12 hábitos que as pessoas positivas cultivam


Ser uma pessoa positiva ou otimista não significa estar o tempo inteiro sorrindo, pulando de alegria, como se a vida fosse um conto de fadas. Só existe um indicador que te mostra se você tem mais positividade ou negatividade em si, e não é a sua atitude ou a maneira como se comporta. É a sua mente. A positividade está muito mais ligada ao que acontece dentro de você do que fora. Tem tudo a ver com o que você sente e pensa, e não tanto com o que expressa. Por isso, a única pessoa que pode realmente entender e direcionar as suas energias é você mesmo, mais ninguém.

Os otimistas mantêm alguns hábitos que fortalecem e estimulam a positividade. São reflexões e intervenções internas que praticam constantemente e não são visíveis aos outros, é um trabalho totalmente mental que exige concentração, foco e dedicação. Eles sabem a importância de ter cuidado com seus pensamentos e provavelmente já experimentaram alguma situação em que o poder do pensamento positivo provou realmente funcionar para atrair coisas boas para suas vidas. Por isso, aprenderam a praticar certos hábitos diariamente para que suas mentes estejam sempre voltadas à positividade:

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01 – Direcionar o pensamento ao acordar: O primeiro impulso de algumas pessoas ao ouvir o despertador é pensar “ah, não…”. Mas os otimistas sabem que isso é um convite à negatividade, ao desânimo e à tristeza, por isso acordam e já tomam o controle dos próprios pensamentos, direcionando-os para algo bom. Parece difícil acordar e já ter essa consciência, mas, como qualquer outro hábito, depois de aprendido e adquirido, se torna muito simples e natural. Iniciar o dia com o pensamento certo faz com que seja mais fácil enfrentar o que quer que venha pela frente, e ainda abre possibilidades para que coisas boas sejam atraídas para a sua vida.

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02 – Comemorar as pequenas conquistas e alegrias: É comum comemorarmos quando somos promovidos no trabalho, damos um grande passo ou o nosso time ganha um campeonato. Porém, estas coisas não acontecem todos os dias, e nós esquecemos que podemos comemorar também por outros motivos menores e pelas pequenas coisas boas que acontecem no dia a dia. As pessoas positivas celebram, mesmo que discretamente, toda vez que algo bom lhes acontece, independente da sua importância. Assim, tiram o máximo proveito da felicidade que qualquer acontecimento positivo pode lhes proporcionar.

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03 – Gratidão: Por tudo. Além de serem gratas pela vida, pela saúde, a família, os amigos, a casa onde moram e o alimento que possuem, os otimistas sentem gratidão a todo momento, sabem que têm infinitos motivos para agradecer e se sentem assim diante de tudo de bom que lhes acontece, seja por um dia bonito, um abraço carinhoso, o conforto de sua casa, a oportunidade de terem um trabalho, seus momentos de lazer, os bons relacionamentos… Elas sempre se lembram de aplicar a gratidão em todos os momentos bons, todos os dias.

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04 – Escolher os pensamentos: O que algumas pessoas geralmente fazem nos momentos de stress é pensar e remoer sobre a situação, o que os deixa cada vez mais aborrecidos e até aumenta a gravidade do caso em suas cabeças. Conseguir trocar os pensamentos negativos por positivos nestas horas parece bastante difícil, mas, assim como qualquer outro hábito, é possível aprender e tornar mais fácil controlar o que se passa em nossa mente diante destas situações. Para isso, não existe fórmula mágica ou segredo, é preciso foco, exercícios constantes e muita força de vontade quando o stress surgir, até que vá ficando cada vez mais fácil tomar as rédeas dos próprios pensamentos quando preciso.

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05 – Transformar o descontentamento em força: Como você usa o seu descontentamento? Reclama dele, chora, põe a culpa em alguém, pensa que nada na sua vida dá certo? Então saiba que é possível usá-lo de forma positiva para fazer uma grande mudança na sua vida se apenas mudar a maneira como o enxerga. Se você aproveitar a sua insatisfação para entender aquilo que não quer, pode conseguir, finalmente, descobrir o que quer. As pessoas positivas sabem que é muito mais útil transformar o descontentamento na força de vontade que precisam para correr atrás da mudança do que ficar reclamando do trabalho, da forma física e de tudo que não está como gostariam.

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06 – Aproximar-se de pessoas positivas: Não é difícil sentir a energia e identificar a vibração de uma pessoa que está próxima de você, alguns minutos de conversa são suficientes. Os otimistas acabam atraindo outras pessoas positivas por identificação mútua. Por terem o hábito de sempre procurar ver o lado bom das coisas, elas não aguentam ficar muito tempo ao lado de alguém com energia ruim, que só pensa e fala em problemas. Por isso, acabam se aproximando daquelas com quem se identificam, as que demonstram alegria e positividade.

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07 – Ver tudo como oportunidade: Um convite para almoçar pode ser a oportunidade de ter uma conversa ótima com alguém. Ser chamado para ajudar em um trabalho ou projeto com certeza é uma chance de aprender algo novo. Um dia de sol é uma oportunidade que a vida está te dando de aproveitar e se divertir fazendo algo ao ar livre. É assim que os otimistas vêem tudo o que lhes acontece. Por enxergarem possibilidades em todas as situações, dizem “sim” muito mais vezes e, consequentemente, aproveitam as chances que quem não vê a vida dessa forma não consegue aproveitar.

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08 – Imagine-se vivendo seus sonhos: Naqueles momentos em que a mente se perde em pensamentos – no banho, antes de dormir, na janela do ônibus, na sala de espera – os otimistas aproveitam para imaginar seus sonhos se tornando realidade. Mais do que isso, eles se imaginam dentro deles e conseguem até sentir um pouco como seria. Esse tipo de pensamento positivo é muito forte, porque manda uma mensagem para o universo de que você realmente acredita que a realização de tal sonho é possível.

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09 – Manter-se livre de excessos: Tudo que é demais – bens materiais, relacionamentos, preocupações, informação – afeta e causa confusão na mente, resultando em pensamentos negativos. Simplificar a vida envolve livrar-se de excessos. Mesmo coisas muito banais, como fazer uma limpeza no Facebook e no Instagram e deixar apenas o que interessa ou doar coisas que não utiliza e diminuir o que compra, ajudam a manter a mente mais leve, o que faz uma diferença enorme no que acontece em nosso interior.

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10 – Apurar os cinco sentidos: As pessoas positivas apreciam muito mais as pequenas coisas que acontecem à sua volta no dia a dia e sempre conseguem encontrar algo de bom em qualquer situação. Mesmo que pareça não acontecer nada de interessante, os otimistas, por terem a visão, olfato, tato, paladar e audição mais apurados, se sentem bem apenas por estarem em um local confortável, se admiram com algo bonito que vêem, apreciam lentamente a refeição, percebem sons agradáveis e cheiros que trazem identificação ou boas lembranças.

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11 – Pensar em seus sonhos e objetivos: Não importa se o dia foi ruim, se estão preocupadas com outras coisas ou se está chovendo, as pessoas positivas nunca esquecem que suas vidas têm um propósito e se lembram dele todos os dias. É daí que elas tiram suas forças e a fé necessária para continuar, sem deixar que as dificuldades ocupem nos seus pensamentos o espaço que deve ser ocupado pelo foco naquilo que precisam fazer. O que importa, para elas, é saber que estão caminhando em direção à felicidade, por isso criam o hábito de lembrar a si mesmas disso todos os dias.

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12 – Aceitar os momentos difíceis: Otimismo e positividade não são fatores exterminadores de obstáculos. Eles vão continuar existindo, a diferença é que as pessoas positivas aceitam que as dificuldades fazem parte da vida, compreendem que precisam passar por um problema ou outro e sabem que não dá para passar a vida fugindo de coisas ruins, de vez em quando é preciso enfrentá-las. Aceitando isso, conseguem lidar muito melhor com qualquer tipo de situação, não deixam que suas mentes se abalem totalmente por causa de um ou outro transtorno e se mantêm fortes e positivas nos momentos em que mais precisam.

Por: Stephanie Gomes via: Desassossegada


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