Curiosidades

Por que sonhamos, o motivo vai te surpreender

Você sabe por que sonhamos? Essa é uma pergunta que pode gerar muitas dúvidas, afinal, por que ao adormecer nós vivenciamos tantas histórias através do mundo dos sonhos? Existe uma explicação e nós vamos te contar qual é!

Os sonhos são parte das nossas vidas, nos encontramos com esse misterioso mundo todas as noites e isso pode nos gerar muitos questionamentos já que nem sempre é fácil entender o que eles estão querendo dizer. Os sonhos estão refletidos em toda a história, nos mitos e até nas religiões.

Estudos apontam que passamos cerca de seis anos das nossas vidas sonhando. Isso somando os minutos de sonhos que podem ocorrer todas as noites, mas que ainda é um tempo bem menor do que o tempo de sono, que chega a atingir um terço de nossa vida.

Quando dormimos, uma parte de nosso cérebro continua funcionando. É o que nós costumamos chamar de subconsciente, ou seja, o consciente ou o centro lógico de nosso cérebro descansa durante o sono, mas o subconsciente continua trabalhando e é justamente por isso, que muitos sonhos apresentam imagens irreais.

A mente humana não para nunca! Mesmo quando estamos dormindo, ela encontra uma forma de prosseguir com a sua ação. Através dos sonhos muitas mensagens podem ser captadas.

Os sonhos foram pesquisados por Freud em 1900, que tentava encontrar uma explicação para eles, pois até então eram tratados pelas religiões como algo sobrenatural.

Vamos analisar com mais detalhes!

Como os sonhos acontecem? Por que sonhamos?

>Como os sonhos acontecem? Por que sonhamos
De acordo com a visão científica, os sonhos são criações do cérebro que se somam a atividade fisiológica do corpo. Ou seja, quando nós dormimos acontece um relaxamento dos músculos e as atividades do cérebro podem se alterar a partir de funções como as emoções, a memória e então as lembranças começam a surgir.

Dessa forma, criam-se estímulos emocionais, visuais e mentais. O cérebro está desperto enquanto o corpo permanece paralisado. Dessa forma, ocorre uma atividade que é puramente mental, capaz de contribuir com o nosso aprendizado. Afinal, esse relaxamento é responsável por contribuir para a organização de nossos arquivos mentais, e até resolver problemas que podem ter surgido no dia anterior.

A ciência explica ainda, que o enredo dos sonhos pode variar. Eles podem misturar pessoas, símbolos, pessoas falecidas, objetos, ambientes, de forma a criar uma espécie de roteiro. Além disso, o subconsciente ainda tem o poder de estabelecer vontades e desejos do sonhador.

Os diferentes tipos de sonhos

Os diferentes tipos de sonhos
Dependendo da fase em que a pessoa está vivendo, é comum que ela tenha algum tipo de sonho. Se, por exemplo, ela estuda para tentar passar em uma prova de vestibular e se dedica a uma rotina intensa de estudos, então os sonhos podem trazer aspectos dessa prova.

Freud defendia que os sonhos eram a realização dos desejos humanos, aquilo que de forma consciente não se conseguia atingir, por meio dos sonhos então era realizado. Todos os tipos de desejos do ser humano podem, portanto, ser realizado no nível dos sonhos, mesmo aqueles mais internos e íntimos.

Cientificamente, não há provas de que as cenas mostradas no sonho podem revelar acontecimentos futuros. Como, por exemplo, se a pessoa sonha que passará nesta prova. De acordo com a ciência, nesses casos, os sonhos recorrentes costumam ser focais, repetitivos e pesadelos.

Mas, existem muitas pessoas que já contaram as suas experiências de que os sonhos revelaram acontecimentos de suas vidas. E dessa forma, para os mais místicos, existem explicações que levam a crer que os sonhos são capazes de captar energias e nos mostrar aquilo que ainda não aconteceu, mas que tem uma tendência a se realizar.

Se você é do tipo de pessoa que enxerga a vida como um mistério, há de compreender que os sonhos podem ter esse poder de sinalizar acontecimentos futuros, de alguma forma, trazendo sinais que nem sempre são claros, e que precisam de interpretação para que sejam compreendidos.

É por isso que existem muitas pessoas estudiosas dos significados dos sonhos que são capazes de analisar os acontecimentos dos sonhos e decifrar simbologias a ponto de revelar qual é a mensagem que ele pode estar trazendo para a sua vida.

Mas, é claro que para isso é importante que se consiga lembrar dos detalhes desse sonho.

Como se lembrar de um sonho?

Como se lembrar de um sonho?
É muito comum que após um sonho a gente acorde e depois retome o sono, e isso pode nos fazer esquecer completamente daquilo que sonhamos. Por isso, uma dica para que você consiga se lembrar sempre dos sonhos, é ter uma agenda ao lado da cama. Assim, quando acordar você anota algumas palavras chaves do sonho que possam te fazer lembrar dele.

Isso te ajudará a se lembrar dos seus sonhos, facilitando a busca por uma interpretação.

Qual é a importância dos sonhos?

Qual é a importância dos sonhos
Os sonhos são parte de nossas vidas, passamos anos da nossa vida sonhando e isto é algo que realmente nos mostra um pouco mais de nós mesmos.

Através dos sonhos podemos observar como nosso cérebro é criativo e dinâmico. Ele é capaz de resolver problemas que não conseguimos durante o dia e de organizar os nossos pensamentos enquanto estamos relaxando e isso é realmente algo extraordinário.

Além disso, nossos desejos podem ser realizados nesse nível através de representações que, na maioria das vezes, parecem realmente reais.

Ainda, os sonhos são capazes de nos revelar como está a nossa vida emocional apontando caminhos para solucionar problemas que nos afetam nesse setor. Além de captar energias que podem revelar acontecimentos futuros.

Ou seja, considerando todos esses pontos, podemos dizer que os sonhos são de fundamental importância em nossas vidas. Mesmo que muita gente não preste atenção a eles e simplesmente, ignoram o fato de os sonhos existirem, eles estão acontecendo e traduzindo muito de nós através de suas imagens reais ou não.

A minha dica é que você comece a anotar os seus sonhos e busque interpretá-los, isto será uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. As descobertas feitas sobre por que sonhamos podem mudar a sua vida para sempre. Busque entender os seus sonhos.

Fechar