Brincadeiras para festa de aniversário


Share via

Uma das melhores formas de animar uma comemoração é com brincadeiras para festa de aniversário. Para além de providenciar comida, bebida e música, incluir alguns jogos e brincadeiras durante a festa é uma ótima ideia para manter os convidados entretidos e fazer com que as pessoas se divirtam e interajam entre si.

Principalmente para crianças e adolescentes, as brincadeiras para festa de aniversário são o ponto alto do evento, e por isso não podem faltar em uma boa comemoração. Mas os adultos também podem se divertir muito incluindo alguns jogos nos preparativos do aniversário.

Seja dentro do apartamento, em um salão de festas ou no próprio quintal de casa, existem brincadeiras para pessoas de todas as idades que podem ser feitas com mais ou menos espaço. Muitas delas não precisam de muita preparação prévia ou investimento: os clássicos já são perfeitos para se divertir. Pensando em dicas para todos os públicos, neste artigo do Tediado te damos algumas sugestões de jogos e brincadeiras para fazer na sua festa de aniversário e torná-la memorável. É só continuar lendo!

Brincadeiras para festa de aniversário de crianças

Brincadeiras para festa de aniversário 2

1. Brincadeira vivo ou morto

Figurinha carimbada nos eventos que reúnem muitas crianças, vivo ou morto é uma brincadeira ótima para a faixa etária de 5 anos em diante. No jogo, é preciso eleger um líder que vai ser o responsável por dar as ordens para o resto dos participantes. Quando ele disser “morto”, as outras crianças devem se agachar, enquanto se ele falar “vivo”, todas devem ficar em pé. A graça da brincadeira é justamente ir acelerando os comandos com o tempo e eliminar as pessoas que vão se confundindo até sobrar só um – o vencedor.

2. Telefone sem fio

O telefone sem fio é ideal para grupos grandes de crianças. Para brincar, é necessário que os participantes se sentem em roda ou formem uma fila. O jogo funciona assim: o primeiro participante cochicha uma frase para o colega ao lado, que faz o mesmo com o próximo da fila e assim por diante. O último jogador a ouvir a frase deve dizê-la em voz alta. Geralmente, o resultado final é bem diferente da primeira frase e aí é que está a graça.

3. Gincana

Gincana é uma ótima opção entre as brincadeiras para festa de aniversário se você tem um espaço amplo para as crianças correrem e se movimentarem. Em uma gincana, você pode juntar vários jogos divertidos e dividí-los por etapas. As crianças se dividem em equipes e aquela que completar todas as fases da gincana primeiro ganha. Aqui vale usar a criatividade para criar os jogos, mas vale corrida do ovo, amarelinha, cinco-marias, entre outros.

4. Caça ao tesouro

Para jogar caça ao tesouro, é necessário investir tempo para os preparativos antes da festa. No jogo, as crianças devem procurar por pistas em um determinado ambiente. As pistas estarão numeradas em ordem, e cada uma levará as crianças a encontrarem a próxima, e assim por diante até chegarem ao prêmio final. Aqui, vale misturar dicas fáceis e difíceis e usar a criatividade para elaborar charadas e outros tipos de pistas divertidas que estimulem o raciocínio lógico dos pequenos.

5. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é uma brincadeira tradicional muito divertida. Para jogar, basta arrumar algumas cadeiras em roda. Lembre-se de colocar uma cadeira a menos do que a quantidade de crianças que vão brincar. Quando a música começar a tocar, as pessoas precisam caminhar ao redor das cadeiras. Então, pause a música a qualquer momento. Os participantes devem correr para se sentar. Quem ficar em pé, perde.

Brincadeiras para festa de aniversário de adolescentes

Brincadeiras para festa de aniversário 3

1. Mímica

Mímica é uma ótima brincadeira para festa de aniversário para todas as idades. Primeiro, é preciso escolher um tema: filmes, séries ou música, por exemplo. Depois, deve-se separar os convidados em dois grupos. Uma pessoa do grupo 1 deve cochichar no ouvido de alguém do grupo 2 a palavra ou frase, dentro do tema estabelecido, que ela precisará imitar. Depois, sem falar uma palavra, o mímico deve usar movimentos e gestos para tentar fazer com que as pessoas da sua equipe adivinhem qual foi a palavra ou frase escolhida. Para deixar o jogo ainda mais divertido, é possível estabelecer um tempo máximo para que o grupo adivinhe a mímica.

2. Verdade ou Consequência

Um clássico dos adolescentes, verdade ou consequência é uma brincadeira bem simples. O grupo se reúne em roda e alguém gira uma garrafa no meio. Quando a garrafa parar de rodar, a pessoa para quem ela estiver apontando deve escolher entre verdade ou consequência. Quem estiver imediatamente a frente pode fazer uma pergunta – no caso de ela ter escolhido verdade – ou propor um desafio – se optar pela consequência.

3. Jogos de cartas ou tabuleiro

Os jogos de cartas ou tabuleiro, como UNO, Banco Imobiliário, War, entre tantos outros, são excelentes opções de brincadeiras para festa de aniversário para quem busca algo prático e divertido. Ter algumas opções disponíveis na festa para que os convidados escolham o que querem jogar é a receita perfeita para muita diversão e risadas.

16 jogos de tabuleiro para se divertir por uma boas horas

4. Charadas

Esta brincadeira é uma velha conhecida, mas ao fazê-la em uma festa universitária você junta a farra com um teste de habilidades.

Para colocar esta brincadeira em prática, comece escrevendo palavras ou frases (podem ser nomes, objetos, títulos) em diversas tiras de papel. Divida a turma em 2 a 4 times. Uma pessoa do primeiro time sorteia uma das tiras e terá um minuto para fazer mimica do que está escrito no papel, sem falar ou sem fazer qualquer outro som. O time que acertar a palavra ou frase, ganha um ponto. A cada rodada, um membro diferente do time tem que realizar a mímica. O time que tiver o maior número de pontos ao final do jogo, é o vencedor.

Sem ideias para charadas? Olhas só essas ideias;

5. Passa cartão

Essa brincadeira é perfeita para brincar com o “crush” e rende boas risadas e muita diversão. A vantagem desse jogo é que ele é simples e não precisa de muitas coisas. Na verdade, você só precisa de um retângulo de cartolina ou um cartão de visitas.

O jogo consiste em passar o cartão de boca em boca no círculo de jogadores “sugando” e usando apenas os lábios. A pessoa que deixar cair três vezes, além de poder render alguns “selinhos”, tem que beber uma dose, pagar micou ou ser expulso do jogo. Para dificultar o jogo, jogue batendo palmas, começando com um ritmo mais lento e vai acelerando. Assim, as pessoas começam a ficar nervosas e deixam cair o cartão.

Brincadeiras para festa de aniversário de adultos

Brincadeiras para festa de aniversário 4

1. Beer Pong

Para os maiores de 18 anos, apostar em brincadeiras para festa de aniversário também é garantia de diversão, principalmente quando são jogos etílicos, isto é, que envolvem bebidas alcóolicas. Muito comum em festas universitárias, no jogo é preciso organizar copos cheios de cerveja – ou outro tipo de bebida – nas duas extremidades de uma mesa. Um participante por vez tentará acertar a bolinha de ping pong no copo do time adversário. Se ele conseguir, o adversário precisa beber.

2. Eu Nunca

Para jogar Eu Nunca, reúna seus amigos em um círculo. Alguém deve começar falando em voz alta alguma ação que nunca fez. Quem já tiver feito aquilo, deve tomar um gole de bebida ou virar um shot. Já quem não fez continua sem beber. A brincadeira vai seguindo dessa forma e a intenção é jogar até que todos estejam embriagados. A graça do jogo também é criar afirmações constrangedoras ou engraçadas e descobrir quem no grupo de amigos já passou por aquilo.

3. Karaokê

Karaokê é uma brincadeira que anima qualquer festa de adulto. Para incluir essa brincadeira de origem japonesa na sua comemoração, é preciso providenciar TV, caixa de som e microfones. Cada pessoa deve colocar uma música para tocar – somente com o instrumental. O vocal ficará por conta dos convidados, que devem acompanhar a letra da música na telinha e cantar conforme o ritmo.

4. Jogo das fantasias baratas

Essa é uma brincadeira simples, mas que pode ser uma excelente alternativa para inovar a sua festa.

Primeiramente, você precisa dividir as pessoas em grupos de três a sete pessoas. Dê um balde cheio de acessórios para cada um poder criar uma fantasia. Dentro do balde podem ter coisas como: restos de tecido, fitas, papelão, rolos de papel higiênico e outros itens. Para facilitar, você pode pedir para que os convidados também levem algumas coisas. Dê um tempo de cinco minutos para os grupos criarem uma fantasia a partir dos itens do balde. Quando o tempo encerrar, uma junta de jurados deve decidir o vencedor.

5. Jogo do cinto

Junte dois cintos para formar um grande cinto, e coloque duas pessoas no meio dele. Cada dupla deve ficar de costas um para o outro. Quando a brincadeira começar, cada dupla deve descobrir um jeito de colocar o cinto sobre suas cabeças sem utilizar as mãos ou os braços. A primeira dupla que conseguir, vence. Se os jogadores estiverem com dificuldade, mude as regras e permita a utilização de um braço ou uma mão para ajudá-los a terminar o jogo mais rápido.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend