Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais


Share via

Anastasiya Dobrovolskaya é uma fotógrafa que retrata pessoas e animais de uma forma muito delicada. E a artista afirma: “Eu me esforço para mostrar tanto a beleza externa quanto a interna dos humanos e dos bichos, destacando a singularidade, a profundidade e a individualidade. Espero que cada pessoa com uma aparência incomum acredite na própria beleza”.

Nós, do Tediado, resolvemos apresentar a arte criada por Anastasiya trazendo exemplos do belo trabalho desenvolvido por ela, além de uma entrevista com a artista.

Ela aprendeu sobre fotografia ainda bem cedo

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 2
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 3

A paixão de Anastasiya pela fotografia começou ainda na infância. Seu bisavô era fotógrafo e passou o amor por essa forma de arte aos descendentes, despertando o interesse na protagonista do nosso post e em sua irmã. Anastasiya faz fotos desde que era menina, apenas “para acompanhar a família”. À época, ela não tinha planos de fazer da fotografia sua profissão.

Em seu aniversário de 20 anos, Anastasiya ganhou uma câmera dos pais, passando a usar o equipamento para fotografar tudo ao seu redor. Alguns anos depois, investiu em uma câmera mais profissional para poder tirar fotos macro. A artista conta: “Minha vontade era ficar sentada por horas em um canteiro de flores no parque, esperando uma linda borboleta pousar em uma flor”.

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 4

Chegou um ponto, porém, em que a fotografia deixaria de ser apenas um hobby. Isso começou a acontecer quando Anastasiya saiu do emprego em decorrência de uma depressão. O começo não foi fácil e ela acabou voltando ao antigo emprego, tornando a sair dele algum tempo depois, dessa vez para sempre. Sua terceira tentativa de se firmar como fotógrafa profissional teve sucesso no ano de 2018.

Ela se apaixonou pela arte de fazer retratos enquanto lutava contra a depressão

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 5
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 6

Filha de dois médicos, Anastasiya sempre sentiu atração pela atividade dos pais, mas nunca se interessou por seguir a mesma profissão. Ela resolveu passar a produzir retratos na mesma época em que lutava contra a depressão e o transtorno de ansiedade.

“Percebi que uma foto não é apenas uma bela imagem mostrando uma garota bonita usando um vestido. É perfeitamente possível adicionar algum significado ao seu trabalho”, opina ela. Depois de conhecer Diana, uma jovem com vitiligo, Anastasiya começou a imaginar que animal seria o ideal para ser fotografado junto a ela. Antes disso, a fotógrafa tinha tomado conhecimento de uma garota que havia salvo uma raposa em uma fábrica de produtos de pele. Esses dois acontecimentos acabaram dando início ao projeto “Different Beauty” (“Beleza Diferente”).

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 7

Um dos destaques dessa iniciativa é a série de fotos envolvendo jovens mulheres com alopecia. Após a sessão de cliques, a mãe de uma das modelos ligou para Anastasiya e agradeceu por seu trabalho. A mulher disse: “Depois da suas fotos, a Masha disse que se sentiu bonita pela primeira vez na vida. Obrigada. A família inteira está em prantos”.

Como a foto foi produzida

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 8
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 9

Anastasiya explica: “Minha ideia inicial era fazer uma foto de uma garota loira segurando uma raposa clara e de uma garota de pele escura segurando uma raposa escura”. Só que o conceito acabou parecendo sem graça. Então, ela decidiu misturar as cores das raposas, adicionando também vestidos chamativos. E apesar de muita gente achar que a imagem pretende estimular a proibição ao uso de roupas de pele, na verdade a foto traduz a questão da igualdade no mais profundo dos sentidos.

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 10

Como diz a própria artista, a imagem “mostra a harmonia do indivíduo consigo mesmo e a igualdade entre pessoas diferentes, independentemente de sua aparência, origem e crenças”. A cor do cabelo das modelos simboliza suas características externas. Já a cor de suas roupas reflete as crenças e os valores, enquanto as raposas simbolizam os respectivos ambientes sociais.

Ela gosta de combinar o visual da pessoa com o do animal

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 11
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 12

Por exemplo, quando Anastasiya fotografa uma modelo com albinismo, escolhe, para compor a imagem, um animal com pelo ou pele branca. Ou, se estiver trabalhando com uma modelo de olhos azuis, opta por um bicho com a mesma característica. Ela acredita que, “se um animal pode ser tão parecido com um humano, então os desejos e interesses do bicho devem ser tão valorizados quanto os dos humanos”. E a fotógrafa vai além: “Se uma pessoa é tão parecida com um animal, ela não pode ser considerada feia por conta de qualquer característica específica de sua aparência”.

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 13

Anastasiya faz questão de que todos saibam que os animais participantes de suas sessões de fotos pertencem a proprietários legalizados. A maioria dos animais selvagens “foi resgatada em péssimas condições, em fábricas de produtos de pele, enquanto outros foram simplesmente abandonados pelos donos”. Nenhum bicho foi drogado ou teve os dentes extraídos. Todos os animais de grande porte que vemos nas fotos “vivem no campo, em áreas espaçosas e em recintos especialmente equipados, realizando exercícios regularmente”.

Ela ganhou um prêmio pela série “Aliens” (“Alienígenas”)

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 14
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 15

Anastasiya garante: “Eu nunca busquei prêmios e títulos no campo da fotografia”. Ela só participa da premiação 35 AWARDS todos os anos por força do hábito. Em 2020, uma foto dela sagrou-se vencedora do concurso, sendo incluída entre os 100 melhores trabalhos do ano. A seleção foi feita em meio a um total de 419 mil inscrições.

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 16

Segundo a artista, “vencer um concurso de fotografia é um prazer, talvez uma honra, mas nada além disso.” A verdadeira conquista vem quando seu trabalho faz com que as pessoas deixem de usar peles ou “quando você vê que ele serviu para melhorar a autoestima das modelos.”

Todos os figurinos são feitos por uma amiga da fotógrafa

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 17
Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 18

Helena é a personal designer de Anastasiya, servindo também como fonte de inspiração. Muitas vezes ela participa como modelo das sessões de fotos. Como a própria Anastasiya revela, “as roupas são sempre escolhidas de forma a enfatizar, mas não a ofuscar, a beleza de humanos e animais”.

Ela pretende criar uma exposição com seu trabalho

Fotógrafa retratam a forte ligação entre humanos e animais 19

O objetivo de Anastasiya é ser reconhecida mundialmente por seu trabalho. “Quero viabilizar a produção de um livro com minhas fotos, pois é algo que muita gente vem pedindo”, conta. Sua maior aspiração é aparecer na capa da Vogue com uma das modelos participantes do projeto “Different Beauty”.

Você já decidiu deixar um emprego mais formal para se dedicar à sua verdadeira paixão? Acha que uma resolução assim vale a pena? E quanto às fotos produzidas pela artista, o que achou? Se fosse escolher um animal para posar junto, qual seria? Comente!


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend