5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Batimento cardíaco, respiração, piscar e até os movimentos dos intestinos são, naturalmente, involuntários. Mas e quando o nosso corpo faz movimentos atípicos no lugar e hora errada? Conheça uma lista de movimentos involuntários que nos fazem passar vergonha.
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Movimentos involuntários que nos deixam envergonhados

Antes de conhecer a lista, é importante saber que existem pessoas que sofrem com movimentos involuntários, como tremores, movimentos repetitivos, rotação do corpo e outros.

Nesses casos, é necessário procurar ajuda de um especialista para descobrir o que está ocasionando e como impedi-los. Porém, outros tipos de movimentos ocorrem em nosso corpo involuntariamente e, por vezes, nos faz passar vergonha. Veja quais são!


1. Síndrome das pernas inquietas
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Mesmo quando você está sentado, a sua perna se movimenta sem parar? Embora incomode muito as pessoas ao redor, esse distúrbio afeta uma a cada 10 pessoas. E não precisa “morrer” de vergonha, já que ocorre com mais pessoas do que você imaginava.


2. Espasmos noturnos
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Se você é solteiro e sempre dorme sozinho, não tem problema. Porém, se dorme sempre acompanhado ou, principalmente, costuma viajar com a galera, vai ficar constrangido ao saber que sofre com espasmos noturnos. A boa notícia é que eles são completamente comuns e ocorrem com qualquer pessoa, sem frequência.


3. Tiques
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Os tiques motores nos fazem piscar, encolher o ombro, fazer caretas, entre outras coisas que, com certeza, nos deixa bastante envergonhados. Porém, também existem os tiques vocais, que nos faz transmitir sons estranhos, parecidos com grunidos, tosse e até palavras inteiras ou estalos.


4. Soluço
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Principalmente se ocorre em local de trabalho e você precisa se comunicar com o público, o soluço é bastante constrangedor. Porém, ele também pode te ajudar a fazer “sucesso”, como no caso do garotinho que cantou o hino australiano, soluçando.


5. Espasmos nos olhos
5 movimentos involuntários vergonhosos que nosso corpo faz

Não importa o tipo de ambiente que você esteja, com certeza ficará muito envergonhado quando a sua pálpebra começar a piscar rapidamente. Embora seja bastante constrangedor, você pode evitar passar por essa situação, já que a causa é o estresse ou cansaço. Ou seja, muito simples de resolver com uma boa massagem para aliviar o estresse ou um tirar um dia só para relaxar.


Por que os movimentos involuntários ocorrem?

Existem diversas causas para os movimentos involuntários ocorrerem e, normalmente, são causados por fatores como estresse, esgotamento físico ou devido a danos no cérebro que acometem a coordenação motora, proporcionando os movimentos automáticos.

É preciso se atentar, pois além de te deixar constrangido, eles podem indicar uma condição médica. Ou seja, o problema pode estar ligado a doença de Wilson ou doença de Huntington. Além desses, os movimentos involuntários podem ser decorrentes também de:

  • Doenças na tireóide
  • Sífilis, quando não tratada
  • AVC
  • Distúrbios degenerativos
  • Tumores
  • Uso de drogas e alguns medicamentos
  • Distúrbios que provocam convulsões

Ao notar a continuidade dos movimentos involuntários, indicamos buscar ajuda médica. Principalmente se isso obrigar você a deixar de realizar tarefas comuns, mudar de profissão ou causar qualquer outro dano, físico ou psicológico.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaúdeNota10.

Fechar
Fechar