Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie


Share via

Habitante de regiões desérticas do sul da África, o lagarto-tatu (Ouroborus cataphractus), adulto, mede entre 15 e 20 centímetros de comprimento apenas. Ele é tão pequeno que chega a ser fofo, parecendo um filhote de dragão.

Lagarto-tatu vira “bolinha” para se proteger

Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie 2

A característica que mais chama a atenção no lagarto-tatu é seu mecanismo de defesa. Quando se sente ameaçado, ele morde a ponta da própria cauda e se enrola formando uma bolinha de escamas pontiagudas.

Enrolado, o animal protege sua barriga, que é exposta e macia devido à ausência de escamas. O lagarto-tatu é capaz de permanecer por até uma hora nessa posição, até que o perigo desapareça.

Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie 3

Alimentação do lagarto-tatu

O lagarto-tatu se alimenta basicamente de insetos (cupins, principalmente) e pequenos invertebrados.

Lagarto-tatu cuida dos filhotes

O lagarto-tatu é uma das poucas espécies de répteis que não bota ovos. A fêmea dá à luz um ou dois filhotes apenas por ano e tem período de gestação de seis a oito meses.

Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie 4

Ao contrário da grande maioria dos répteis, o lagarto-tatu cuida da prole e pode ficar um ano alimentando seus filhotes.

Seria um filhote de dragão? É impressionante essa espécie 5

Outro comportamento incomum do animal é a formação de comunidades. A espécie é considerada uma criatura social e raramente é vista sozinha na natureza.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend