A evolução da ambição humana


0

Texto 1

Vira e mexe vemos retratados em novelas, filmes e seriados aqueles personagens frios e malvados, que fazem de tudo para alcançar seus objetivos pessoais doa a quem doer e sem se preocupar com familiares e amigos.

Não dificilmente associamos a ambição cega e desenfreada a este tipo de comportamento.

E não é à toa, já que ser ambicioso pode ser sim um assunto bem polêmico, cheio de prós e contras e um assunto que dá muito pano para manga igualmente em uma conversa de bar informal com colegas ou em um encontro mais intelectual como um café filosófico.

Afinal, ser ambicioso é algo bom ou ruim? A ambição pode ter um lado positivo e qual seria?

A ambição é um sentimento como qualquer outro e, assim como outras facetas da vida humana, tem seu lado positivo e negativo, dependendo do ponto de vista e da forma como é empregado.

Basicamente, é algo que pode ser muito bom sim. Sem ambição somos seres passivos e sem vontade de ir além, de ver o outro lado, de conhecer mais.

Ser ambicioso pode nos jogar para o novo e despertar em nós o prazer pelo conhecimento e aquela fome de sempre querer saber mais. Como algo assim poderia ser ruim?

Fonte: http://saiadolugar.com.br/ser-ambicioso-e-bom-ou-ruim/

Texto 2

Para Lícia Egger Moellwald, consultora da área de treinamento corporativo e professora da Universidade Anhembi Morumbi, a ambição é vista como o caminho ideal para o sucesso. Mas é importante ter muito cuidado para não perder os limites na busca de ascensão. “Um profissional ambicioso deve ser ético, acima de qualquer coisa”, ressalta Lícia. “Quando se torna uma obsessão, a ambição será muito prejudicial”, acrescenta.

Para ela, a pressa para alcançar os objetivos faz com que muitos ambiciosos percam os limites e acabem comprometendo seu futuro nos negócios. “Puxar o tapete dos colegas, não reconhecer a participação deles em trabalhos que tiveram resultados positivos, não dividir informações, entre outras atitudes, faz com que o funcionário não seja bem-visto e não é recomendado em nenhuma situação”, afirma. Para Lícia, “assim como a ambição, a paciência também é uma virtude”.

Paciência, disciplina, motivação e, principalmente, saber lidar com obstáculos e não se abalar com uma derrota. Essas são as virtudes de uma pessoa ambiciosa que sabe o que quer. No caso da veterinária Regina Célia dos Santos, foram muitos os obstáculos para chegar aonde chegou. “Trabalhava em três empregos quando recebi uma proposta de sociedade em uma clínica”, conta ela, que, logo que percebeu que estava sendo enganada pelo sócio, recorreu à Justiça e teve de recomeçar tudo do zero.

“Só tinha uma escrivaninha e uma funcionária, que era a faxineira”, conta Regina. A veterinária relata com emoção o fato de ter conseguido comprar o imóvel onde ficava a clínica, depois comprar um terreno maior e construir, segundo ela, “o maior hospital veterinário particular de São Paulo”. Para Regina, sua ambição foi e ainda é fundamental em todas as suas conquistas. “Pegava trem e dois ônibus para chegar à clínica. Comi miojo para economizar. Se não fosse ambiciosa e disciplinada, não teria chegado aonde cheguei”, relata.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-ambicao-em-excesso-prejudica-a-carreira-de-qualquer-profissional/45371/


Compartilhe com os seus amigos!

0

Send this to a friend