26 fatos inusitados do reino animal


O reino animal é repleto de espécies curiosas, com hábitos estranhos e formas de vidas inacreditáveis. Se você é apaixonado pela natureza e adora saber como vivem os animais, precisa então conhecer alguns dos fatos mais inusitados sobre as diferentes espécies:

01 – Elefantes “comemoram” nascimento

26 fatos inusitados do reino animal 2

Quando um bebê elefante nasce, outras mães do grupo social emitem altos sons para comemorar e anunciar a chegada do filhote. Você sabia, aliás, que a gestação de um bebê elefante dura inacreditáveis dois anos?

02 – Bodes têm “sotaque”

26 fatos inusitados do reino animal 3

Dependendo da região em que vivem, os bodes berram de forma diferente e até adotam um novo “sotaque” se passam algum tempo com bodes de outros lugares.

03 – Orcas cuidam dos netos

26 fatos inusitados do reino animal 4

As orcas também cuidam de netos para que os pais possam “sair para trabalhar”. De acordo com estudos, a sobrevivência de uma família orcas depende do caçador mais experiente, que na maioria dos casos geralmente é a avó. Essas matriarcas podem viver até 80 anos e sua “sabedoria” define a diferença entre vida e morte para suas famílias.

04 – Por que as baleias saltam na água?

26 fatos inusitados do reino animal 5

Outra curiosidade sobre as baleias: uma pesquisa realizada pela Marine Mammal Science, elas dão os saltos fora da água para se comunicarem, como se estivessem mandando uma mensagem sonora para os seus companheiros de espécie.

05 – Flamingos são monogâmicos

26 fatos inusitados do reino animal 6

Os flamingos têm um mesmo parceiro por toda a vida e tanto o macho quanto a fêmea compartilham os primeiros cuidados com a prole. E você sabe por que eles são rosados? A coloração vem dos crustáceos – seu alimento preferido. Eles são ricos em carotenos, substância que, após ser absorvida pelo organismo, dá uma coloração avermelhada às penas.

06 – Técnica de sedução dos lêmures

26 fatos inusitados do reino animal 7

A forma como os lêmures conquistam suas parceiras é bastante peculiar, para não dizer pouco “nojenta”. Pesquisadores da Universidade de Toronto, Canadá, descobriram que os machos usam um odor ruim produzido por suas glândulas para cortejar as parceiras.

07 – Cães sabem quando você está com medo

26 fatos inusitados do reino animal 8

De acordo com um estudo italiano, cachorros realmente sabem quando uma pessoa tem medo deles, em frações de segundo, através do olfato. O segredo está no tipo de suor que exalamos diante de uma situação assustadora.

08 – Por que os cães lambem feridas?

26 fatos inusitados do reino animal 9

Quando se machucam, os cães lambem as suas feridas e a explicação para o hábito é muito curiosa e até inteligente: a saliva do animal ajuda na cicatrização dos ferimentos.

09 – Formigas podem ser muito preguiçosas

26 fatos inusitados do reino animal 10

As formigas têm fama de serem operárias e trabalhadoras árduas, mas sabia que 40% das operárias têm a “função” de não fazer absolutamente nada enquanto suas companheiras trabalham?

10 – Aranha dá a própria vida para passar DNA

26 fatos inusitados do reino animal 11

De acordo com um estudo publicado no jornal Animal Behaviour, fêmeas virgens da espécie Stegodyphus dumicola se oferecem como refeição a filhos de outras aranhas porque, ao não conseguirem procriar, adotam a medida extrema apenas para passar adiante seu DNA.

11 – Macacos têm prazer sexual

26 fatos inusitados do reino animal 12

A ciência já sabe que algumas espécies de animais são, sim, capazes de ter prazer sexual, mesmo quando a reprodução não está relacionada ao ato. O exemplo mais famoso é o dos macacos bonobos (ou chimpanzés-pigmeus), que frequentemente pratica “sexo casual”.

12 – A vida sexual dos golfinhos

26 fatos inusitados do reino animal 13

Golfinhos também são conhecidos por manter relações sexuais regularmente, mesmo quando as fêmeas não estão em período fértil. A espécie, inclusive, faz sexo em diferentes posições.

13 – Macacos sabem fazer conta

26 fatos inusitados do reino animal 14

De acordo com um estudo apresentado pela publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences, macacos são mesmo capazes de realizar aritmética mental e a forma como eles aprendem é inacreditável.

14 – O sono dos coalas

26 fatos inusitados do reino animal 15

Os coalas dormem 14 horas por dia e descansam mais 5. Como possuem uma dieta baseada em folhas de eucalipto, precisar dormir por longas horas, já que a planta demora para ser digerida pelo organismo e oferece pouca energia ao animal.

15 – Cavalos-marinhos são românticos

26 fatos inusitados do reino animal 16

Todas as manhãs, os cavalos-marinhos macho e fêmea se engatam em uma dança para reforçarem seus laços de parceria. Os movimentos também permitem que eles avaliem seus estados reprodutivos.

16 – Cavalo-marinho fica grávido

26 fatos inusitados do reino animal 17

Outro motivo pelo qual o cavalo-marinho pode ganhar o título de romântico é que ele compartilha com a fêmea a responsabilidade dos filhotes. O macho, inclusive, é que fica grávido. Na espécie, a fêmea deposita os óvulos na bolsa incubadora do macho e, além de fecundá-los, ele os carrega no ventre.

17 – Por que o panda é preto e branco?

26 fatos inusitados do reino animal 18

Existe uma explicação científica por trás das cores do panda. As manchas pretas nos olhos, orelhas e patas dos pandas servem como mecanismos de camuflagem e até mesmo comunicação entre os animais.

18 – Pinguins são animais fiéis

26 fatos inusitados do reino animal 19

Quando um pinguim “conquista” uma companheira pela primeira vez, acasala e, mesmo após períodos de distanciamento, retorna para sua amada para voltar a namorar e se reproduzir novamente.

19 – Por que gatos gostam de carinho na cabeça?

26 fatos inusitados do reino animal 20

Quem tem um gato em casa sabe que eles adoram receber carícias na área da cabeça. E o motivo é muito fofo: o ato faz com que eles se lembrem de suas mães, já que elas têm o hábito de lamber a mesma região de seus filhotes quando são bebês. Além disso, a carícia é semelhante à rotina de limpeza que os felinos mantêm, lambendo as patinhas e esfregando na cabeça.

20 – Ritual de acasalamento da aranha

26 fatos inusitados do reino animal 21

Popularmente conhecida como aranha-pavão, a espécie Maratus volans tem um curioso ritual de acasalamento: para atrair a fêmea, o macho faz uma espécie de dança elaborada só para tentar acasalar. A exibição pode ter resultados bem diferentes, dependendo do julgamento da parceira. Se aceita pela fêmea, o acasalamento ocorre normalmente. Mas se ela não gostar da dança feita pelo macho, ataca e mata o pretendente, podendo até devorá-lo em seguida.

21 – Louva-a-deus comete canibalismo sexual

26 fatos inusitados do reino animal 22

Os rituais de acasalamento das diferentes espécies de animais são realmente interessantes. O louva-a-deus, por exemplo, durante o acasalamento, a fêmea devora a cabeça do macho, levando-o à morte. Uma das hipóteses pelo comportamento é que o ato contribuiria para um aumento na liberação de espermatozoides, favorecendo a fecundação.

22 – Ritual de sedução dos hipopótamos

26 fatos inusitados do reino animal 23

O hipopótamo pratica um ritual de sedução considerado um dos mais desagradáveis da natureza, que que conta com um verdadeiro “ventilador de cocô e xixi”. Através do odor de suas fezes e urina o macho demonstra para a fêmea que está saudável para a reprodução e, para demarcar o território e “conquistar” uma parceira, ele espalha seus dejetos por todo o lugar, usando o rabo como uma espécie de hélice.

23 – Leoas preferem leões de juba escura

26 fatos inusitados do reino animal 24

As fêmeas, quando veem um macho com juba escura, sabem que o pretendente é forte, poderosos e possui bons genes. Assim, se mostram mais interessadas no acasalamento que, consequentemente, dará origem a filhotes mais saudáveis e aptos.

24 – Como os sapos atraem suas parceiras

26 fatos inusitados do reino animal 25

O som de sapos coaxando indica um cenário de paixão. Isto porque quando os machos enchem seu saco vocal de ar, reproduzem o barulho que serve de melodia para atrair as fêmeas para a reprodução. O som, inclusive, tem alcance de até 130 metros!

25 – Girafas dormem apenas 30 minutos por dia

26 fatos inusitados do reino animal 26

Você sabia que as girafas não precisam de longos períodos de descanso? Elas dormem apenas meia hora por dia e o curto período de tempo é uma questão de sobrevivência. No ambiente natural, são alvos fáceis para predadores e precisam permanecer alertas contra possíveis ataques. Por isso, fazem pequenas sonecas de 5 minutos, totalizando 30 minutos diários.

26 – As vacas fazem amizade

26 fatos inusitados do reino animal 27

Estude Fisioterapia na Santa Marcelina. Professores com mais de 20 anos de experiência desenvolvendo o seu talento. Comece na prática.

Um estudo constatou que, quando as vacas eram “emparelhadas” a outras que compartilhava um vínculo social, a frequência cardíaca era mais baixa e elas ficavam mais relaxadas. Ou seja, vacas têm “melhores amigos” e ficam mais felizes quando estão com eles.


Compartilhe com os seus amigos!


Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

Send this to a friend