Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo?


Share via

A sensação de queda é um fenômeno conhecido como choque hipnótico e pode ser acompanhado por uma alucinação visual. A rotina antes de dormir é basicamente a mesma para todos. Você se deita, tenta ficar o mais confortável possível e aquecido. Neste momento, começamos a sentir como nosso cérebro desacelera e, de repente, experimentamos a desagradável sensação de que estamos caindo.

O Tediado quer lhe explicar do que se trata e de onde vem essa sensação que pode ser tão desagradável.

Solavancos noturnos e uma sensação de queda

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo? 2

Conforme vamos abandonando a consciência de nosso corpo ao dormir, o cérebro começa a agir de forma diferente em relação ao momento da vigília. Durante essa transição, pode ocorrer o que se conhece como empurrão hipnótico, ou seja, movimentos repentinos semelhantes a um pulo, como se de repente algo nos assustasse.

Esse movimento é resultado de um espasmo mioclônico, uma contração súbita e involuntária de um músculo, ou de um grupo de músculos, que pode ocorrer sozinha ou em sequência, com um padrão ou não. O soluço, por exemplo, é outra forma muito comum de mioclonia.

Os empurrões hipnóticos normalmente consistem em uma só contração e se associam a uma sensação de queda, um princípio de sono (seja visual ou aditivo) ou uma vívida alucinação hipinagógica (produzida quando a pessoa está adormecendo).

De onde vem essa sensação

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo? 3

Os empurrões hipnóticos costumam se apresentar durante a fase 1 do sono, que é a mais leve, e geram confusão sobre quando realmente começa a ocorrer o sonho. Embora não esteja bem claro por que acontecem e a informação a respeito seja limitada, há sim, algumas causas possíveis:

  • Atividade física: fazer exercício muito perto da hora de se deitar pode estimular o corpo e fazer com que não consigamos dormir logo.
  • Ansiedade e estresse: ir para a cama com a cabeça cheia de preocupações pode manter seu cérebro ativo, o que poderia fazê-lo enviar sinais de alerta, inclusive enquanto o corpo dorme.
  • Cafeína e outros estimulantes: esses e outros produtos afetam a capacidade do corpo para dormir de forma natural e atingir um sono profundo.
  • Privação do sono: outros transtornos e maus hábitos na hora de dormir também poderiam se relacionar a esses espasmos.

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo? 4

Além dessas possíveis causas, há mais uma muito interessante e que vem a partir de uma perspectiva evolutiva. Segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado, esses espasmos poderiam ser um reflexo arcaico, devido ao relaxamento natural dos músculos durante o sono ser erroneamente interpretado pelo cérebro como um sinal de alerta pelo risco de cair da árvore na qual nossos ancestrais dormiam.

Nem sempre acordamos com esses espasmos

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo? 5

A intensidade de um espasmo noturno é variável, por isso nem sempre acordamos. Às vezes, ele é mais leve e não chega a nos despertar, embora provavelmente alguém mais o note, caso durmamos acompanhados.

Em outras ocasiões, a contração muscular inclusive pode nos despertar intempestivamente e nos deixar em choque por uns segundos, sentindo até como se fôssemos empurrados para fora da cama. Essa sensação se acentua ainda mais se sonhamos que caímos de um edifício ou de algum lugar alto.

Quando procurar o médico

Por que às vezes temos a sensação de cair quando estamos dormindo? 6

A boa notícia é que não se trata de um transtorno grave, nem que cause complicações, e sim que raramente é sinal de um problema maior. Segundo uma pesquisa, entre 60% e 70% das pessoas sofrem desses espasmos noturnos, independentemente do gênero ou da idade.

Normalmente, não é necessário recorrer a um médico, mas recomenda-se fazê-lo quando os episódios são muito frequentes e afetam a capacidade de conciliar o sono ou de permanecer dormindo. Assim, um especialista poderá descartar que se trate de algum outro distúrbio neurológico ou do sono, que precise de tratamento.

Já aconteceu com você de dormir e ter a sensação de estar caindo? Que outra coisa estranha já ocorreu enquanto dormia?


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend