15 ótimas maneiras de começar o dia


Share via

Começar bem o dia é normalmente um sinal de que coisas boas estão por vir. Por isso, criar hábitos prazerosos logo após sair da cama, torna-se um requisito para que você encare todos os desafios que vierem a surgir com muita disposição — além de garantir aquele sentimento de dever cumprido no fim do dia.
Neste artigo, separamos 15 dicas muito simples de serem seguidas para ajudar você a criar uma rotina para começar bem o dia. Continue a leitura e confira o que fazer para garantir disposição e produtividade ao longo do dia!

15 ótimas maneiras de começar o dia

Ótimas maneiras de começar o dia

1. Acorde mais cedo

Para ter tempo de tomar um bom café da manhã e caprichar no visual para dar aquele up na autoestima — sem precisar fazer tudo isso correndo e olhando para o relógio — é importante considerar acordar um pouco mais cedo. Além de permitir que você cuide da sua própria saúde, essa atitude favorece a sua disposição e equilíbrio físico e mental. Comece acordando 30 minutos mais cedo e veja a diferença que isso pode fazer no seu dia a dia.

2. Evite adiar o despertador

O despertador toca, mas você sempre aperta o botão da soneca? Além de aumentar as chances de se atrasar, isso pode diminuir o tempo que você teria para se organizar antes de sair de casa. Por isso, nada de brigar com o relógio, certo? Estabeleça um horário fixo para acordar, aquele que fornece o tempo adequado para realizar todas as suas tarefas matinais, e levante. Com o passar dos dias, você vai se acostumar com essa nova rotina.

3. Durma sempre no horário adequado

Você continua sofrendo para acordar no horário certo? Pois saiba que isso pode ser um sinal de que você não está dormindo a quantidade de horas suficientes por noite. A maioria dos adultos precisa de, no mínimo, 8 horas de sono diariamente. Então, se você precisa acordar às 06:00h, às 21:30h da noite anterior você já pode começar os rituais para pegar no sono, como se desconectar da internet, escovar os dentes, ler um livro ou escutar uma música relaxante.

4. Alongue-se

Aproveite para se espreguiçar e se alongar logo depois de acordar. Para tanto, você não precisa fazer nenhum exercício difícil: basta sentar na beirada da cama e esticar os braços acima da sua cabeça, mantendo a postura, e flexionar os joelhos para liberar e aquecer os músculos. Esse pequeno exercício é capaz de preparar o seu corpo, ampliando a disposição para o dia que está por vir.

5. Organize-se

A chave do sucesso aqui é a antecipação. Na noite anterior, escolha o que irá vestir para trabalhar, arrume a bolsa/mochila e já deixe tudo próximo da porta de saída. Se for levar seu almoço para o escritório, deixe tudo pronto para só abrir a geladeira quando acordar. Isso vai evitar o estresse de ter que fazer tudo correndo logo cedo e o risco de esquecer algo importante.

6. Brincar com o pet pela manhã também é uma ótima forma de começar o dia

Quem é dono de pet sabe que os momentos de diversão com o animal são valiosos na correria do dia a dia! Então, por que não transformá-los em um hábito matinal? Você pode beber um copo de água gelada assim que acordar, tomar um café da manhã reforçado e, depois, tirar pelo menos 10 minutinhos para brincar com o pet. Acorde mais cedo para não comprometer o horário do trabalho que você ainda vai ter mais disposição no resto do dia, pode apostar!

7. Ouça músicas

A música é uma forma de entretenimento rápido e que pode mudar completamente o seu humor. Se você não tem o hábito de ouvir música cedo, experimente! Aposte em algo mais calmo para iniciar as atividades ou aperte o play na sua playlist favorita. Seja no rádio do carro ou nos fones de ouvido, invista nesse pequeno gesto.

8. Tome um banho

Uma dica muito boa para começar bem o dia consiste em acordar e correr para o chuveiro. A água ajuda a despertar e relaxa o corpo e a mente. Além disso, você pode se mimar logo pela manhã ao usar um óleo de banho cheiroso ou um sabonete artesanal da sua preferência.

9. Aposte em um café da manhã reforçado

Depois de tomar um copo de água ainda com o estômago vazio, a nossa sugestão para começar o dia disposto e com mais energia é apostar em um café da manhã reforçado! Afinal, a primeira refeição do dia é considerada uma das mais importantes, e por isso deve ser incrementada com pães, frios – como queijo e presunto -, vitaminas de frutas, café com leite e o que mais você desejar.

10. Planeje o seu dia

Organizar e planejar todas as atividades que você precisa realizar ao longo do dia é um ótimo truque para administrar melhor o seu tempo e, assim, assegurar que tudo será cumprido. Para isso, faça uma lista ou tenha uma agenda com todas as tarefas que você deve desempenhar e organize-as por horários ou prioridade. Assim, você estará garantindo que não vai se perder nem terminar o dia com itens pendentes para o amanhã.

11. Evite usar o celular nos primeiros minutos do dia

Você sabia que mexer no celular logo nos primeiros minutos do dia pode causar uma sensação de estresse e cansaço antecipado no nosso organismo? A explicação é que usar o celular para checar as primeiras tarefas do dia, olhar os emails e assimilar todas as mensagens e informações das redes sociais logo pela manhã pode gerar um efeito de ansiedade no corpo, fazendo com que o nosso cérebro associe todos esses conteúdos a um dia atarefado e estressante. Por isso, deixe essa tarefa para depois sem medo!

12. Pratique uma atividade física

Que praticar um exercício faz muito bem para a saúde você já deve saber. Começar o dia com uma atividade física, então, pode ajudar você a ter aquela sensação de bem-estar e disposição que se estendem ao longo do dia. Caso você não goste muito de correr ou de fazer musculação, existem outras opções que podem se adaptar muito bem com as suas necessidades e características. Exemplos delas são a yoga ou o pilates. Estes exercícios estimulam a sua flexibilidade, concentração e equilíbrio, o que contribui para tornar seu dia melhor e mais produtivo.

13. Faça algo que você goste

Nada melhor do que começar o dia fazendo algo que você ama. Pode ser brincar com seu bichinho de estimação, assistir a um vídeo engraçado, dançar, fazer um caça-palavras, ler um bom jornal ou gastar alguns minutos a mais se maquiando. Seja como for, permita-se ter esses pequenos momentos de prazer antes de começar as tarefas diárias, como ir ao trabalho, estudar ou participar de uma reunião da escola do seu filho.

14. Medite

Meditar logo de manhã para estabelecer uma conexão mais forte com o seu corpo e a sua mente é uma excelente maneira de garantir equilíbrio para o dia que está começando. Para isso, separe alguns minutos para essa prática. Sente-se em uma posição agradável em um local calmo e silencioso ou com uma música suave que faça você relaxar. A partir deste momento, comece a esvaziar a sua mente — uma dica para ter sucesso na meditação é prestar muita atenção nos movimentos da sua respiração e evitar pensamentos que causam ansiedade, preocupações e estresse. Só o fato de inspirar e expirar lentamente já contribui bastante para que você atinja um estado bem-estar e equilíbrio mental necessário para seguir o dia com leveza e tranquilidade.

15. Dê um abraço

Os abraços geram uma explosão hormonal que nos ajuda a sentir bem e a superar os medos. Por isso, começar a manhã com um abraço é uma forma excelente de começar o dia.

A “abraçoterapeuta” Lia Barbery, autora do livro A Linguagem dos Abraços, disse que além de segregarmos oxitocina ao abraçar, também liberamos serotonina e dopamina, o que gera uma sensação agradável de bem-estar, harmonia e plenitude quando nos abraçamos.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend