6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes


Share via

Filhos se tornam mais felizes e bem-educados quando seus pais participam mais ativamente e, desde cedo, da educação e das tarefas das crianças. Os próprios pais que participam mais ativamente da educação dos filhos também são beneficiados, com melhoras observadas na saúde física e mental.

Os pais, sobretudo os mais amorosos, reúnem todas as condições para contribuir com o bem-estar geral dos filhos. Afinal de contas, é muito divertido correr pela casa com o papai, dar boas gargalhadas com ele e ouvir a mamãe gritar de outra parte da casa: “Tenham cuidado, não quebrem nada!” Acredite você ou não, algo aparentemente tão trivial pode realmente fazer com que as crianças cresçam mais inteligentes. E a lista dos benefícios não para por aí.

O Tediado preparou este artigo para mostrar o quanto o amor paternal é benéfico e indispensável. Confira!

1. Filhos de pais carinhosos têm QI mais alto

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 2

De acordo com um estudo realizado por Erin Pougnet, da Universidade Concordia, os pais dão contribuições substanciais ao funcionamento cognitivo e comportamental da criança. Tanto meninas quanto meninos demonstraram um desempenho mais elevado do QI e menos problemas internalizados. Além disso, filhas de pais carinhosos demonstraram menos desordens emocionais e de comportamento na pré-adolescência.

2. As filhas se tornam mais espertas e assertivas

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 3

Os pais também desempenham um papel importante na trajetória acadêmica de jovens do gênero feminino. Quando é carinhoso, o pai ajuda a filha a conseguir empregos com melhor remuneração, e até mesmo a receber uma promoção. De acordo com um estudo, meninas criadas por pais incentivadores ocupam funções tradicionalmente ocupadas por homens. Além disso, muitas atletas profissionais já agradeceram publicamente aos pais pelo apoio dado durante a jornada para desenvolver mais resistência.

3. Os meninos ficam longe das gangues

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 4

Os pais causam um impacto considerável no desenvolvimento da identidade e das relações sociais da criança. Filhos nascidos em famílias nas quais o pai é ausente são três vezes mais propensos a se tornarem criminosos antes de completarem 30 anos. Está comprovado também que a maioria dos integrantes de gangues vem de famílias sem o pai presente.

4. Os filhos correm menos risco de desenvolver vícios

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 5

Apesar de as mães normalmente se dedicarem mais aos cuidados com os filhos, de alguma forma tanto meninos quanto meninas de famílias monoparentais correm riscos de desenvolver dependências químicas e de entrarem em estados avançados de alteração de consciência, especialmente os garotos. Estima-se que a maioria dos pacientes às voltas com abuso de substâncias tóxicas venha de lares sem a figura paterna.

5. Eles contam com maior inteligência emocional

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 6

Na verdade, toda aquela confusão desordenada entre filhos e pais faz bem. Os especialistas Anthony T. DeBenedet e Lawrence J. Cohen acreditam que a bagunça saudável aumenta significativamente a autoconfiança nas crianças. Além disso, os gritos e as risadas também servem para aumentar a inteligência emocional nos pequenos. Quando têm a chance de se divertir muito com os pais, as crianças aprendem a ter mais empatia e a controlar melhor as próprias emoções.

6. E desenvolvem maior autoestima

6 fatos pelas quais pais amorosos tendem a criar filhos inteligentes 7

Pais confiantes que cuidam de perto dos filhos ajudam a melhorar o bem-estar geral dos pequenos. Aquelas crianças que vivem uma relação carinhosa com o pai tendem a se tornar adultos seguros de si. Nesses casos, os pais desempenham o papel de amigo que guia a criança na direção correta, ajudando quando necessário.

Você acredita que os pais possuem a mesma importância que as mães na criação dos filhos? Como é a relação entre você e seu pai? Comente!


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend