5 teorias filosóficas que influenciam nossas vidas diretamente

A filosofia é um conhecimento fundamental para os seres humanos, porque nos ensina a questionar e compreender mais sobre a nossa natureza, bem como valores, comportamentos e também sobre o universo em geral.

No entanto, muitas pessoas não sentem um interesse puro pela filosofia, quando esta não está contextualizada em algo que as agrade, como séries, filmes e outros tipos de entretenimento.

Por esse motivo, algumas criações incorporam temas filosóficos em suas narrativas, para incentivar as pessoas a pensarem e se comportarem de maneira mais consciente.

Dessa maneira, quando a filosofia está inserida no contexto de nossas vidas, passamos a nos questionar sobre muitas coisas.
Além dessas coisas que nos questionamos baseados em gatilhos externos, existem também muitas questões filosóficas que vivemos todos os dias, mesmo sem perceber.

5 teorias filosóficas que influenciam nossas vidas diretamente


01 – Mito da caverna
O Mito da caverna foi elaborado por Sócrates e diz que todos nós vivemos em uma caverna, em uma ilusão que chamamos de realidade, mas a filosofia pode ajudar a nos libertar das correntes que nos prendem à essa realidade, para que possamos enxergar a luz verdadeira.

No entanto, precisamos ser cuidadosos com essa luz, para não nos cegarmos. Também devemos ser cautelosos quando voltarmos à caverna para tentar mostrar aos outros a verdade, porque podem não entender e nos tornar alvo de rejeição.

Muitas vezes em nossas vidas nós vivemos na caverna, presos a crenças e comportamentos que nos levam para baixo. No entanto, muitas pessoas estão buscando se libertar dessa prisão.


02 – Existencialismo
De acordo com o existencialismo, nós estamos sozinhos no mundo, não existe nenhum ser superior que nos garanta que teremos uma vida depois desta, e nossas atitudes não têm nenhum peso de decisão sobre o que nos acontecerá quando deixarmos esse mundo.

Essa crença pode ser cética demais, mas se nada faz sentido, ou se nada possui uma razão específica de existir, todos nós somos livres para dar o sentido que desejarmos às nossas vidas. Podemos viver de acordo com nossas vontades e planejar o que quisermos.


03 – Taoísmo
O taoísmo é uma filosofia muito antiga, mas chegou a nós do ocidente há pouco tempo. No entanto, tornou-se popular, graças às suas lições de empatia para com a vida e o universo em geral.

O taoísmo nos ensina que a vida está em constante mudança e que devemos priorizar a paz e a harmonia ao nosso redor, respeitando todas as formas de vida existentes e a natureza, o que a difere de outras teorias, que coloca os homens como superiores perante a natureza.


04 – Teoria Pitagórica
Apesar de Pitágoras ser mais conhecido por seus teoremas matemáticos, sua teoria filosófica também foi muito importante. Pitágoras foi um dos primeiros a basear toda a sua filosofia em números e estabeleceu a ideia de que a matemática rege a ordem do universo há milhares de anos.

Seu trabalho foi muito amplo e aceito, e muitas pessoas até hoje enxergam a matemática como a verdadeira linguagem universal e a única maneira de verificar o progresso científico.


05 – Epicurismo
O epicurismo também é um movimento antigo e se centra no conceito que o prazer é o ápice da existência humana. Entretanto, não se trata da busca pelo prazer efêmero, mas sim por uma forma inteligente de prazer.
Nessa teoria, os prazeres são divididos em três: o estado de serenidade, ausência de confusão e equilíbrio entre corpo e mente.


Se você leu com atenção todos os tópicos acima, pôde perceber que a filosofia está presente em nossas vidas de diversas maneiras, ensinando a harmonia e a sabedoria como guia para a felicidade e vida conscientes.

Além dessas teorias, existem muitas outras, que se complementam ou contradizem, porque a filosofia é um campo de estudo muito extenso. No entanto, o objetivo deste texto é mostrar como a filosofia pode nos ajudar a compreender a nós mesmos e o mundo ao nosso redor, de uma maneira mais ampla, o que nos torna pessoas mais sábias e evoluídas.

Você aplica alguma dessas ou outras teorias em sua vida? Comente abaixo!

Fechar
Fechar