Curiosidades

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos

Seja para viver o “sonho americano” ou apenas para curtir umas férias longe de casa, o sonho de muitos brasileiros é conhecer os Estados Unidos. Amado por muitos, odiado por outros, não podemos negar que a “Terra do Tio Sam” tem lugar de destaque no mapa-múndi também quando estamos falando de turismo. Com praias, cidades grandes, shoppings intermináveis, paisagens belíssimas e parques temáticos, opções realmente não faltam.

No entanto, a maioria dos brasileiros costuma ter certas “surpresas” ao desembarcar em solo estadunidense. Mesmo não estão assim tão longe do Brasil quando olhamos para o mapa, e com muito da nossa cultura tendo sido inspirada na cultura dos EUA, existem algumas diferenças na forma como as pessoas vivem por lá, e é sempre bom que você já saiba disso antes de viajar.


01 – Nos Estados Unidos é comum ver pessoas com menos de 18 anos dirigindo.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
Se no Brasil você precisa completar 18 anos de idade para poder dirigir, nos Estados Unidos a regra é um pouco diferente. De acordo com a lei estadunidense, a idade mínima para que você tire a sua habilitação para dirigir é 16 anos. Por isso, não se assuste (nem chame a polícia) se perceber que um adolescente passou dirigindo por você. Vale ressaltar também que a carteira de habilitação brasileira é aceita nos Estados Unidos, caso você esteja pensando em alugar um carro por lá. Preste atenção, no entanto, ao fato de que as locadoras não oferecem carros para menores de 21 anos.


02 – Dar gorjetas é quase uma lei, e não uma gentileza.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
Você provavelmente já teve a oportunidade de oferecer uma gorjeta para alguém no Brasil. Seja no aplicativo de transporte, na hora de pedir comida pelo telefone, ou mesmo pessoalmente em algum estabelecimento. Mas se os brasileiros costumam negar a gorjeta sem sentir nenhum tipo de remorso, nos Estados Unidos a coisa é um pouco diferente.

Os estadunidenses costumam oferecer gorjetas para praticamente todos as pessoas que prestam qualquer tipo de serviço para elas – desde os motoristas de táxi até os atendentes de fast-food. É comum, por exemplo, pagar alguns dólares ao atendente do bar em que você está comprando um drink, ou pagar uma porcentagem a mais do valor total no restaurante onde você acabou de jantar, como gorjeta.

Informe-se bem sobre este tema caso você esteja planejando ir aos EUA, para não passar apertos na hora de pagar por seus serviços.


03 – Você não pode comprar bebidas alcoólicas com menos de 21 anos nos Estados Unidos.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
Se os EUA são mais liberais no que diz respeito a jovens se habilitando para dirigir, o país não é assim tão flexível para a compra de bebidas alcoólicas. No Brasil, você precisa de 18 anos para ser autorizado a comprar bebidas alcoólicas, mas nos Estados Unidos a idade mínima é de 21 anos.

A não ser que o estabelecimento específico onde você está consumindo aja de forma irresponsável a seu próprio risco, você não conseguirá comprar bebidas com menos 21 anos mesmo sendo estrangeiro.

Vale ressaltar, no entanto, que as regras para o consumo das bebidas alcoólicas pode variar de estado para estado, e em alguns lugares você pode ser autorizado a consumir (mas não comprar) já com 18 anos de idade.


04 – Os estadunidenses são realmente muito patriotas (e não apenas na Copa do Mundo!).

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
O patriotismo nos Estados Unidos é levado muito a sério, e as crianças costumam aprender desde pequenas a respeitar e adorar os símbolos nacionais e a terra onde nasceram. Esta paixão pelo próprio país se vê estampada na maioria das manifestações envolvendo a bandeira dos EUA, seja dentro dos esportes, na política, na forma de enxergar as relações com outros países e demais áreas.

Em uma pesquisa feita em 2018 pelo ‘Statista‘, 47% dos entrevistados se disseram “extremamente orgulhosos” por ter nascido nos EUA; 25% se disseram “muito orgulhosos”; 16% “moderadamente orgulhosos”; 7% “apenas um pouco orgulhosos” e 3% responderam que “não se sentem orgulhosos”. 1% dos entrevistados não quiseram responder.

Não é a toa que um dos principais feriados do país é o 4 de julho, onde se comemora a independência dos Estados Unidos, com uma série de comemorações e festividades.


05 – A hora do café da manhã é levada muito a sério.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
O que você costuma comer no café da manhã? Uma fruta? Iogurtes ou uma torrada (misto quente)? Bem, nos Estados Unidos esta refeição costuma ser muito mais carregada do que aqui em nosso país.

Assim como em qualquer lugar, os Estados Unidos estão repletos de pessoas que precisam sair correndo de suas casas e provavelmente agarram a primeira coisa que enxergam na cozinha antes de ir ao trabalho. No entanto, quando têm tempo para fazer um bom café da manhã, eles costumam caprichar.

É comum encontrar ovos, diferentes tipos de carne (presunto e bacon por exemplo), panquecas e pães. Queijos, iogurtes e até mesmo peixes podem aparecer em uma mesa americana na hora do café da manhã, também.


06 – Muitos banheiros nos Estados Unidos não oferecem cestos de lixo para você colocar o papel higiênico.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
Talvez muitas pessoas que já viajaram para os Estados Unidos tenham passado por este leve “choque cultural” ao chegar nos “States”. Alguns banheiros estadunidenses não possuem cestos de lixo, e muitas pessoas acabam se perguntando: “O que eu devo fazer com o papel higiênico?”.

Seus pais talvez tenham lhe ensinado que não é recomendável colocar o papel higiênico na privada, mas é exatamente isso que as pessoas costumam fazer nos EUA.


07 – Pode ser bastante complicado entender as unidades de medida utilizadas nos EUA em um primeiro momento.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
No Brasil (e na maior parte do mundo, para ser mais objetivo) você está acostumado a medir as coisas em centímetros, metros e quilômetros. Para medir líquidos, você usa litros, ou mililitros. Já para pesar seus produtos no supermercado, você lida com gramas e quilos. Nos Estados Unidos, esqueça tudo isso.

Os estadunidenses possuem uma forma praticamente exclusiva (com exceção de alguns poucos países) de medir as coisas. Para falar de medidas de distância, por exemplo, eles utilizam milhas, pés, e polegadas (essa última costumamos utilizar no Brasil apenas para medir a nossa televisão). Uma milha, para se ter ideia, equivale a aproximadamente 1,6km. Vale a pena estudar um pouco este tema caso você planeje dirigir nos EUA, pois lá os carros utilizam “milhas por hora” em vez de quilômetros.

Para pesar seus produtos, os estadunidenses preferem libras e onças. Uma libra, como exemplo, equivale a aproximadamente 0,45kg. Uma onça, por outro lado, equivale a cerca de 28,34g. Como você pode perceber, é bem fácil se confundir quando você está acostumado com outro sistema de medida.

Isso tudo sem falar nas medidas de temperatura. Se algum amigo seu nascido nos EUA lhe disser, por exemplo, que está fazendo “39 graus” em Nova Iorque, pode apostar que ele está sentindo bastante frio. Isso porque a unidade de temperatura utilizado nos EUA é o Fahrenheit (ºF), e 39ºF, por exemplo, equivalem a 4ºC.


08 – As horas são contadas de forma diferente do Brasil.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
Esta não é uma exclusividade dos Estados Unidos, na verdade. Não são todos os países que costumam utilizar o sistema de 24h ao tratar de horários. Nos EUA, especificamente, é muito difícil você encontrar alguém que lhe diga que “são 21h”. Em vez disso, eles dizem que são 9 p.m (nove horas post-meridiem).

Isso porque os EUA utilizam o sistema horário de 12 horas, em que você divide o dia em dois “momentos”, ante-meridiem (ou antes do meio-dia) e post-meridiem (depois do meio-dia). Ao escrever um horário, você utiliza a sigla “a.m” (7 a.m, 9 a.m) para se referir a horários no turno da manhã, e a sigla “p.m” para se referir a horários no período da noite.


09 – Não espere encontrar diferentes tipos de carnes e cortes variados em um churrasco nos Estados Unidos.

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
O churrasco (chamado de barbecue) é também um dos gostos populares nos EUA. No entanto, ele é servido de forma um tanto diferente do que estamos acostumados no Brasil, principalmente se você estiver lendo esta matéria no Rio Grande do Sul.

Em um típico churrasco estadunidense, as pessoas costumam assar hambúrgueres com carne moída, linguiças e “espetinhos”. A coisa muda um pouco de forma quando estamos falando do Texas, no entanto, Por lá, o churrasco é levado um pouco mais a sério, com as famosas ribs (costelas de porco) e outros tipos de cortes.

Em praticamente todos os churrascos servidos em solo estadunidense, como você já sabe, o molho barbecue é o toque final, a marca registrada, que dá o sabor típico do país – bem diferente do bom e velho churrasco do qual o brasileiro se orgulha tanto, principalmente os gaúchos.


10 – “Football” ou “Soccer”?

10 fatos que você provavelmente não sabia sobre os Estados Unidos
O mundo já está bastante globalizado, e hoje em dias vemos muitos brasileiros ligados na NFL (National Football League), ou estadunidenses acompanhando a UEFA Champions League. No entanto, alguns brasileiros continuam se confundindo com os termos quando chegam aos Estados Unidos.

Um dos esportes favoritos dos estadunidenses, junto com o basquete, é o que nós chamamos de futebol americano. No entanto, nada de usar “american football” ao chegar nos EUA. Por lá, o termo correto é apenas “football” (futebol), o que pode causar uma certa estranheza para quem se acostumou a falar inglês na Inglaterra ou Escócia, por exemplo, já que lá o termo “football” se refere ao mesmo esporte que nós conhecemos como futebol.

Nos Estados Unidos, a palavra para se referir ao esporte bretão é “soccer”, o que acaba gerando uma série de rivalidades, discussões e memes entre internautas britânicos e estadunidenses. Além dos EUA, outro país que costuma utilizar o termo “soccer” é a Austrália, que inclusive chama sua seleção nacional no esporte de “Socceroos”, misturando “soccer” com “kangaroos” (cangurus, animais típicos do país).


E você, já passou por alguma confusão ao chegar nos Estados Unidos? Deixe sua história nos comentários!

Estados Unidos

Fechar