6 Mitos populares sobre veículos

Podemos ver que nos tempos atuais muitos mitos estão sendo desvendados, mitos que pessoas de mais idade levavam muito a sério e que acreditavam nisso com fervor. Entre tantos, destaca-se também os mitos sobre veículos, que na maioria das vezes acaba influenciando uma grande população porque não possui conhecimento sobre o assunto.

Se você é o tipo de pessoa que tem dúvidas se realmente algumas atitudes tomadas são verdadeiras ou apenas um mito, veja abaixo alguns dos mitos que você poderá encontrar sobre os veículos.

Desvendando os mitos mais populares sobre veículos

Se você é do tipo que presta muita atenção ao que o povo fala e acaba acreditando em tudo o que ouve, deve ficar atento a essa seleção de mitos sobre veículos. Selecionamos aqui os mais comuns para que você deixe de acreditar no que não é verdadeiro. Confira a lista!


1 – O motor flex vicia no combustível?

Não. O carro é inteligente o suficiente para identificar o combustível que você está usando para abastecê-lo. Com isso, ele faz os ajustes, avalia a quantidade de combustível que está recebendo, avalia a rotação de marcha lenta e outros processos do funcionamento do veículo.


2 – Ponto-morto nas descidas ajuda a economizar combustível

Isso é um dos maiores mitos, mais conhecido por pessoas antigas ou que possuem modelos de carros mais antigos que utilizavam o carburador. Desligar o carro na hora de fazer uma descida e deixar no ponto-morto não vai fazer com que você economize combustível.

Os carros mais modernos não podem ser “enganados” dessa maneira, pois se você fizer isso o câmbio ficará desgastado e irá afetar a ingestão de combustível do veículo. Pode-se dizer que essa prática é ótima para quem quer desgastar os tambores de freio, dos discos e do câmbio, como já dito.


3 – O gás do ar condicionado tem prazo de validade?

O ar condicionado não acaba e nem fica velho, isso com você usando-o ou não. Com certeza você deve estar se perguntando: mas por que existe a recarga de gás, então? Essa troca só é realizada quando ocorre algum problema nas mangueiras ou no reservatório e isso faz com que aconteça um vazamento. Somente nesse caso é que se faz a recarga de gás e a manutenção no ar condicionado e não porque ele está velho ou acabou.


4 – Esquentar o motor em dias frios

Tem pessoas que ficam esquentando o motor todas as vezes que vão sair com o carro pela manhã, mas isso não deve ser feito nos modelos de carros mais novos, nem nos mais antigos também. Algumas pessoas acham que esquentando o carro ele anda melhor na hora de fazer o percurso, mas vale lembrar que ele pode ser aquecido durante o percurso e não antes. Isso vale apenas para os carros de modelo mais antigos, já os novos não precisam dessa “técnica”.


5 – Acelerar o carro para lubrificar o sistema

Não caia na besteira de dar aquela aceleradinha antes de desligar o carro achando que estará lubrificando o sistema porque isso funciona. Porém, totalmente ao contrário: acelerar dessa forma faz com que o carro perca óleo nas paredes dos cilindros, pois a gasolina escorre por essas paredes justamente por não ter sido queimada da maneira correta. Isso fará com que você tenha mais dificuldade de dar partida da próxima vez que for sair.


6 – Instalar um rastreador cancelará a garantia da concessionária

Contar com um sistema de rastreamento de veículo não vai cancelar a garantia da concessionária. Isso só te deixará mais tranquilo, pois caso o veículo seja roubado, as chances de ser localizado rapidamente, aumentam. Mas atenção! A instalação deve ser realizada por profissionais indicados para não alterar a configuração original do carro e resultar na perda da garantia.

Escrito por Andreia Silveira, SegurodeAutomovel.org.

Close