20 flores nacionais de diferentes países


Share via

Existem muitos símbolos nacionais que marcam a identidade de cada país. O do México, por exemplo, é uma águia dourada; já os Estados Unidos têm na águia careca o emblema de sua nação. Mas existem muitos outros símbolos que definem a riqueza de um país, entre eles as flores. Além de belas, elas normalmente representam importantes características da cultura dos diferentes países.

1 – Orquídea da Virgem

20 flores nacionais de diferentes países 2

A orquídea da virgem cresce na América Central e foi declarada como a flor nacional de Honduras porque representa vigor, beleza e distinção. Originalmente, essa orquídea não era a flor nacional desse país; contudo, em 1969, eles a escolheram porque a flor nacional anterior, a rosa, não era uma planta nativa do país.

2 – Ceibo

20 flores nacionais de diferentes países 3

Uruguai e Argentina têm a mesma flor nacional: ceibo. A Argentina a declarou flor nacional em 1943 e o Uruguai, em 1942. A flor nasce em uma árvore de mesmo nome, que também é a árvore nacional uruguaia, mas não a argentina.

3 – Rosa

20 flores nacionais de diferentes países 4

Em 1986, o presidente Ronald Reagan declarou a rosa como símbolo nacional do país. A rosa possui diferentes características dependendo da região e estima-se que existam mais de cem espécies em todo o mundo.

4 – Sacuanjoche

20 flores nacionais de diferentes países 5

Sacuanjoche é a flor nacional da Nicarágua desde 1971. O nome é de origem Nahuatl (xacuanxochitl) e significa “pena amarela preciosa”. Em várias culturas, ela é um símbolo de união e imortalidade. Usualmente, é associada ao casamento e representa amor e força espiritual.

5 – Ipê Amarelo

20 flores nacionais de diferentes países 6

O ipê é uma árvore muito conhecida na América do Sul e que também possui diferentes variedades. O ipê amarelo vive em formações abertas na mata atlântica, possui lindas flores e é amplamente utilizado no paisagismo por seu rápido crescimento. Outro símbolo do Brasil é o pau-brasil, também chamado de pau-de-pernambuco.

6 – Chuquiragua

20 flores nacionais de diferentes países 7

A chuquiragua costuma ser encontrada em pequenos arbustos da região andina e é a flor nacional do Equador. Também conhecida como a flor do caminhante ou a flor dos Andes, ela possui propriedades medicinais que ajudam a melhorar as defesas do corpo, a função intestinal e a do fígado.

7 – Flor de Mayo

20 flores nacionais de diferentes países 8

A flor de mayo é uma orquídea nativa e endêmica da Venezuela e foi declarada sua flor nacional em 1951. O nome vem do hábito de decorar um crucifixo para a comemoração da Cruz de Mayo. Ela é muito apreciada como uma flor ornamental e é usada para decorar as varandas entre os meses de março e agosto.

8 – Chaconia

20 flores nacionais de diferentes países 9

A chaconia é a flor nacional de Trinidade e Tobago. Elas nascem em uma pequena árvore e curiosamente florescem no período em que se comemora a independência das ilhas, dia de 31 de agosto.

9 – Flor de patujú

20 flores nacionais de diferentes países 10

Diferentemente dos outros países desta lista, a Bolívia tem duas flores nacionais: a flor de patujú e a cantuta tricolor (que também é a flor nacional do Peru). As duas foram reconhecidas como símbolos nacionais bolivianos em 2009, já que a cantuta costuma ser associada ao território andino e a flor de patujú com a região amazônica.

10 – Rosa de Bayahibe

20 flores nacionais de diferentes países 11

A rosa de Bayahibe é a flor nacional da República Dominicana e ela é chamada assim, porque nasce em uma região que tem o mesmo nome. Essa delicada flor não nasce em árvore, e sim em um cacto de poucas folhas que cresce apenas nesse país.

11 – Orquídea

20 flores nacionais de diferentes países 12

A orquídea colombiana, conhecida também como flor de maio ou lírio de maio, foi declarada símbolo nacional em 1936. A designação surgiu após um pedido da Academia Nacional da História Argentina, que nesse ano organizou uma exibição de flores representativas de cada país do continente americano.

12 – Cantuta

20 flores nacionais de diferentes países 13

Conhecida como cantuta ou cantu, é a flor nacional do Peru e uma das flores símbolos da Bolívia. Para os incas, era uma flor sagrada que representava a vida, sobretudo no que se refere à conservação da água e da umidade.

13 – Mburucuyá

20 flores nacionais de diferentes países 14

Mburucuyá é uma videira lenhosa e seu nome deriva da língua tupi. A flor produz uma fruta comestível e com poderes medicinais. Os guaranis a usavam sobretudo pelas propriedades analgésicas. Suas frutas têm muitas sementes e por isso são consumidas por muitos mamíferos e pássaros.

14 – Dalia

20 flores nacionais de diferentes países 15

A dalia é a flor nacional mexicana desde 1963, mas sua beleza vem deslumbrando muitas pessoas há muito mais tempo. Seu nome em Nahuatl é atlcotlixochitl, que poderia ser traduzido como “flor de tubo aquático”. Ela também era conhecida entre os astecas como xicama-xochitl, que significa “flor de camote” por conta de suas raízes tuberosas.

15 – Lavanda

20 flores nacionais de diferentes países 16

A lavanda é uma flor aromática encontrada na região mediterrânea e é a flor nacional de Portugal. Ela possui mais de 47 diferentes espécies. No país ibérico, existe uma casa de campo chamada Quinta das Lavandas, que tem 6 hectares de plantios de lavanda.

16 – Orquídea negra

20 flores nacionais de diferentes países 17

Esse curioso tipo de orquídea é a flor nacional de Belize. Diferentemente de outras orquídeas desta lista, essa tem um formato de concha marinha, e é daí que vem o seu nome científico (Conchelata).

17 – Copihue

20 flores nacionais de diferentes países 18

Copihue é símbolo nacional do Chile desde 1977. Há uma lenda mapuche que narra a trágica história de amor entre Copih e Hues, que pertenciam a tribos inimigas. O nome da flor é uma combinação das iniciais dos nomes das duas tribos: copihue.

18 – Craveiro

20 flores nacionais de diferentes países 19

O craveiro cresce na península ibérica e é a flor nacional espanhola. Ela é conhecida por suas propriedades relaxantes e por isso pode ser usada em infusões para diminuir o estresse ou mesmo como um relaxante muscular.

19 – Flor do Espírito Santo

20 flores nacionais de diferentes países 20

A flor do Espírito Santo é um tipo de orquídea que nasce no Panamá e é considerada a flor nacional desde 1980. Essa orquídea tem uma força simbólica especial no país e em setembro é realizada uma exposição chamada de Expofeira do Espírito Santo na região de Las Minas em sua homenagem.

20 – Guaria morada

20 flores nacionais de diferentes países 21

A guaria morada, ou flor da candelária, é um tipo de orquídea que cresce no México e na América Central, sobretudo nas regiões da mata. Além de muito usada em festas nacionais e religiosas, essa flor foi usada em notas de cinco colóns, considerada uma das notas mais belas do mundo.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend