A história por trás dos médicos da Peste Negra


Share via

Você provavelmente já os viu em gravuras antes. Figuras misteriosas e um tanto assustadoras, vestidas da cabeça aos pés em couro oleado, usando óculos e máscaras de bico. Assim sendo, a vestimenta dos médicos da peste passou a representar os horrores da Peste Negra e a estranheza da medicina medieval. No entanto, o traje da máscara de bico apareceu somente cerca de três séculos após a Peste Negra, na década de 1340.

Por que os médicos da peste usavam máscaras de bico?

A primeira menção do famoso traje dos médicos da peste é encontrada em uma obra de meados do século XVII, escrita por Charles de Lorme. Ele era médico real no serviço do rei Luís XIII da França. Lorme escreveu que, durante um surto de peste em 1619 em Paris, desenvolveu uma roupa feita inteiramente de couro de cabra marroquino. A vestimenta incluía também calças, casaco longo, chapéu e luvas. Dessa maneira, o uso desse equipamento de proteção sugere que os médicos estavam mais preocupados em pegar a praga diretamente de seus pacientes, do que do próprio ar.

O que você sabe sobre a história dos médicos que usavam uma máscara bizarra? Neste vídeo, o nosso querido Ivan Lima conta um pouco da história dos famosos médicos da peste.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend