20 nomes criativos inspirados em personagens da Disney


Share via

20 nomes criativos inspirados em personagens da Disney

Os nomes das crianças inspiradas nos personagens da Disney são uma maneira segura de escolher um qualificativo com as características desejadas. Lembre-se que eles têm muito poder e é o começo da formação de um ser forte e poderoso.

Uma das primeiras coisas que você faz quando descobre que está grávida, é começar a procurar o nome do novo membro da família. Alguns apostam nos mesmos da família, do pai, dos avós ou da mãe; outros, por uma mistura de ambos.

No entanto, existem aqueles que decidem dar aos filhos nomes de crianças inspirados em personagens da Disney. Se você pertence a esse último grupo, talvez uma dessas cinco opções que vamos propor seja sua decisão final.

1 – Eric

Eric é um príncipe marinheiro que se apaixona pela sereia Ariel, mas cai num encanto lançado pela vilã Úrsula. Assim como o personagem mostra sua valentia na trama, o significado do nome traz qualidades semelhantes. De origem escandinava, Eric quer dizer “sempre poderoso” ou então “sempre com força”. Para ter um parâmetro, ele é tão popular no país que já foi o nome de doze reis, se juntarmos os territórios da Suécia, Dinamarca e Noruega. Digno de nobreza!

2 – Felipe

Ainda no mesmo desenho, temos Felipe, o príncipe que com um beijo de amor verdadeiro desfaz a maldição de Aurora e a desperta do sono profundo. O nome de menino vem do grego e quer dizer “aquele que ama cavalos”, possivelmente pela tradição da cavalaria que acompanha muitos membros da monarquia europeia chamados Felipe. Na trama da Disney, inclusive, Felipe enfrenta Malévolo em cima de seu cavalo.

3 – Wendy

Quando o assunto é Peter Pan, não podemos deixar de mencionar Wendy, a menina de imaginação fértil que embarca na jornada pela Terra do Nunca com os irmãos e com o garoto que nunca cresce. E vejam que coincidência: de origem inglesa, o nome pouco usual quer dizer “fada” ou então “moça abençoada” se considerarmos sua origem céltica. Encanto é o que não vai faltar na criança que for batizada assim!

4 – Miguel

Se Alice está entre os nomes preferidos dos pais para meninas, Miguel assume o topo do pódio quando falamos em opções masculinas. Na trama, ele é o irmão mais novo de Wendy, que conhece o território mágico com muita curiosidade e entusiasmo, e cujo nome significa “aquele que se parece com Deus”.

5 – Gustavo

É um nome sueco que significa “apoio dos gautas”. (Os gautas eram um antigo povo germânico.) Em geral, as pessoas que têm esse nome são de poucos amigos, mas muito leais a eles.

É por isso que ele está associado a Gus, o simpático rato da Cinderela. Embora não seja um personagem com destaque na história, a fidelidade de seu parceiro serviu muito à princesa.

6 – Jane

A carismática e aventureira Jane estuda gorilas na África com seu pai quando se depara com… Tarzan! O resto da história deixamos com a lembrança de cada um, mas falando especificamente sobre o nome, que é considerado o feminino de João, ele carrega um sentido religioso bem especial: significa “Deus é misericordioso”. Lindo, né?

7 – Aurora

As fadas do reino tentam proteger Aurora a todo custo mas, em seu décimo sexto aniversário, a princesa não consegue escapar da maldição da bruxa Malévola e acaba caindo em um sono profundo. “A Bela Adormecida” é um grande clássico do mundo Disney e a preferida de muitas crianças.

Assim que nasceu, Aurora foi nomeada pelos seus pais em homenagem à deusa romana do amanhecer, pois encheu suas vidas de muita luz – uma baita inspiração, hein? De fato, o nome significa “a que rompe o dia”, já que na mitologia Aurora era responsável por anunciar todos os dias a chegada do Sol, seu irmão, e o recolhimento de sua irmã, a Lua.

8 – Alice

A curiosa e sonhadora menina é protagonista do filme “Alice no País das Maravilhas”, que foi lançado pela primeira vez em 1951 mas – de tanto sucesso que fez – acabou ganhando várias adaptações ao longo do tempo. Quem mais faz sucesso é o nome da personagem, que foi o segundo mais escolhido pelos pais em 2019!

O termo Alice pode ser associado a mais de uma origem, mas todos os significados são belíssimos! Se considerarmos que ele veio do grego, sua tradução quer dizer “real” ou “verdadeira”. Já outros teóricos dizem que o nome seria um diminutivo do alemão Adelaide, que denota alguém “de qualidade nobre”.

9 – Ariel

Sonhadora e valente, a protagonista de “A Pequena Sereia” tem um nome cheio de significado, sabia? O curioso é que Ariel começou como um termo predominantemente masculino e passou a ser utilizado para meninas depois do sucesso do filme. Sobre sua origem, ela vem de um termo hebraico que quer dizer “leão de Deus”.

10 – Bernardo

Quem se lembra do astuto ratinho Bernardo, que entra em uma perigosa jornada no filme “As Aventuras de Bernardo e Bianca”? Apesar de ser um animal pequeno na trama, o seu nome tem um significado oposto e de muita grandeza, já que quer dizer “forte como um urso”.

E olha só que curioso: o nome ficou famoso graças à figura de São Bernardo, o francês que fundou um asilo na região dos Alpes ainda no século XII, e inspirou até mesmo uma raça de cachorros, responsáveis por auxiliar pessoas perdidas nas montanhas.

11 – Oliver

“Oliver e sua Turma” não é a produção mais conhecida da Disney, mas não deixa de ser fofa e divertida para a criançada. O personagem principal é um gatinho órfão que, depois de viver por muito tempo na rua, é adotado por uma menina solitária e conhece uma vida completamente diferente – cheia de luxo, mordomias e também aventuras.

De pronúncia bonita, Oliver tem sentido quase literal, tendo em vista que significa “oliveira”, a árvore que produz azeitonas. Para os gregos, a espécie de plantas é associada à força e à vida, além do Monte das Oliveiras ser um local bastante citado na Bíblia, onde Cristo ia para orar mais tranquilamente.

12 – Bela

A Bela dispensa apresentações, né? Uma das princesas mais charmosas, ela é também uma menina inteligente e amante dos livros que, em seu romance com a Fera, mostra que é dona de um coração puro e entende que o amor vai muito além das aparências.

Sobre o nome em si, ele costuma ser bastante utilizado como um apelido de “Isabela”, mas fica lindo na versão curtinha. Aliás, falando em beleza, Bela quer dizer justamente isto: “bonita” ou “encantadora”.

13 – Luigi

O sorridente Luigi é um carrinho amarelo dono de uma loja de pneus no filme “Carros” (um amigão do Relâmpago McQueen, lembram?). Seu nome é a versão italiana de “Luís” e significa “guerreiro famoso” ou então “combatente glorioso”. No universo dos jovens, ele ganhou bastante destaque por ser o personagem do jogo de videogame “Super Mario Bros”.

14 – Violeta

Ela tem o poder da invisibilidade, é ágil como ninguém e consegue criar campos de força para proteger a sua família. Sim, estamos falando da jovem Violeta, uma das heroínas da família dos “Incríveis”! Se consultarmos a origem de seu nome, chegaremos no latim “viola”, que significa “pequena violeta” – uma flor roxa ligada à virtude da modéstia.

15 – Peter

A animação “Peter Pan” conta a história de um garoto que, apaixonado pela sua infância, recusa-se a crescer. Com a ajuda de um pouquinho de magia, Peter leva seus irmãos à Terra do Nunca, onde conhecem uma ilha encantada e precisam enfrentar o temido Capitão Gancho. Dá até vontade de rever o filme depois desta descrição, né?

O nome do personagem é muito usado em países de língua inglesa (aqui no Brasil “Pedro” aparece mais) e pode ser traduzido como “pedra” ou “rocha”. Ele também faz alusão a um dos apóstolos de Jesus Cristo e lembra características de firmeza e persistência.

16 – Anna

🎵 “Let it go, let it go…” 🎵 Ano vai, ano vem, e continuamos com os hits de “Frozen I e II” grudados em nossas cabeças. A Princesa Anna é a irmã mais nova de Elsa e, apesar de não ter nascido com o mesmo poder de controlar o gelo como o da primogênita, ela mostra em várias cenas sua determinação e altruísmo para ajudar seus amigos e o povo de Arendelle.

E até mesmo o nome da ruivinha é cheio de qualidades: de origem hebraica, Anna quer dizer “cheia de graça” ou “abençoada”. Na tradição bíblica, assim era chamada a avó de Jesus Cristo – e por isso seu dia é festejado todo 26 de julho.

17 – Sebastian

Este é um nome que evoca força apenas por mencioná-lo. Ao contrário de “Eric”, seu significado não é totalmente claro. O significado que mais se aproxima é “honra”.

Refere-se ao amigo caranguejo de Ariel (a pequena sereia), que, graças ao seu humor e simpatia, se destaca por ser uma companhia leal.

Na verdade, aqueles que carregam esse nome são caracterizados por serem muito curiosos, dominantes e audaciosos.

18 – Napoleão

É um nome de crianças inspirados em personagens da Disney que é sinônimo de história e poder. Ele vem da fusão das palavras “Nápoles” e “leão”, então seu significado poderia ser “Leão de Nápoles”.

Aqueles que carregam esse nome tendem a ser pessoas de caráter muito forte, atraídos por objetivos difíceis de atingir e que lutam para realizar suas ideias.

Além disso, são sensíveis, criativos e caracterizados pelo bom humor. Portanto, estão associados a um dos cães das Aristogatas, que perseguiam as motocicletas para mordê-las.

19 – Roger

Esse nome de origem germânica está relacionado com São Rogelio, um mártir do século IX. Significa “lutador com grande inteligência”, porque resolve os problemas adaptando-se de bom grado às circunstâncias.

Isso traz à mente o Roger, de 101 Dálmatas, filme da Disney. Ou seja, o compositor musical que se apaixona por Anita e luta contra Cruela para salvar os filhotes.

20 – Violeta

Violet Parr é a tímida, teimosa, filha sarcástica em Os Incríveis, que tem o poder de se tornar invisível. Este nome suave de flor vitoriana tem um grande impulso quando foi escolhido por Jennifer Garner e Ben Affleck em 2005 para a sua primeira filha. É um dos favoritos em livros infantis, a partir dos filmes Crianças de Charlie e a Fábrica de Chocolate de Lemony Snicket.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend