Prefeitura de SP passa a emitir RG em formato digital para pets


Share via

A Prefeitura de São Paulo passou a emitir na terça-feira (16) a versão digital do RGA (Registro Geral do Animal) para os pets que vivem na capital. A identificação, obrigatória na cidade desde 2001, é emitida gratuitamente, havendo agora a disponibilidade da versão digital.

Diante da necessidade de cuidar da quantidade de animais, no passado foi sancionada uma lei para que fosse feito esse controle e embora tenha saído do papel, teve pouquíssima aderência.

Mas esse quadro está prestes a mudar. Isso porque a lei sobre a obrigatoriedade do registro de cães e gatos será modernizada e passará a receber inscrições pela internet.

O cadastro funcionará como uma carteira de identidade. O tutor do pet enviará seus dados junto a uma foto do animal e receberá uma numeração que deverá ser colocada na coleira do seu bichinho.

Quando o animal se perder e for encontrado por alguém, bastará a pessoa consultar o site da prefeitura da cidade, na página de registros, e consultar o número contigo na coleira. Lá ele encontrará todos os dados do seu dono.

Essas informações também servirão para que a cidade tenha um controle da quantidade de animais domésticos, facilitando a fiscalização e o fornecimento de vacinas gratuitas para combater a raiva e outras doenças.

Prefeitura de SP passa a emitir RG em formato digital para pets 2

O RGA, Registro Geral do Animal, é obrigatório e deve ser feito para todos os pets com mais de três meses de idade.

Procedimento

Para fazer o registro é simples. Basta entrar no site do SP156, onde o interessado deverá preencher uma planilha e anexar a documentação solicitada e submeter ao portal. Com 30 dias o solicitante receberá a carteirinha do animal em seu e-mail.

Segue relação de documentos obrigatórios para a solicitação:

  • Foto do animal (que constará na carteirinha);
  • Documento de identificação oficial do tutor (responsável) com foto e número de RG e CPF;
  • Atestado de vacinação contra raiva do animal com assinatura do médico veterinário particular ou comprovante de vacinação emitido pela Prefeitura;
  • Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do responsável pelo(s) animal(is).

O RGA também poderá ser feito presencialmente no endereço indicado no portal.

Prefeitura de SP passa a emitir RG em formato digital para pets 3

Animais perdidos

Quem nunca viveu ou conhece alguém que perdeu seu animalzinho de estimação? Reencontrá-lo é muito difícil e exige um esforço sobrehumano da família. É necessário fazer uma busca na vizinhança, espalhar cartazes com a foto do pet pela cidade, divulgar nas redes sociais e esperar notícias.

Se quem perdeu o animalzinho não tiver sorte dele ser encontrado por uma pessoa de boa vontade que está realmente disposto a encontrar o dono ou por alguém que viu os anúncios, seu retorno será muito difícil.

O fim desses animais acaba sendo muito triste. Na maioria das vezes ficam na rua, abandonados e entregues à própria sorte. Passam por fome, frio e maus tratos.

Com o novo RGA esse reencontro será muito mais fácil, basta quem encontrar o bichinho perdido consultar seu número de cadastro contido na coleira e entrar em contato com o seu dono através dos dados cadastrados.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend