30 nomes carinhosos para bebês que sempre viram apelidos


Share via
30 nomes carinhosos para bebês que sempre viram apelidos 2

Existem muitas coisas envolvidas na escolha do nome para um bebê. Além de origem e significado, que podem ser informações relevantes para muitos papais, há ainda quem leve em consideração o apelido que a criança carregará consigo ao longo da vida.

Afinal, quem não conhece algum Zé, Bia ou Cadu, por exemplo? José, Beatriz e Carlos Eduardo são apenas algumas opções que normalmente vemos sendo usadas em abreviações ou diminutivos.

A seguir, listamos 30 nomes para meninas e meninos que costumam virar apelidos ao longo da vida do bebê. Confira!

Nomes de meninas

30 nomes carinhosos para bebês que sempre viram apelidos 3

Beatriz

Apelido: Bia
Significado: De origem latina, significa “a que traz felicidade” ou “aquela que faz os outros felizes”.

Cristina

Apelido: Cris
Significado: Variante feminina de Cristino, ele ganha o mesmo significado do nome original: vindo do latim Christianus, derivado de christianu, que quer dizer literalmente “cristão”.

Eduarda

Apelido: Duda
Significado: A versão feminina de Eduardo vem do britânico “Edward” e quer dizer “guardiã da riqueza”.

Helena

Apelido: Lena
Significado: De origem grega, quer dizer “tocha”. O termo que lhe dá origem é “hélê”, que quer dizer “raio de sol” e pode ser traduzido também como “a reluzente” ou “a resplandecente”.

Heloísa

Apelido: Helô
Significado: Sua origem vem do nome germânico Helewidis, formado pela junção dos elementos heil, que significa “são, saudável”, e wid, que quer dizer “larga”. Com isso, ganha o sentido literal de “saudável”.

Isabel

Apelido: Bel
Significado: Forma usual do nome Elizabeth na Espanha e em Portugal, este significa “pura”, “casta”, “aquela que cumpre promessas”.

Luiza

Apelido: Lu
Significado: Tem origem no germânico Chlodovech, Hlodoviko, Ludwig e é formado pelos elementos hlud, que quer dizer “glória, ilustre”, e wig, que significa “batalha, guerra”. Assim, seu significado é “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre” ou “gloriosa nas batalhas”.

Manuela

Apelido: Manu

Maria Luísa

Apelido: Malu
Significado: Composto a partir da junção dos nomes Maria, de origem hebraico, e Luísa, de origem germânica, ele significa “soberana guerreira gloriosa”, “combatente pura” ou “guerreira vidente”.

Patricia

Apelido: Pati
Significado: De origem latina, este nome surgiu do termo Patricius, que significa “nobre”, “de classe nobre”.

Maria Alice

Apelido: Mali
Significado: Opção composta que une um nome de origem hebraica, Maria, e um nome de origem germânica, Alice. Maria significa “senhora soberana” , “vidente” e “pura”. Já Alice quer dizer “de nobre estirpe” e “de linhagem nobre”. Sendo assim, a versão composta ganha o sentido de “senhora soberana de linhagem nobre”.

Ana Luísa

Apelido: Analu
Significado: Formado pela união do hebraico Ana e do germânico Luísa, este nome composto quer dizer “guerreira famosa e cheia de graça” ou “graciosa guerreira”

Bárbara

Apelido: Babi
Significado: Nome feminino que significa “forasteira” ou “estrangeira”. A palavra vem do grego bárbaros, derivado de barbar, que corresponde a “língua incompreensível”.

Catarina

Apelido: Cath
Significado: O nome tem origem grega, vindo da palavra katharósl, e significa “casta”, “aquela que é pura”.

Melissa

Apelido: Mel
Significado: Do grego Melissa, derivado da palavra mélissa, chegou até nós através do latim Melissa, que quer dizer literalmente “abelha”.

Nomes de meninos

30 nomes carinhosos para bebês que sempre viram apelidos 4

Alexandre

Apelido: Alê
Significado: Originado do nome grego Aléxandros, seu significado é o resultado da junção do verbo aléxo, que significa “repelir, defender ou proteger”, e do vocábulo andrós, que quer dizer “homem”. Assim, fica “protetor do homem” ou “defensor da humanidade”.

Antônio

Apelido: Toninho
Significado: Tem origem no galego-português Antom, derivado do latim Antonius, e quer dizer “valoroso”, “de valor inestimável” e “pessoa que é digna de apreço”.

Carlos Eduardo

Apelido: Cadu
Significado: É formado pela junção dos nomes Carlos e Eduardo, ambos de origem germânica. Seu significado é “homem que protege as riquezas” ou “homem guardião das riquezas”.

Daniel

Apelido: Dani
Significado: O nome Daniel tem origem no hebraico Daniyyel e é formado pela junção dos elementos dan, que significa literalmente “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Com isso, ele quer dizer “o Senhor é meu juiz”, “Deus é meu juiz”.

Eduardo

Apelido: Edu
Significado: Originado no nome germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead, que significa “rico, próspero”, e weard, ward, que quer dizer “guarda, guardião”. Seu significado, portanto, fica “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”.

Fernando

Apelido: Nando
Significado: “O que ousa viajar” e “viajante corajoso”. O nome vem do germânico Ferdinand ou Fredenando e é formado pela união das palavras fridu, que significa “paz”, e nanthjan, que significa “ousar”, resultando neste sentido de “ousado para atingir a paz”.

Francisco

Apelido: Chico
Significado: Originado do latim Franciscus, que veio do germânico Frank, ele quer dizer “franco”, somado ao sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco, por sua vez, significa “livre” e, por isso, a tradução do nome Francisco é “francês livre”.

José

Apelido: Zé
Significado: O nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.

Leonardo

Apelido: Léo
Significado: Vindo do nome germânico Leonhard, formado pelos elementos levon, que quer dizer “leão”, e hardu, que significa “valente, corajoso, ousado”, ele ganha o sentido de “valente como um leão”.

Roberto

Apelido: Beto
Significado: “Aquele que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”. O nome tem origem a partir do germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória”; e berhto, que quer dizer “brilhante”, “afamado”.

Arthur

Apelido: Tutu
Significado: É um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”. Outra possibilidade é a união dos elementos art, que quer dizer “urso”, e ur, que significa “grande”, resultando no sentido de “grande urso”.

Augusto

Apelido: Guto
Significado: Tem origem no latim Augustus, que quer dizer “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”, provavelmente derivado da palavra augere, que significa “aumentar”.

Benjamin

Apelido: Benji
Significado: Do hebraico Binyamin, o nome tem o significado de “filho da felicidade”.

Dimitri

Apelido: Dimi
Significado: É uma das variantes russas derivada de Dmitriy, versão russa de Demétrio, que tem origem no nome grego Demétrios, que significa literalmente “consagrado à Deméter” e, por extensão, “consagrado à mãe terra”.

Joaquim

Apelido: Quim
Significado: Com origem hebraica, ele surge de Jehoiachim. Seu significado, “Jeová estabeleceu” ou “Deus estabeleceu”, resulta da união dos elementos Yahweh, que sign​ifica “Jeová”, “Deus”, e quwm, que quer dizer “estabelecer”.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend