Curiosidades

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra

Astrônomos encontraram mais de 4.000 planetas em diferentes sistemas estelares, contudo, quase todos esses exoplanetas são massivos em comparação com a Terra.

Ou seja, 96% deles são maiores do que a Terra, sendo mais parecidos com o gigante gasoso Netuno ou Júpiter. São muito poucos os planetas pequenos encontrados pelos especialistas.

Viajar pelo espaço e colonizar outros planetas são ideias que sempre fascinaram a humanidade. Mas apesar de todo o investimento feito em grandes telescópios e centros de observação, ainda não conseguimos encontrar outro lugar além da Terra para chamar de “lar”. No entanto, de uns tempos para cá os especialistas no assunto vêm descobrindo corpos celestes que são bem similares com nosso planeta natal.

01 – Estrela de Teegarden b

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 1
Esse planeta orbita a Estrela de Teegarden em sua área habitável. Desde julho de 2019, é o planeta com maiores condições de abrigar vida, de acordo com o Índice de Similaridade com a Terra, criado para comparar o quão determinado planeta ou satélite é parecido com nosso mundo. De acordo com o ranking, Teegarden b é 95% parecido com a Terra.

02 – TRAPPIST-1e

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 2
O exoplaneta de tamanho bem parecido ao da Terra fica a cerca de 40 anos-luz de distância de nós. Segundo o Index de Habitabilidade Planetária, Trappist 1-e ocupa a terceira posição na lista dos exoplanetas potencialmente habitáveis, sendo 95% similar à Terra.

03 – TRAPPIST-1d

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 3
“Irmão” do TRAPPIST-1e, esse planeta também poderia ser habitado. Acredita-se que ele tenha uma temperatura muito similar à da Terra, provavelmente possuindo atmosfera, oceanos e/ou camadas de gelo. Estudiosos consideram que o planeta é 89% similar à Terra.

04 – Kepler-438b

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 4
Trata-se de um planeta que orbita a estrela Kepler 438, descoberto pela sonda Kepler, da NASA. Os cientistas especulam sobre a existência de água na superfície do planeta. Porém, alguns estudos mostram que o Kepler-438b recebe intensa radiação emitida por sua estrela a cada 100 dias, o que poderia tornar o planeta inabitável. Atualmente, ele é considerado 88% parecido com a Terra.

05 – Proxima Centauri b

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 5
Esse planeta orbita a estrela Proxima Centauri, que é a mais próxima do nosso Sol. O Proxima Centauri b está localizado na região habitável, onde, dependendo das condições planetárias e propriedades atmosféricas, pode haver água em estado líquido na superfície. Contudo, a habitabilidade do planeta tem sido questionada, já que ele fica em uma região de marés, o que significa que um lado do Proxima Centauri b fica o tempo todo voltado para o Sol, enquanto o outro lado é eternamente escuro. Assim, a vida seria possível nas proximidades da fronteira entre os dois lados. O planeta tem 87% de semelhança com a Terra.

06 – Kepler-442b

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 6
O exoplaneta rochoso de tamanho parecido com o da Terra tem sido descrito como sendo um dos planetas mais similares com o nosso em termos de dimensões e temperatura. Ele é 84% similar à Terra.

07 – EPIC 201238110.02

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 7
Descoberto há pouco tempo, o exoplaneta é o único na região habitável em torno de sua estrela. A estrela anfitriã, a EPIC 201238110 fica a aproximadamente 522 anos-luz de nós, situada entre as constelações de Leão e de Virgem.

08 – Estrela de Teegarden c

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 8
Situado a 12 anos-luz de distância da Terra, esse exoplaneta é o quarto planeta mais próximo com características que fazem dele supostamente habitável. Por conta de sua temperatura, acredita-se que possa existir água ou gelo em sua superfície. Ele é 68% parecido com o nosso planeta.

09 – Wolf 1061c

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 9
Uma distância de 13,8 anos-luz separa esse planeta da Terra. Ele ocupa a quinta posição na lista dos planetas mais próximos e potencialmente habitáveis. Sua estrela anfitriã tem a capacidade de arder por 400 a 500 bilhões de anos, ou seja, 40 ou 50 vezes mais que o nosso Sol. O planeta é considerado 76% semelhante à Terra.

10 – Ross 128 b

10 novos planetas que são bem parecidos com a Terra 10
Esse é o planeta mais próximo fora do nosso sistema solar a orbitar em torno de uma estrela anã vermelha. Isso faz dele um dos melhores candidatos à habitabilidade. Se o planeta possuir uma atmosfera, a temperatura pode ser adequada o suficiente para abrigar água líquida em sua superfície, tornando-o 86% semelhante à Terra.

Você acredita que, algum dia, encontraremos um planeta totalmente habitável, como a Terra? Acha que seremos capazes de colonizar outras áreas do espaço? Deixe um comentário com suas impressões!

Fechar