4 ferramentas para criar legendas poderosas em seus vídeos


Share via
4 ferramentas para criar legendas poderosas em seus vídeos 2

Seja você um criador de conteúdo profissional ou eventual que utiliza os vídeos como meio de transmitir conhecimento ou entretenimento, já deve saber da importância de incluir legendas nos vídeos, não é mesmo?

Incluir legendas em seus vídeos os tornará mais acessíveis e aumentará o número de visualizações. Às vezes o espectador está em um lugar barulhento, ou até muito silencioso e ele não tem fones de ouvido ou é portador de alguma deficiência auditiva.

No caso do Facebook, por exemplo, estima-se que 85% dos usuários não ativam o som do vídeo depois que inicia, preferindo manter o aparelho silenciado.

Para evitar que seu conteúdo deixe de ser acessado devido a esse detalhe, é interessante se importar com a inclusão de legendas para seus conteúdos, independente da rede onde ele está publicado.

A inclusão de textos simultâneos com os áudios durante o material em vídeo, também pode aumentar o alcance do seu conteúdo, uma vez que legendas em outros idiomas permitem que pessoas de outros países o acessem também.

Processo de revisão e sincronismo

Diferente de textos de apoio para os vídeos, como transição e correção de algumas palavras no decorrer do material, as legendas devem ser precisas.

Independentemente da ferramenta que escolher, é importante checar se tudo está começando e terminando no tempo correto, assim como verificar a ortografia de cada frase.

Uma boa dica é assistir o seu vídeo sem áudio, acompanhando se a legenda está coerente, antes de publicar.

Dito isso, confira abaixo 4 ferramentas para criar legendas matadoras em seus vídeos e garantir a acessibilidade para sua audiência:

Transcrição automática do YouTube:

Pensando em acessibilidade, o próprio YouTube possui a transcrição automática. A plataforma cria legendas, demarca as transições de tempo, e é seu trabalho corrigir erros no sistema de áudio para texto.

Para reduzir essas falhas, o ideal é que você primeiro construa um roteiro de vídeo e capriche na dicção ao gravar. Isso facilitará o trabalho do YouTube e o seu.

Transcrição no Google Docs:

O Google Docs possui uma ferramenta chamada “digitação por voz” que é muito eficiente para transcrever áudios.

Porém, é importante que o som esteja limpo, livre de ruídos e volume alto para que o Docs transcreva com qualidade.

Após a transcrição feita, é bom dar uma revisada e ajustar onde for necessário. Depois, basta copiar o texto e colar no campo de legendas do YouTube.

Editores de vídeo online

Outra forma de incluir legendas assertivas em seus conteúdos, é utilizando as ferramentas de edição.

O editor InVideo, por exemplo, possui um dos criadores de legendas mais flexíveis que existem entre os editores online e poupa bastante trabalho no momento de gerar os textos.

Além disso, outras ferramentas como templates premium, opções de textos para transição e ferramentas visuais que enfatizam o sentido do conteúdo, como efeitos visuais e sonoros.

Google Transcriber no celular

Outra alternativa gratuita é utilizar um smartphone Android processando o Google Transcriber ao seu lado enquanto você grava o seu vídeo, principalmente em lives.

Ele apresenta, sim, algumas falhas, mas você pode ajustar o texto após a transcrição e inserir no seu vídeo por meio de editor ou no próprio YouTube.

O ideal é baixar o vídeo no fim da apresentação e adicionar as legendas depois.

Legendar seus vídeos não é apenas uma questão de gosto e sim uma necessidade tanto para o mercado profissional, quanto a nível pessoal.

Agora que conhece as ferramentas para esse processo, é a hora de botar a mão na massa e inserir legendas em seus conteúdos. Não esqueça de nos contar o impacto em suas visualizações após aderir a essa ação.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend