. Porter.

Alex é uma criança que geralmente se envolve em alguns problemas por causa de sua inocência e inquietação e os filhotes o ajudam quando ele está em perigo. Seu avô, o Sr. Porter, é dono do restaurante Baía Aventura e um avô jovem, muito carinhoso, que geralmente tenta ensinar coisas positivas a Alex, como trabalho em equipe, esforço nas atividades diárias e boas maneiras.

Alex nem sempre segue as regras, mas os filhotes estão sempre lá para ajudá-lo, assim como todos os habitantes da cidade.


Não há dúvida de que os avós são pilares importantes na educação das crianças e que, além disso, ajudam a criar um ambiente familiar único. Sua ternura e amor abrigam os netos e os ajudam a serem pessoas melhores a cada dia.

Você se lembra de um avô ou avó nos desenhos da sua infância? Conte pra gente nos comentários!

Desenhos

Fechar