20 malefícios do açúcar para a saúde e imunidade


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O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.

Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como musses e bolos, também é prejudicial à saúde, sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável e evitar o excesso de peso.

Você é apaixonado por comidas e bebidas com muito açúcar e agradável ao paladar? Saiba que o excesso de açúcar na sua alimentação diária pode transformar você em uma pessoa doente?

Confira a seguir alguns malefícios do açúcar em sua vida e entenda como alimentos e bebidas derivados dele pode prejudicar sua qualidade de vida com um todo.

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1. Você pode se tornar uma pessoa viciada em açúcar

A verdade é que os alimentos e bebidas com açúcar aumenta os níveis da dopamina, assim, construindo uma parte importante dos centros de recompensa e do prazer do cérebro.

Esse aumento dos níveis de dopamina em uma forma semelhante aos efeitos da morfina e do tabaco.

Além disso, existem evidências do crescimento da abstinência do açúcar quando consumido em excesso, marcando assim transtornos de dependências.

2. O açúcar faz as gengivas sangrarem

Um fato que não deve ser ignorado é que boas partes das crianças atualmente já crescem aprendendo sobre a ligação entre ter cáries e doces.

Uma dieta mesmo balanceada mais rica em açúcar pode inflamar as gengivas, assim, aumentando o risco de doenças na boca.

Os sinais de que a pessoa está consumindo muito açúcar a ponto de afetar as gengivas são:

  • Mau hálito;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Dentes sensíveis.

3. O excesso de açúcar estragam os dentes

Você sabia que as bactérias na boca se desenvolvem com o açúcar? Isso acontece porque o açúcar fornece energia para esses microrganismos, assim, fazendo com que eles se multipliquem.

4. Aumenta os sintomas da depressão

Pessoas com uma dieta rica em açúcar adicionados e grãos refinados têm um risco maior de desenvolver depressão.

5. Pressão alta

Alimentos e bebidas com muito açúcar são piores que o sal para pessoas com hipertensão.

Uma dieta rica em açúcar pode empurrar a pressão arterial acima do limite de 120/80, considerado o limite superior do normal.

6. Tira o fôlego

Os cientistas há muito tempo já suspeitam da ligação de bebidas adoçadas e alimentos com muito açúcar com a asma.

7. Alimentos açucarados

Cuidado com o seu consumo em excesso de comidas industrializadas, pois elas contêm muito açúcar. Evite produtos assim, como, por exemplo, pó de alfarroba, xarope de milho, mel e maltose.

8. Prejudica o IMC

Pessoas que têm problemas e dificuldades para mentar o peso ideal batalham contra a vontade de consumir açúcar.

Assim como os seus derivados, o açúcar é um dos inimigos principais das pessoas que querem equilibrar o Índice de Massa Corporal.

9. Desenvolver problemas no coração

A verdade é que a maioridade das bebidas e alimentos embalados contém açúcar adicionado nas suas composições.

Por isso, para ter uma vida saudável e evitar que o açúcar faça mal para o seu coração, evite alimentos embalados.

10. Aumento do nível do colesterol

À medida que o consumo de açúcar vai crescendo, os níveis de colesterol bom cai, assim, aumentando o risco de doenças no coração.

11. Cuidado com as bebidas energéticas

Nós estamos consumindo menos bebidas com açúcar do que há uma década. O lado ruim disso é que as pessoas estão substituindo bebidas saudáveis por opções igualmente perigosas para a saúde, como, por exemplo, os energéticos.

12. Desenvolver insônia

Consumir alimentos com muito açúcar durante a noite está ligado a um sono leve, com menos poder restaurador e mais interrompidamente.

13. O consumo de açúcar deixará você mais velho

Uma pessoa pode envelhecer de 4 a 6 anos a mais se consumir um bebida com açúcar todos os dias. Esse efeito de envelhecimento é comparado com o hábito de fumar regularmente.

14. Viciar as células cancerosas em açúcar

Já foi comprovado pela ciência que existe uma grande ligação entre o açúcar e o carcinoma de células escamosas.

Com o desenvolvimento dessa ligação por causa do consumo excessivo de açúcar, fica difícil o tratamento e é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de cânceres no pulmão.

15. Os mais atraídos pelo açúcar são os adolescentes

Como isso pode ser um malefício? Simples, o consumo excessivo e açúcar está altamente relacionado:

  • Colesterol algo em crianças e adolescentes;
  • Cáries nos dentes;
  • Diabetes tipo 2;
  • Ganho de peso.

O açúcar quando não consumido com moderação só faz crescer as taxas de obesidade entre crianças e adolescentes.

16. Evite adoçantes “mais saudáveis” que outros

As pessoas que estão tentando diminuir o consumo de açúcar precisam ter um pouco de cuidado com o mel ou os outros benefícios antioxidantes do xarope. Mas, como assim?

Você precisa entender que todo o açúcar fornece energia na forma de colorias para o seu humano, porém, não é presente uma quantidade significativa de outros nutrientes saudáveis para a saúde.

A verdade é que açúcar é açúcar, por isso, quando for tomar remédio ou tônicos com base em açúcar, é melhor usar de forma moderada.

17. É tão maléfico para o fígado quando as bebidas alcoólicas

Ao contrário de tantas outras formas que o açúcar se apresenta em nossas vidas, o fenômeno da frutose que ocorre naturalmente nas frutas é processada pelo nosso fígado.

Se você está consumindo muito o açúcar, é graças a tendência do ser humano por comidas e bebidas com adoçantes adicionais.

Esse hábito quanto não bem gerenciado, a pessoa estará aumentando a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Preste atenção nesse malefício do açúcar em sua vida, pois uma barriga de açúcar se iguala a uma barriga de cerveja e outras bebidas alcoólicas.

18. Problemas cardiovasculares

Quando as células do fígado metabolizam até mesmo o açúcar das frutas, elas geram diversos subprodutos, sendo que um deles é o triglicerídeo. Uma parte dos triglicerídeos liberados na corrente sanguínea se acumula nas paredes das artérias, bloqueando a passagem do sangue e favorecendo a ocorrência de infartos.

19. Baixa energia

O açúcar é um produto de alto índice glicêmico. Isso significa que ele produz um pico de energia inicial, mas logo em seguida essa energia reduz drasticamente. Dessa forma, a pessoa se sente cansada, esgotada e com dificuldade para realizar suas atividades. Para contornar essa sensação, ela come com maior frequência, o que pode desencadear a obesidade e outros problemas.

20. O consumo exagerado do açúcar está liado à demência

Foi encontrado uma ligação molecular entre dietas açucaradas e o sintoma precoce de Alzheimer em pessoas que fazem o uso exagerado de açúcar em comida e bebida.

Além disso, vários pesquisadores descobriram que a glicação causa problemas a uma enzima importante do nosso corpo.

A glicação é uma reação pela qual a nossa glicose afeta as células do nosso corpo. Isso está envolvida na redução do acúmulo anormal de proteínas em nosso cérebro, assim, caracterizando doenças.


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