Curiosidades

Curiosidades sobre o Dia das Crianças

Curiosidades sobre o Dia das Crianças

Hoje trouxemos algumas curiosidades super interessantes sobre o Dia das Crianças pelo mundo todo.

O dia das crianças é celebrado por diferentes nações ao redor do globo com o objetivo de homenagear os pequeninos e promover atividades que os entretenham e os deixem mais felizes. Contudo, a data desta comemoração costuma variar de país para país.

Dia das crianças em outros pais:

Curiosidades sobre o Dia das Crianças 1
Desde 1980, dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:

Japão – a data no país é a de 3 de março para meninas, sendo expostas muitas bonecas e em 5 de maio, exclusivamente para meninos, quando há grandes exposições de bonequinhos que parecem samurais. Na China, o Dia das Crianças é 5 de maio, também;
Nova Zelândia – a época é o último domingo do mês de outubro. Trata-se de um feriado, no qual as pessoas se reúnem em família, crianças brincam para valer e pais interagem com seus pequenos. Além disso, é escolhido um animal para ser homenageado na ocasião;
Moçambique – em 1 de junho se celebra a homenagem às crianças moçambicanas, lembrando massacres ocorridos por parte do exercito nazista, no ano de 1943. Não se trata de uma comemoração, mas sim reflexão e estímulo à proteção infantil local;
Turquia – a comemoração no país é em 23 de abril e se assemelha ao Brasil , porque se trata de um momento em que crianças são presenteadas e passeiam com seus familiares;
Índia – o dia 12 do mês de novembro é também o dia em que completa mais um ano de comemorações a Jawahrial Nehru;

A ONU estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Universal das Crianças. Essa data foi escolhida por conta de um marco histórico, afinal, justamente em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nada mais oportuno do que transformar essa data em um dia para celebrar, até porque o maior presente que uma criança pode receber é o respeito. A declaração veio para garantir esse presente!

Tudo pelos Brinquedos:

Curiosidades sobre o Dia das Crianças 2
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. O faturamento foi excepcional.

Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, sem o mesmo êxito. As empresas fabricantes de brinquedos então, de comum acordo, adotaram o dia 12 de outubro como o dia da criança. Desde então, a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Curiosidades sobre o Dia das Crianças 3
Na constituição de 1988 foi lançado pelo governo brasileiro o Estatuto da Criança e do Adolescente, que é uma série de leis importantíssimas, que protegem os direitos das crianças. Por exemplo, ele diz que “toda criança tem direito à educação, à saúde e moradia”, portanto, quando alguém se recusa a deixar uma criança ir à escola, a um hospital quando estiver doente, ou que tenha uma casa para morar, essa pessoa estará indo contra a lei, cometendo um crime, e pode até ser presa.

Porém, mesmo assim, com todas essas leis que protegem os direitos de todas as crianças, nós sabemos que elas não são tão eficazes assim, pois existem milhões de crianças brasileiras que vivem nas ruas, dormem nas calçadas, pedem esmolas, não têm casa, comida, família ou escola. A lei do ECA já ajudou a mudar bastante a realidade das crianças, mas ainda há muito a ser mudado.

Fechar