Como são os uniformes escolares em alguns países


Share via

Embora a infância seja algo comum entre todas as pessoas do mundo, visto que é impossível pular essa etapa, o sistema de educação colocado em prática ao redor do mundo é diferente. Cada país conta com o seu próprio sistema educacional e suas especificidades podem variar bastante em vários aspectos. Esses vão desde a estrutura do ensino (duração, carga horária e outras) até a obrigatoriedade ou não do uso de uniforme. Na verdade, algumas escolas exigem o uso de uniformes, enquanto outras abrem margem para que os alunos usem as roupas de sua preferência. É possível, encontrar dentro de um mesmo país, mais de um tipo de uniforme.

Seu uso acaba revelando aspectos culturais muito interessantes e mostra que a roupa usada pelos alunos também é uma marca importante das tradições e da história de determinada nação. E foi pensando um pouco sobre o assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Hoje, o Tediado vai te mostrar como são os uniformes em alguns países do mundo. Acompanhe conosco!

1 – Malásia

Como são os uniformes escolares em alguns países 2

Durante o ensino primário, as meninas usam uma espécie de avental azul marinho com camisa branca sobre uma saia; os meninos usam calça comprida ou bermuda. Quando ficam um pouco mais velhos, os meninos passam a usar calça verde e gravata e as meninas podem vestir saia, avental ou uma túnica que cobre todo o braço.

2 – Turquia

Como são os uniformes escolares em alguns países 3

Embora em 2012, o uso tenha sido oficialmente abolido, hoje em dia algumas escolas ainda exigem a utilização de uniforme. O padrão predominante é cinza com camisa branca. Os alunos da educação primária costumam usar macacões pretos ou em tons de azul marinho, mas, em geral, cada escola pode seguir suas próprias normas.

3 – Nepal

Como são os uniformes escolares em alguns países 4

Tanto nas escolas públicas como nas privadas é obrigatório o uso de uniforme, e é a escola que decide a cor. Geralmente, meninos e meninas usam camisa branca, uma pequena gravata, uma malha ou um terno. Os meninos podem usar camisa de manga longa.

4 – Índia

Como são os uniformes escolares em alguns países 5

O uniforme dos meninos inclui uma camisa de manga longa com cores claras e uma calça comprida e escura; já o das meninas é composto por uma camisa clara e uma saia longa e de cintura alta para os dias de frio e curta para os dias de calor. Em algumas escolas, todos os jovens também precisam usar os mesmos modelos de calçados.

5 – Indonésia

Como são os uniformes escolares em alguns países 6

Em todas as escolas do país é obrigatório o uso de uniforme. O padrão que vemos na foto é bastante tradicional, mas pode variar dependendo do ano escolar em que o aluno estiver. Durante o ensino primário, há um predomínio da cor vermelha nas saias e calças; nos primeiros anos do ensino fundamental, a cor usada é o azul marinho e, nos últimos anos, ou o aluno continua usando azul marinho ou pode usar um uniforme em um tom cinza-escuro.

6 – Ucrânia

Como são os uniformes escolares em alguns países 7

O uniforme foi considerado pela revista Vogue um dos mais estilosos do mundo, principalmente pelas meias brancas e pelas blusas com detalhes que dão um aspecto elegante e, ao mesmo tempo, despojado. Os rapazes também têm um uniforme bastante elegante, que inclui calça social, camisa, gravata e terno.

7 – Haiti

Como são os uniformes escolares em alguns países 8

A maioria das instituições educativas do país pertence à iniciativa privada. Os uniformes no Haiti têm cores fortes e incluem uma camisa de manga curta e um macacão curto para os meninos; as meninas usam acessórios coloridos no cabelo e macacões com saia curta.

8 – Butão

Como são os uniformes escolares em alguns países 9

Os alunos precisam usar os trajes típicos do país: um gho para os homens (uma espécie de túnica presa na cintura e que se dobra e forma uma espécie de bolso na parte da frente) e uma kira para as mulheres (tecido que vai até os tornozelos). Sobre a kira, as garotas usam uma jaqueta curta chamada toego.

9 – Irã

Como são os uniformes escolares em alguns países 10

As crianças começam a frequentar a escola aos 7 anos. Se quiserem, podem ir ao jardim de infância ou entrar um ano antes na escola. Para as meninas é obrigatório cobrir braços e pernas e usar o hijab. Os meninos também usam calça comprida e camisas que cobrem todo o braço, até os punhos.

10 – Tailândia

Como são os uniformes escolares em alguns países 11

O uso de uniforme nas escolas da Tailândia é obrigatório. Durante os primeiros anos, a calça dos meninos pode ser caqui, preta ou em tonalidade de azul marinho. Eles também usam camisa branca de manga curta, meias até o tornozelo e sapato preto ou café. Já as meninas vestem camisas largas e folgadas com um laço na frente e uma saia que chega até a batata da perna. Além disso, os nomes dos alunos são bordados na camisa.

Como são os uniformes na sua cidade? Você precisou usar uniforme na escola? Se tiver uma foto, não deixe de compartilhar.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend