Entretenimento

7 filmes sobre crescimento pessoal

O cinema é um excelente meio para contar todo tipo de história e transmitir mensagens ao público. Entre elas, podemos encontrar filmes sobre crescimento pessoal. São exemplos muito válidos para saber como desfrutar de um melhor crescimento pessoal, tanto a nível pessoal quanto profissional.

Além disso, nunca é demais desfrutar de uma boa sessão de cinema com amigos ou familiares, descobrindo filmes interessantes e compartilhando gostos em comum. Por isso, dedicamos as linhas seguintes à elaboração de uma lista dos melhores filmes sobre crescimento pessoal.


#01 – Gênio Indomável

Gênio Indomável

Este filme, também protagonizado por Matt Damon, é um excelente exemplo entre os filmes sobre crescimento pessoal. A história fala sobre Will Hunting, um jovem rebelde, mas com um imenso talento para matemática e física.

Apesar dos esforços de seus professores em motivá-lo a conseguir uma vida melhor, a personalidade de Will representa para ele um desafio imenso.


#02 – A Vida é Bela

A Vida é Bela

Este lindo filme se concentra no ambiente da Segunda Guerra Mundial. Um pai e seu filho, pertencentes a uma família judaica, são enviados a um campo de concentração.

Lá, o pai tenta se manter positivo diariamente, além de convencer seu filho pequeno de que tudo aquilo que está acontecendo não é real, e de que, na verdade, eles estão participando de um concurso.

Roberto Benigni, o ator protagonista e diretor do filme, tenta proteger seu filho dos horrores e das barbaridades da Alemanha nazista. Além disso, destaca-se o fato de que o filme é baseado na história do pai do próprio Benigni, que passou três anos em um campo de concentração.


#03 – Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante

O último filme sobre crescimento pessoal que comentamos aqui é a história de John Forbes Nash, um excêntrico gênio de exatas que sofre de esquizofrenia. O protagonista enfrenta esta terrível doença enquanto desenvolve uma teoria matemática que revoluciona muitos campos da ciência.

A verdadeira magia da história é a visão que a doença de Nash oferece. O quão importante é a vontade do paciente em enfrentar os próprios sintomas, ao mesmo tempo em que tenta aprender a viver com as alucinações.

Para isso, Nash tem que aprender a confiar cegamente nas pessoas que ama: entende que se elas veem ou escutam o mesmo, o que acontece é real.

Assim, Nash, interpretado por Russell Crowe, enfrenta seus demônios com a ajuda de seus amigos e de sua esposa, até ganhar o Prêmio Nobel no ano de 1994. Falamos de um personagem que foi muito mais que um matemático brilhante, já que sua biografia é uma grande história de superação.


#04 – À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade

Este excelente filme sobre crescimento pessoal é protagonizado por Will Smith, que, junto com o seu próprio filho, conta a vida de Chris Gardner. Este papel fez com que Will Smith fosse indicado ao Oscar de melhor ator.

Na história, Chris Gardner é um pai divorciado que tenta conseguir uma vida melhor para seu filho e para si mesmo.

Ambos enfrentam inúmeros obstáculos para alcançar a felicidade e cumprir seu sonho de uma vida tranquila e melhor. Com esta história, podemos ver como um homem enfrenta seu dia a dia, lutando continuamente pelo sucesso. O longa foi baseado em fatos reais.


#05 – Forrest Gump: O Contador de Histórias

Forrest Gump: O Contador de Histórias

Outro dos filmes sobre crescimento pessoal mais famosos é Forrest Gump, a história de um homem com um leve atraso mental, mas com um caráter incrível e uma vitalidade invejável.

O filme conta a história do protagonista, desde criança até a vida adulta, passando por momentos muito significativos da história dos Estados Unidos, como a Guerra de Vietnã, e misturando, de uma forma muito curiosa e com toques de humor, o protagonista com alguns personagens históricos famosos.


#06 – Invictus

Invictus

Este filme, também baseado em fatos reais, se ambienta nos momentos em que Nelson Mandela saiu da prisão e alcançou a presidência da África do Sul.

Depois disso, o recém nomeado presidente motiva a seleção nacional de rugby a ganhar a Copa Mundial de Rugby de 1995, com o objetivo de unir a população de brancos e negros do pais, evitando, assim, um grave conflito social que poderia levar a uma guerra civil.

Este filme, protagonizado por Morgan Freeman e por Matt Damon, narra uma história muito dura e preciosa sobre a superação de um time de um país em conflito e sua luta para alcançar a vitória no campeonato.

Caso você não seja fã de rugby e não conheça o resultado daquela Copa do Mundo, o mais recomendável é que você assista ao filme antes de pesquisar sobre o campeonato.


#07 – À Espera de um Milagre

À Espera de um Milagre

Um carcereiro tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: Coffey, um negro enorme, condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados.


Qualquer um dos filmes citados, além de nos proporcionar um bom momento de relaxamento, servirá para nos fazer refletir sobre a nossa natureza: sobre nossas fraquezas, mas também sobre nossas forças e possibilidades.