11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia


Share via

As moscas não são um tipo de inseto que costuma se dar bem com os humanos, pois apesar de não provocarem coceira como os mosquitos nem de serem tão feiosas quanto as baratas, elas mexem com nossos nervos ao posar bem em cima da nossa comida. Isso quando não insistem em pousar no nosso corpo, como se estivessem nos desafiando. E por mais irritados que esses insetos nos deixem, é curioso saber que as moscas possuem hábitos bem peculiares, daqueles capazes de deixar qualquer pessoa intrigada.

Curioso que é e sabendo que não poderia fazer perguntas diretamente às moscas, o Tediado resolveu se aprofundar sobre 11 aspectos relativos a esses insetos. Depois de ler este post, você certamente verá as moscas como criaturas muito mais complexas!

1 – Quando elas esfregam as “mãos”, não quer dizer que estão arquitetando um plano maquiavélico

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 2

Não é como se as moscas pensassem: “ora, ora, assim que esta pessoa se distrair, pousarei minhas patas em sua comida”, enquanto soltam uma risada perversa e esfregam as “mãos”. Apesar de não nos darmos conta, as moscas passam muito tempo cuidando da própria higiene, talvez até mais do que nós, humanos. Se você observar esses insetos, notará que eles frequentemente esfregam as patas, o corpo, a cabeça e até as asas. Não, isso não quer dizer que as moscas estejam se coçando. Na verdade, elas estão se livrando da sujeira. É como se elas tivessem compulsão por limpeza.

O que está por trás do fenômeno é uma razão biológica: ao eliminar a sujeira das patas, as moscas se veem livres de qualquer elemento que possa comprometer seus sensores. Tais órgãos são importantes para o momento em que elas pousam em uma superfície, já que precisam comprovar se aquela comida em que estão é realmente algo comestível. É também com a ajuda dos sensores que as moscas voam em busca de alimento. Ou seja: manter a higiene corporal é, para esses insetos, uma questão de sobrevivência.

2 – Elas se limpam com mais frequência do que nós porque se sujam mais

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 3

Se você sujasse as mãos ao tomar um delicioso suco de laranja, certamente não demoraria para lavá-las. Porém, no pequeno mundo das moscas, a tarefa de permanecer limpa para manter os sensores devidamente ativados é uma verdadeira façanha. Afinal de contas, devido ao pequeno tamanho do inseto, qualquer pequena partícula de poeira ou de pólen vira uma verdadeira catástrofe.

As moscas precisam se limpar com muito cuidado. Com as patas, elas higienizam o corpo, as asas e até mesmo os olhos (sim, os olhos; e as moscas não possuem pálpebras) com tanta destreza que poderiam ser contorcionistas. Ademais, tais insetos usam a boca para remover resíduos das patas. Dessa maneira, livram-se de tudo que é sujeira e ainda comem os restos de alimento que sejam aproveitáveis.

3 – Elas podem sentir sabores em todo o corpo

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 4

Segundo um estudo da Universidade de Berkeley, nos EUA, as moscas contam com receptores que as permitem saborear a comida como nós, humanos, verificando se determinado alimento é doce ou amargo, gostoso ou ruim. Porém, há uma grande diferença entre elas e nós: imagine-se comendo uma porção da sua iguaria predileta, como pizza (algo de que quase todo mundo gosta). Por mais que você sinta o aroma daquela fatia, é fato que só poderá sentir o sabor após colocar um pedaço na boca e mastigar.

De acordo com os especialistas, enquanto você se deliciaria com a fatia de pizza se alimentando do jeito clássico, as moscas conseguem sentir o sabor da comida até mesmo com as patas e as asas, pois todo seu corpo conta com receptores de sabor espalhados. Já pensou em saborear sua pizza favorita usando as mãos? Bom, é justamente isso que as moscas fazem. Para elas, comer é uma verdadeira experiência sensorial!

4 – O sentido do paladar não é para saborear a comida

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 5

Vamos ser honestos: se as moscas tivessem o mínimo de bom gosto, não comeriam aquilo que comem. No caso desses insetos, a percepção do paladar não é para saborear a comida, e sim para detectá-la e decidir se o alimento deve ou não ser ingerido. “Basicamente, as papilas gustativas dizem à mosca se a comida é mesmo boa para o consumo”, explicaram os estudiosos.

5 – Existem milhares de espécies de moscas

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 6

E por “milhares” não queremos dizer simplesmente mil ou duas mil, já que esses números seriam muito baixos se levarmos em conta a dimensão do mundo em que vivemos. Segundo os estudos, estima-se haver 150 mil espécies de moscas. Sem dúvidas, o número é para lá de expressivo, sobretudo quando lembramos, por exemplo, que existem aproximadamente 18 mil espécies de aves. E para falar a verdade, achamos que essa cifra está de bom tamanho. Já imaginou ter ainda mais moscas voando em volta da sua comida?

6 – Elas não são tão rápidas quanto pensamos

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 7

Para nós, humanos, capturar uma mosca é algo complicado, já que elas conseguem se esquivar das nossas investidas com tanta destreza que parecem verdadeiras ninjas. Porém, esses insetos não são tão velozes quanto pensamos.

As moscas só conseguem voar a uma velocidade de 7 quilômetros por hora, equivalente a uma caminhada humana. Na verdade, se as moscas apostassem uma corrida com as libélulas, perderiam feio, já que essas últimas voam a até 56 quilômetros por hora.

7 – A rapidez com que se esquivam de algo se deve a seus olhos

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 8

Ok, as moscas não voam tão rapidamente quanto pensávamos, mas não há dúvidas de que elas contam com uma visão bem aguçada. Para explicar, talvez seja melhor esclarecer que, quando a luz penetra em nossos olhos humanos, ocorre uma reação química que, em seguida, envia a informação ao cérebro por meio de impulsos elétricos.

Mas as moscas têm uma reação mecânica que possibilita sinais neurais mais rápidos. Sem falar que a curta distância entre os olhos e o cérebro da mosca acelera o processamento da informação. Com isso, por mais que nos esforcemos para atacar esses insetos usando um mata-moscas em alta velocidade, o fato é que eles enxergam todos os nossos movimentos como se estivéssemos em câmera lenta.

8 – As moscas conseguem ver em todas as direções

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 9

Além de mostrar o mundo em câmera lenta, os olhos das moscas permitem que elas enxerguem em 360°. Assim, esses insetos são capazes de observar o que acontece atrás e na frente deles. Logo, podemos dizer que, se você pensar em atacá-las por trás, o resultado certamente seria o mesmo: o bicho fugiria como se você tivesse se aproximado pela frente.

9 – Elas conseguem caminhar de cabeça para baixo

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 10

Estamos tão acostumados a ver moscas andando em todos os lugares que dificilmente nos surpreendemos ao nos depararmos com uma delas caminhando de cabeça para baixo sobre uma parede. Nós, humanos, precisaríamos de muito treino para fazer isso.

Isso não quer dizer que as moscas sejam mais preparadas que nós fisicamente. Acontece que elas possuem nas patas duas espécies de almofadas adesivas chamadas pulvilos, que permitem a aderência a superfícies. E na hora de alçar voo, as patas das moscas utilizam garras para soltar o “pé” grudento.

10 – Temos muito em comum com as moscas, a exemplo do nosso DNA

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 11

A genética humana é muito similar à da mosca-da-fruta, segundo os estudiosos. “Aproximadamente 61% dos genes de doenças humanas conhecidas têm uma contrapartida identificável no código genético da mosca-da-fruta”, explicaram ao apresentar as razões pelas quais em determinados experimentos é tão necessário contar com a participação das moscas, uma vez que elas funcionam como boas substitutas para os humanos.

11 – Acabar com todas as moscas do mundo seria uma péssima ideia

11 fatos sobre moscas que apostamos que você não sabia 12

Por mais incômodas que sejam, as moscas exercem um papel muito importante no mundo. Pesquisadores afirmam que elas não apenas pousam na comida das pessoas, mas também polinizam as plantas, devoram organismos em decomposição e esvaziam ralos. Ninguém além delas estaria disposto a fazer um trabalho tão sujo, não é mesmo? Consegue imaginar toda a sujeira que ficaria acumulada se as moscas deixassem de existir?

E caso você ainda não veja motivos suficientes para aceitar conviver com as moscas, saiba que, sem elas, nem o tão apreciado chocolate existiria, pois é uma espécie de mosca a responsável por polinizar a planta do cacau. Sabendo disso, temos certeza de que muita gente passaria até a apreciar a existência das moscas… até onde a paciência permitir, é claro.

Em sua opinião, qual o inseto mais chato que existe? Se você tiver dicas para evitar a presença desses visitantes indesejados, não deixe de compartilhá-las conosco!


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend