10 melhores chás para ajudar na insônia e depressão


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Sabia que existem chás para insônia e depressão? Alguns deles possuem propriedades especiais que ajudam a dormir melhor e, por consequência, auxiliam no tratamento para aliviar e controlar os sintomas. Isso porque, quadros depressivos podem levar à insônia e quadros de insônia predispõem à depressão.

Dormir bem é importante não só para a sua saúde física, mas também mental. O sono em dia recupera as energias e também ajuda o cérebro a analisar e assimilar todas as informações do dia. Por isso, é tão importante não só dormir, como dormir bem.

Apesar de serem coisas diferentes, insônia e depressão podem estar conectadas. A insônia é um distúrbio do sono que faz com que a pessoa tenha dificuldade para pegar no sono ou dormir. Já a depressão é uma doença psiquiátrica grave, sendo alguns dos seus sintomas mais conhecidos a tristeza profunda e a baixa autoestima.

Mas, como tomar chá pode me ajudar?

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Os chás para insônia e depressão, geralmente, apresentam propriedades calmantes e relaxantes, que amenizam a ansiedade e aumentam a produção de melatonina, o hormônio que causa sono. Assim, ao ficar mais relaxado e calmo, é mais fácil conseguir dormir.

Dormir é essencial para quem tem depressão ou insônia, porque isso ajuda o cérebro a ter mais disposição para seguir as orientações do psicólogo ou psiquiatra, melhorando os resultados do tratamento.

Quais os chás para insônia e depressão mais indicados?

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

1. Chá de erva-de-são-joão

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Esse tipo de chá é muito usado por universitários, pois essa bebida tem o poder de aliviar o estresse depois de uma prova difícil.

Além disso, o ché de erva-de-são-joão é bastante conhecido como um antidepressivo e um excelente caminho para diminuir a ansiedade, estresse e a depressão.

Uma vez que a ansiedade e o estresse afetam o sono, não é de se admirar que as pessoas que sofram com insônia recorram com tanta frequência a esse chá para poder dormir.

2. Chá de hortelã-pimenta

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A verdade é que o chá de hortelã-pimenta tem uma grande função estimulante e que auxilia no relaxamento do corpo – dependendo da condição da pessoa.

Além de ajudar no combate da insônia e dos sintomas da depressão, o chá de hortelã-pimenta ajuda na digestão e nas dores de cabela.

3. Chá de lavanda

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O chá de lavanda é outro medicamento natural do sono na indústria de óleos essenciais.

Esse tipo de bebida quente é bastante usado para auxiliar no sono, no relaxamento e no alívio do estresse e da depressão.

Além disso, existem alguns relatos de que consumir o chá de lavanda não só auxilia a adormecer na hora de dormir.

Mas também pode garantir que a pessoa continue dormindo e tenha uma noite de sono mais repousante.

4. Chá de gengibre

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A verdade é que muitas pessoas ao redor do mundo usam o gengibre por essa erva ter propriedades estimulantes que mantêm a pessoa acordada.

Já outras consomem o chá de gengibre para ir dormir. É por isso que você tem que fazer o teste e ver qual reação o chá de gengibre fará em você.

Além disso, o chá de gengibre é muito conhecido por auxiliar na digestão e no alívio das náuseas.

Assim como também o chá de gengibre é bastante usado para quem sofre com depressão e quer aliviar os sintomas da doença relaxando o pouco o corpo.

5. Chá de banana

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Você já tomou ou já ouviu falar no chá de banana? Por mais que esse tipo de chá não seja muito conhecido, essa bebida tem a capacidade de ajudar as pessoas a adormecer e a permanecer dormindo.

Para as pessoas com insônia, o chá de banana é uma ótima escolha de remédio natural para se livrar da dificuldade de pegar no sono durante a noite.

Isso porque as bananas têm magnésio e potássio que auxiliam no relaxamento dos músculos e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o chá de banana tem sido a escolha para muitas pessoas que sofrem com depressão e tem dificuldades para dormir a noite.

6. Chá de erva-cidreira

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Primeiramente, você precisa entender que o chá de erva-cidreira por si só não tem nenhuma evidência convincente de sua capacidade de ajudar na hora de dormir.

Porém, o chá de erva-cidreira é bastante conhecido por ajudar a indigestão e ansiedade, que podem afetar seu sono.

Querendo ou não, esse tipo de chá ajuda de certa forma quem sobre com insônia e sintomas da depressão.

Para os amantes de remédios naturais, muitas das vezes o chá de erva-cidreira é combinado com camomila e valeriana para uma bebida antes de ir dormir.

7. Chá de valeriana

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Mesmo que esse tipo de chá seja recomendado para pessoas com insônia e depressão, cuidado com ele, pois está comprovado que o chá de valeriana contém propriedades sedativas.

Se você está procurando um medicamento natural para combater a insônia e aliviar os sintomas da depressão, busque auxilio no chá de valeriana.

8. Chá de açafrão

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O fato é que este ingrediente tem conquistado várias pessoas ao redor do mundo pela sua eficácia em relação à saúde do corpo.

O chá de açafrão contém uma grande quantidade de curcumina, um poderoso antioxidante que auxilia na desintoxicação, anti-envelhecimento e até mesmo no combate e prevenção de câncer.

Além disso, o chá de açafrão também é bastante conhecida por induzir o sono, assim como reduzir os sintomas da depressão.

9. Chá de camomila

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Muitas pessoas quando pensam em chás para acalmar e relaxar o corpo, a erva da camomila é o tipo que mais vem à cabeça.

Você já parou para analisar que a maioria das marcas de sabores para dormir são de camomila? Não é a toa que o chá de camomila é muito eficaz para combater a insônia.

10. Ervas chinesas

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A área de medicina da China adotam uma abordagem diferente e observa que certas combinações de ervas para chá afetarão a forma como o corpo funciona.

O fato é que muitos tipos de chás chineses são ótimos para aliviar os sintomas da depressão, assim como ajudar pessoas com dificuldades para dormir durante a noite.


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