Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Atingir o alto nível da categoria em que se compete é um dos principais objetivos da carreira de qualquer atleta. Sendo assim, a vida profissional desses esportistas tem começado cada vez mais cedo e exigido cada vez mais dedicação, treino e comprometimento.

Se para ser campeão e se destacar alguns atletas dedicam quase que uma vida inteira, para outros essa tarefa parece não ser o suficiente. Alguns profissionais com fama mundial por seu desempenho em determinado esporte tem força de vontade e capacidade de competir e se destacar em mais de uma modalidade. 

Este é o caso do profissional de poker Bertrand Grospellier, mais conhecido como ElkY. O francês é um dos atletas mais bem remunerados desse esporte mental e conta com participações em diversos campeonatos internacionais como o World Series of Poker, o European Poker Tour e o Word Poker Tour além dos torneios online dos quais participa. O que muita gente não sabe é que ElkY foi um jogador profissional de Star Craft na Coreia do Sul também. Sua paixão pelos e-Sports continua até hoje, já que é um ávido jogador de Hearthstone e inclusive já participou de diversos campeonatos deste game. 

Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Outro esportista que também faz parte deste seleto grupo de atletas talentosos é o brasileiro Rubens Barrichello. Com uma participação marcante na Fórmula 1, Barrichello conquistou o título por equipes pela Ferrari e também se destacou como piloto com o maior número de largadas – mais de 300 – o que se configura em mais de 15 anos na principal categoria do automobilismo mundial. Depois de se aposentar, Rubinho tentou a sorte em outra modalidade, e adivinha? Foi campeão brasileiro de Stock Car na temporada de 2014. 

Ele ainda costuma aproveitar suas horas vagas jogando golfe com os amigos, porém o espírito competitivo adquirido ao longo da sua carreira o levou a conquistar um torneio desse esporte disputado em Orlando nos EUA – um verdadeiro multicampeão! 

Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Mais um exemplo conhecido do público em escala mundial e que dispensa apresentações é Michael Jordan. Ídolo nos anos 1990 e que para muitos ainda é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos, depois de anunciar sua aposentadoria precoce das quadras em 1993, o atleta foi seguir o sonho do seu pai e se tornou jogador profissional de baseball. Jordan disputou mais de 100 jogos e depois de alguns anos decidiu voltar para as quadras onde ganhou mais 3 títulos. Parece fácil, né? Hoje ele se aposentou de vez, mas não parou de trabalhar e é dono de uma equipe da NBA. 

Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Para alguns profissionais, mudar de esporte é uma opção, para outros essa decisão é um pouco mais difícil e esse é o caso do italiano Alessandro Zanardi – piloto que passou por grandes equipes de Fórmula 1 e Indy. Em 2001, Zanardi se envolveu em um acidente e teve que amputar as duas pernas. No entanto, o atleta não se deixou abater e com um carro adaptado venceu o World Touring Champion competindo pela BMW em 2005 e 2009. Mas tudo isso ainda era pouco para o italiano, então ele resolveu largar as pistas e se dedicar ao paraciclismo. A mudança foi bem-sucedida, tanto que em 2012, nas paraolimpíadas de Londres, Zanardi conquistou 2 medalhas de ouro e 1 de prata. 

Atletas que se destacaram em mais de um esporte

Por fim, quando o assunto é multiatletas, também é impossível não lembrar da britânica Charlotte “Lottie” Dod, a mais jovem mulher a vencer o principal torneio de tênis do mundo em Wimbledon, do qual saiu 5 vezes vitoriosa! Além disso, Lottie disputou um campeonato de hóquei na grama, um torneio de golfe e foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908 no arco e flecha. Haja habilidade!

Fechar
Fechar