7 frases manipuladoras mais comuns e como rebatê-las

7 frases manipuladoras mais comuns e como rebatê-las 7 frases manipuladoras mais comuns e como rebatê-las

Ninguém manipula outra pessoa com boas intenções, entretanto, frases manipuladoras geralmente são interpretadas como provas de amor ou preocupação. O pior de tudo é que a sua capacidade de se camuflar como carinho pode torná-la uma das formas mais insidiosas de abuso.

“Só porque algo não seja totalmente mentiroso, não significa que seja verdade. Um mentiroso sabe que é um mentiroso, mas aquele que conta apenas partes da verdade a fim de enganar os outros, esse é um mestre da destruição”, escreveu Criss Jami.

Não permita que a sua vida seja envenenada pelas palavras doces de um manipulador. Apoie-se firmemente no seu senso de controle e faça suas próprias escolhas. Se a manipulação se tornar frequente, considere o término do relacionamento. A manipulação não é baseada apenas no controle sobre o outro, ela esconde um fundo de egoísmo exacerbado.

Existem algumas linhas comuns de pensamento que os manipuladores gostam de explorar para obter o que eles querem. A seguir estão as 7 frases manipuladoras mais comuns em conjunto com respostas lógicas que buscam a autopreservação:


1 – Veja o que você me fez fazer!

Resposta lógica: Eu não tenho o poder de obrigar você a fazer nada. Você escolheu reagir da forma que reagiu, então precisa assumir a responsabilidade pelas suas próprias ações porque eu não posso fazer isso por você.


2 – Como você ainda pode estar com raiva de mim, mesmo depois de eu ter comprado aquele colar lindo para você?

Resposta lógica: Meu perdão não pode ser comprado com dinheiro. Você foi muito gentil em fazer isso, no entanto, se este colar é para comprar o meu perdão, ele não é um presente, mas sim um suborno, pode pegá-lo de volta se quiser.


3 – Deixe-me verificar seu telefone, com quem você esteve falando? Não é que eu não confie em você, é nas outras pessoas que eu não confio.

Resposta lógica: Você não tem que confiar nas outras pessoas. Você tem que confiar apenas em mim para ser fiel e honesto. Quando você se comporta dessa maneira, presume que eu seja uma pessoa muito fraca ou trapaceira e eu não sou nenhuma das duas.


4 – Eu quero que você fique em casa porque isso é o melhor para os nossos filhos, eu só quero protegê-la.

Resposta lógica: A melhor coisa para os meus filhos é ter uma mãe feliz. A escolha de trabalhar ou ficar em casa é minha, e ao fazer o que me faz feliz estou ensinando nossos filhos a ter autonomia sobre suas próprias vidas. Você está me forçando a viver um estilo de vida que eu não quero, será que eu não posso ao menos cuidar de mim? Ou ter controle sobre a minha própria vida?


5 – Estou fazendo o que é o melhor para nós dois.

Resposta lógica: O melhor para nós dois é tomar decisões como um casal. O melhor para mim é ter a minha opinião ouvida e respeitada. Será que o seu jeito de fazer as coisas é o melhor para nós ou é o melhor só para você?
Se você está tendo pensamentos de auto-agressão ou suicídio, é preciso que você consulte um psicólogo. Já fiz minhas escolhas e expliquei as razões pelas quais estou o deixando, não irei voltar atrás na minha decisão.


6 – Se você me deixar, vou me matar.

Resposta lógica: Se você está tendo pensamentos de auto-agressão ou suicídio, é preciso que você consulte um psicólogo. Já fiz minhas escolhas e expliquei as razões pelas quais estou o deixando, não irei voltar atrás na minha decisão.


7 – Eu sei que você não quer ter filhos agora, mas nós podemos pelo menos tentar? Eu só quero ter uma família.

Resposta lógica: Uma família pode assumir várias formas diferentes, mas o traço comum entre elas é o sentimento de respeito mútuo. Eu tenho o direito de escolher quando teremos um filho, avisarei quando estiver pronta.


Da mesma forma que CJ Roberts escreveu em seu livro (Seduzida na escuridão): “Eu venho fazendo isso há muito tempo, manipulo as pessoas para obter o que quero e é por isso que você pensa que me ama, porque eu a destruí e a reconstruí novamente fazendo-a acreditar nisso; não foi um acidente. Quando você me deixar, perceberá a verdade”. Às vezes é preciso se afastar da pessoa manipuladora para perceber o que realmente está acontecendo, outras vezes tomar uma posição mais firme basta para resolver o problema, no entanto, se a manipulação continuar, não hesite em sair dela, pois só você tem o direito de controlar a sua vida.

Fechar
Fechar