Curiosidades

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata

Psicopata é a designação atribuída a uma pessoa com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade caracterizado por um comportamento antissocial, pouca ou ausência de empatia e baixo controle comportamental. A boa notícia é que a porcentagem de pessoas com um conjunto completo de características inerentes aos psicopatas é muito pequena. Contudo, até mesmo as pessoas que não têm um tipo de personalidade tão destacado podem trazer grandes incômodos para os que estão ao seu redor.

Gostaria de deixar claro que as informações contidas neste post não são um teste psicológico e não devem ser assumidas como um diagnóstico. São apenas dados informativos. Para chegar a uma conclusão, é imprescindível que a pessoa seja analisada por um profissional.


01 – Transtorno obsessivo-compulsivo em manifestações extremas

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
O diagnóstico de TOC (transtorno mental acompanhado de pensamentos obsessivos e perturbadores), em si, não é um sinal de psicopatia; contudo, as formas extremas, como mania de limpeza e seguimento obsessivo de rituais, muitas vezes são encontradas em psicopatas. Portanto, se o seu amigo tiver alguma mania muito forte e apresentar os outros sinais que comentaremos a seguir, o mais indicado é que ele vá a um psicólogo.


02 – Negação a assumir as mínimas responsabilidades

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Um psicopata geralmente tem uma opinião muito positiva de si mesmo, e percebe os demais como uma ferramenta para obter benefícios. Esse enfoque faz com que ele seja uma pessoa completamente irresponsável tanto com as pessoas queridas como consigo mesmo. Ele encontra uma justificativa para tudo o tempo todo e sempre acha que todos, menos ele, têm culpa. Esse comportamento pode ser muito tóxico para os demais, principalmente para as pessoas que o amam. É importante entender rapidamente que se trata de uma manipulação, e não de algo normal.

Evitar qualquer responsabilidade é um sinal de que a pessoa é completamente indiferente ao que os outros pensam e sentem.


03 – Cometeu crimes quando era menor de idade

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
A condição de um psicopata é visível desde a infância. Ele mente e manipula a todos constantemente, trata mal os parentes e até mesmo os bichos de estimação. Quando uma pessoa assim entra na puberdade, o vandalismo e a promiscuidade costumam aparecer. Obviamente, um comportamento assim não passa despercebido: a pessoa fica marcada na escola e, muitas vezes, acaba tendo problemas com a polícia.

Comportamento agressivo e baixos níveis de tolerância e empatia também são comuns em muitos adolescentes sem psicopatia. O que caracteriza um comportamento de psicopata é a ausência total de medo e de culpa.


04 – Começa muitas relações superficiais

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Como uma pessoa assim costuma ter um encanto irresistível e uma capacidade de conquistar todos, não é surpresa que ela seja cobiçada por muitos. Mas o assunto vai um pouco além de relações superficiais. Em geral, sempre que uma pessoa assim se casa, ela acaba se divorciando. Nesses casos, é possível perceber um número bastante alto de casamentos e de divórcios.

Para eles, a intimidade é um jogo e uma forma de satisfazer o ego e não tem nada a ver com uma proximidade real. Eles sabem interpretar muito bem um papel, mas não têm empatia e não conseguem se colocar no lugar do outro.


05 -Vivem como se fosse seu último dia

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Embora os psicopatas possam ser muito perseverantes quando querem, eles não são fortes para fazer planos de longo prazo. Em geral, defendem a ideia de que o momento atual deve ser vivido intensamente, e não se preocupam com o futuro. Eles não conseguem dizer o que farão no próximo ano, e quase nunca conseguem fazer planos para os próximos 5 anos.

Na adolescência, têm sérios problemas para escolher uma faculdade e uma profissão. Isso acontece porque um psicopata é absolutamente irresponsável em relação à sua própria vida, o que pode fazer não apenas mal a ele, como também a todos que estão ao seu lado.


06 – Não sabem o que é sentir vergonha ou culpa

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Se as primeiras coisas que vêm à sua cabeça quando você pensa no seu amigo são ’inescrupuloso’ e ’insensível’, é importante saber que essas palavras são sinais de alarme. Os psicopatas não têm sentimentos de culpa e não se arrependem. Isso nem mesmo passa pelas suas cabeças.

Contudo, eles são capazes de interpretar papéis quando necessário. Sempre estão dispostos a enganar e não se preocupam com as pessoas queridas para alcançarem os seus objetivos.


07 – Não terminam nada e não podem ficar quietos

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Um psicopata é uma espécie de pessoa que sempre está buscando novas aventuras: mal sai de uma e já está atrás de outra. Ele não consegue completar nada porque sempre fica entediado rapidamente. Isso acontece porque o sistema nervoso de um psicopata está sempre excitado demais.

Ele considera o estado de repouso uma catástrofe, e por isso sempre vai atrás de novas aventuras. Contudo, paradoxalmente psicopatas raramente se sentem cansados.


08 – Como imaginamos os psicopatas e como eles costumam ser

8 motivos que indicam que o seu amigo é um psicopata
Mais uma vez é importante mencionar que esses aspectos podem ser encontrados em pessoas separadamente, e mesmo que você perceber que uma pessoa tem todos eles, não entre em pânico. Muitas vezes, ela precisa apenas conversar com um psicólogo para resolver alguns problemas que a impedem de viver uma vida plena.

Você conhece alguém com essas características? Acha que algum outro ponto deveria ser incluído nesta lista?


Psicológico

Fechar