Curiosidades

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo

Todo mundo gosta de um bom desafio. Seja matutando sobre um quebra-cabeça, raciocinando sobre problemas de lógica, competindo contra experts em xadrez ou tentando passar daquele puzzle complicado em um video game, certamente você já se divertiu exercitando suas capacidades intelectuais.

Transitar por labirintos é mais uma forma de utilizar todo seu potencial racional – e ainda tem o benefício da atmosfera imersiva e envolvente desse tipo de desafio. Há muitos tipos diferentes locais apropriados, desde os clássicos jardins com caminhos que se bifurcam até calabouços profundos.

Confira a lista de labirintos incríveis. São lugares super curiosos espalhados pelo nosso Planeta.

01 – Longleat Hedge

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 1
Esse labirinto se encontra em um amplo jardim perto de Horningsham, na Inglaterra. Ele foi criado em 1975, tem 2 km de comprimento e uma altura de quase 3 metros. É um dos mais longos do mundo e por isso as pessoas têm tanta dificuldade de sair. Os turistas demoram mais ou menos uma hora e meia para chegar na torre, que oferece uma linda vista panorâmica.

02 – Labirinto da Paz

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 2
Esse labirinto foi criado como celebração da paz e do futuro da Irlanda do Norte. Ele fica dentro do parque Castlewellan e oferece uma linda vista das montanhas Mourne. O labirinto conta com 6 mil árvores que foram plantadas no final do ano 2000. Ocorre que o espaço é muito baixo, tem apenas 1,5 metro de altura, o que facilita bastante a passagem e faz com que a meta seja facilmente alcançada. O Labirinto da Paz é o segundo maior do mundo em comprimento.

03 – Labirinto de Milho de Pearsy

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 3
Na região de York, também na Inglaterra, o fazendeiro Tom Pearsy fez cortes no formato de dois retratos de Harry Potter na sua plantação de milho, em 2011. Com um diâmetro de 45.720 metros e mais de 1 milhão de pés do legume (ou cereal, dependendo de como você o consome) removidos, este é o maior labirinto desse tipo na Europa. E como há diferenças entre as duas imagens, ele também se configura como o maior “jogo dos erros” do mundo.

04 – Parque Teichland

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 4
O labirinto no centro de diversões próximo a Jaenschwalde, na Alemanha, é fácil de cruzar, basta virar para o lado certo na entrada. O desafio é chegar até a saída passando pelo seu centro. O parque foi construído em 2008 como medida das autoridades locais para atrair turistas para a região, afetada por minas de carvão a céu aberto.

05 – Ashcombe

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 5
Em um dos jardins mais antigos da Austrália fica o labirinto mais famoso do país. O labirinto de Ashcombe tem mais de 40 anos e conta com mais de mil ciprestes. Eles foram crescendo, o que fez com que os corredores fossem ficando cada vez mais estreitos. O mais divertido é percorrer as suas duas metades em busca de 4 bandeiras. E o mais interessante é que os truques usados na primeira metade do labirinto não ajudam a pessoa a sair da segunda.

06 – Hampton Court

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 6
Outro labirinto que fica na Grã-Bretanha. Este, de Hampton Court, é um dos mais antigos do mundo. O mais interessante é que a saída dá para uma área interna. O labirinto foi desenhado por George London e Henry Wise e construído em 1700. Ele é conhecido pela sua complexidade e pelos muitos caminhos sem saída e voltas inesperadas que deixam os turistas completamente perdidos. Em geral, as pessoas demoram 20 minutos para conseguir sair do espaço, em forma de trapézio.

07 – Feira de Turismo em Neve e Gelo

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 7
A quarta edição do evento, feito em comemoração ao Ano Novo Chinês de janeiro de 2009, abrigou este gélido e brilhante labirinto. A feira aconteceu em Xining, capital da província de Qinghai, na China.

08 – Jardim El Capricho

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 8
Embora seja um dos maiores tesouros de Madrid, ele não é muito conhecido porque não está no centro da cidade. O jardim onde fica o labirinto foi criado pela duquesa de Osuna na alameda que tem o mesmo nome. O labirinto apresenta 14 hectares e é aberto ao público. No outono, suas folhas ficam laranja e a paisagem sugere influências da Inglaterra, Itália e França.

09 – Luzes da Oktoberfest

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 9
Este labirinto “psicodélico”, feito de luzes multicoloridas, foi instalado em 2008 na Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

10 – Labirinto Davis Mega

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 10
É o maior labirinto de milho do mundo. Foi criado em 1998 e o mais interessante é que o seu desenho muda de um ano para outro. É um lugar onde você pode ficar apenas 30 minutos ou 3 horas. Ele apresenta mais desafios do que apenas encontrar a saída e conta com pontes que permitem ao visitante olhar de cima e encontrar o melhor caminho para o final.

11 – Parque abandonado Bambiland

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 11
Localizado em Pozarevac, na Sérvia, o parque de diversões era um projeto comercial do filho do ex-presidente Slobodan Milosevic, Marco. O parque foi abandonado e saqueado quando ele fugiu do país, em 1999.

12 – Reignac-sur-Indre

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 12
Esse maravilhoso labirinto francês fica dentro de um parque de girassóis. Todo inverno são plantadas novas sementes e na primavera, quando os girassóis crescem, o labirinto renasce. Graças a uma técnica especializada de plantio, as formas sempre são diferentes. Além disso, como no caso do Davis Mega, esse labirinto também possui pés de milho.

13 – Plantação Dole

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 13
No Havaí está o labirinto mais longo do mundo, com mais de 10 mil plantas tropicais espalhadas por 4,8 km. Ele pertence a uma empresa que planta frutas e no seu centro há um abacaxi. É preciso comprar entradas com antecedência e, em seu site, a empresa recomenda que as pessoas baixem um aplicativo que pode ajudá-las a encontrar a saída.

14 – Labirinto de LaSalle

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 14
Este trabalhado campo de aproximadamente 56.656 metros quadrados foi fotografado em 2002, na região de LaSalle, no estado de Colorado, EUA. Criado pelo fazendeiro Glen Fitzer, o labirinto possui cerca de 3,2 quilômetros de trajetos e 85 pontos de decisão no caminho até a saída. Os caminhos formam o desenho de uma águia e os dizeres “God Bless America” (“Deus Abençoe a América”).

15 – aMAZEme

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 15
Criado pelos artistas brasileiros Marcos Saboya e Gualter Pupo, o labirinto foi construído no Southbank Centre, em Londres, utilizando 250 mil livros.

16 – Labirinto de Horta

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 16
O labirinto de Horta foi construído em 1802 dentro da cidade de Barcelona, na Espanha. Ele se encontra aos pés da montanha de Collserola e, embora não esteja no centro, é bastante visitado por turistas. É parte de um conjunto de jardins neoclássicos com estátuas de personagens mitológicos e fontes com diversos tipos de peixes. Os visitantes podem sair em 20 minutos e, no final, têm acesso a um mirante de onde é possível ver os jardins de muitos ângulos.

17 – Il Labirinto de Villa Pisani

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 17
Em 1702, na grande Veneza, foi construído um dos labirintos mais complexos do mundo. Ele é tão complicado que dizem que em 1807 Napoleão se perdeu em um dos 9 círculos. Mas resolver esse desafio compensa: no final, é possível subir em uma bela torre com mirante e curtir uma vista incrível.

18 – Campo de Kunar

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 18
Este labirinto não planejado cresce naturalmente na província de Kunar, no Afeganistão.

19 – Cool Patch Pumpkins

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 19
Situado em Dixon, no estado da Califórnia, esse labirinto de plantação de milho foi considerado como o maior do tipo no mundo pelo livro Guinness de recordes mundiais em 2007, com aproximadamente 161.874 metros quadrados de área.

20 – Annaberg-Buchholz

20 labirintos deslumbrantes pelo mundo 20
Localizado no distrito de Erzgebirgskreis, Alemanha, este labirinto foi criado em 2012 por Robert Glenn Ross West e Markus Mueller. Descrito pelos artistas como uma metáfora para a vida, ele é formado por mais de 8 quilômetros de filme plástico transparente.

Qual desses labirintos você gostaria de visitar primeiro? Se tivesse um grande jardim, construiria um labirinto para divertir e confundir os seus amigos? Deixe seus comentários.

Fechar