7 pessoas que tentaram ser imortais


0

Na vida, só temos uma certeza: a morte. O fato é que ela virá por todos nós, jovem ou velho, rico ou pobre, mais cedo ou mais tarde ela nos alcança. E esse fato, inevitável e indesejável para a maioria das pessoas, assombra a humanidade desde sempre. Por esse motivo, muitas pessoas ao decorrer da história se convenceram de que poderia haver alguma forma de se evitar o fim. Os egípcios antigos, os alquimistas e boa parte das civilizações antigas tinham a imortalidade como um dos desejos mais obsessivos.

Alguns indivíduos se convenceram que haveria alguma forma de enganar a morte. E convencidos disso, eles procuraram maneiras de alcançar a tão sonhada imortalidade. Desde alguma bebida “mágica” ou até mesmo procedimentos científicos. Não existem registros de que alguma tenha funcionado, talvez, no futuro quem sabe. Hoje vamos listar aqui 7 dessas pessoas e suas tentativas de viver eternamente.


01 – FM -2030

7 pessoas que tentaram ser imortais 2
Fereidoun M. Esfandiary foi um visionário futurista belgo que nasceu em 1930. Ele acreditava firmemente no trans humanismo, a ideia de que através da tecnologia, os humanos conseguiram resolver todos os seus problemas, incluindo a morte. Esfandiary resolveu mudar o seu nome para FM-2030. A segunda parte do nome é o ano em que ele acreditava que a humanidade alcançaria a imortalidade, ele teria 100 anos de idade.

Em 2000, o homem morreu de câncer no pâncreas. Mas, a esse ponto ele já encontrou uma forma de não perder o futuro. E o seu corpo foi criopreservado, mais especificamente a sua cabeça. O processo de criopreservação consiste na técnica científica em que o corpo é congelado em temperaturas extremamente baixas, com o intuito de preservar o indivíduo, por décadas, e até mesmo séculos, até que a ciência consiga evoluir a ponto de revivê-lo no futuro.


02 – Anatoli Brouchkov

7 pessoas que tentaram ser imortais 3

São várias as técnicas que são utilizadas na busca pela imortalidade. Uma bastante incomum talvez seria o fato de que pessoas acreditam que podem alcançar a superpotência da longevidade de bactérias se injetarem esses micróbios na sua corrente sanguínea.

Em 2009, cientistas russos encontraram bactérias antigas enterradas no gelo, e aparentemente, elas têm cerca de 3,5 milhões de anos e ainda estão vivas. Antes de analisar melhor o comportamento dessas bactérias, o líder da equipe da pesquisa, Anatoli Brouchkov, decidiu se oferecer como cobaia e testar os micróbios em si mesmo. Ele injetou uma colônia dessas bactérias no seu sangue, expectativa de algum efeito. O fato é que, o cientista ainda está vivo, e de acordo com suas próprias declarações, ele nunca esteve melhor. Ainda não se pode dizer se a experiência surtiu o efeito esperado, e ele se tornou imortal ou não.


03 – James Schafer

7 pessoas que tentaram ser imortais 4

James Schafer foi o líder de um culto religioso fundado por ele em 1920. O culto descrito como uma combinação de outras doutrinas religiosas atraiu muitos seguidores e garantiu a James uma fortuna. Em 1939, uma menina chamada Jean Gauntt foi adotada ilegalmente por James, já que seus pais eram pobres e não tinham condições de criar a criança. A intenção de Schafer era criar o bebê para que ela se tornasse imortal.

Para garantir a imortalidade de Jean, ela era constantemente monitorada para não ser exposta a atividades “destrutivas”, ela deveria aprender metafísica e seguir uma dieta restrita vegetariana. Porém, seu sonho de criar uma criança imortal não foi concluído. Em 1940, sua organização faliu e ele decidiu devolver a garota para os seus pais, passando a eles a sua receita de imortalidade para que pudessem dar continuidade. Mas os pais de Jean não seguiram o seu conselho e ainda o acusaram de fraude. No fim, Schafer foi condenado há cinco anos de prisão.


04 – Shojin

7 pessoas que tentaram ser imortais 5

Kobo Daishi foi um líder religioso japonês que morreu em 835. Porém, seus seguidores dizem que ele não morreu, mas sim que entrou em um profundo estado de meditação e que permanece assim até os dias de hoje, esperando a vinda do próximo Buda. Na verdade, o que ele fez foi inspirar um processo conhecido como sokushinbutsu, uma prática antiga de auto mumificação com o propósito de alcançar a imortalidade.

Dois séculos depois, um homem chamado Shojin tentou repetir a experiência de Kobo e entrar em estado de eterna meditação. O processo de auto mumificação foi longo e doloroso. Era necessário que ele passasse 1.000 dias apenas meditando e se alimentando da raiz e casca de árvore, com o intuito de eliminar toda gordura corporal. Após a primeira parte, ele teve que beber um chá especial envenenado para repelir parasitas por mais 1.000 dias. Era necessário para a mumificação do monge ainda vivo. Ao fim do ritual, aos 71 anos, ele se enterrou vivo para finalizar o sokushinbutsu. Porém, algum tempo depois, seus discípulos entraram em seu túmulo e seu corpo já estava em decomposição, indicando que o processo tinha sido falho e o estado de meditação não foi alcançado.


05 – Imperador Wenxuan

7 pessoas que tentaram ser imortais 6

Outro exemplo de imperador chinês aficionado por obter longevidade eterna, o imperador Wenxuan. Mas ao contrário do já mencionado imperador Sima Pi, Wenxuan foi mais esperto e preferiu não arriscar perder a vida em vez de ganhá-la.

Wenxuan, também querendo alcançar a imortalidade a todo custo, ordenou que alguns professores fabricassem o cinábrio de ouro, um elixir que acreditavam ser a fórmula da imortalidade. Quando ficou pronto, o imperador o manteve guardado, porque de acordo com suas palavras, ele gostava muito dos prazeres terrestres para arriscar morrer tão jovem, e decidiu manter o líquido seguro para tomar apenas quando estivava perto da morte.


06 – Sima Pi

7 pessoas que tentaram ser imortais 7

Não chega a ser uma novidade o fato de que os antigos imperadores chineses, por vezes, nutriam um forte desejo pela vida eterna. Amedrontados que suas vidas pudessem terminar abruptamente e que suas dinastias desaparecessem, eles se submetiam a várias tentativas de alcançar a vida eterna.

Sima Pi foi um deles, após a morte do seu primo o imperador Um da dinastia Jin Oriental, ele assumiu o seu lugar e recebeu o título de imperador. Sima era um seguidor da filosofia espiritual taoísta, e foi quando ele ficou obcecado com a ideia de imortalidade. Ele pediu para magistas desenvolverem uma fórmula química para ter vida eterna. Então os magos deram a Sima o resultado da “pílula da imortalidade” e ele imediatamente tomou. Após tomar a pílula, o imperador ficou gravemente doente e um ano depois veio a morrer. Na tentativa obsessiva de viver eternamente, ele morreu muito jovem, aos 24 anos.


07 – Papa Inocêncio VIII

7 pessoas que tentaram ser imortais 8

Giovanni Battista Cibo se tornou papa em 1484, mas sempre foi um pontífice envolvido em controvérsias. O nomeado para Inocêncio VIII tinha dois filhos ilegítimos, e sua eleição para papa foi repleta de circunstâncias duvidosas, além de diversas críticas por envolvimento em casos de corrupção.

Após um período de 8 anos de exercício papal, Inocêncio VII ficou doente e não se sentia pronto para morrer. Então buscou ajuda dos médicos para encontrar uma solução. Os médicos então trouxeram três meninos, que em troca de uma moeda de ouro concordaram em doar o seu sangue ao pontífice. Como uma técnica de rejuvenescimento foi feita uma transfusão de sangue para o papa, drenando lentamente o sangue dos meninos. Por fim, os três garotos e o papa acabaram morrendo antes mesmo de terminar o procedimento.


E então, você teria coragem de se submeter a algumas dessas técnicas para se tornar imortal? Conta para a gente nos comentários.

Entretenimento


Compartilhe com os seus amigos!

0

Send this to a friend