15 filmes considerados os melhores de todos os tempos


Share via

A variedade e a quantidade dos filmes lançados pela indústria cinematográfica a cada ano, dificulta a nossa vida na hora de escolher algo para assistir. Felizmente, existem recursos confiáveis ​​que publicam rankings com base nas avaliações dos espectadores e críticos, e um deles é o site mundialmente reconhecido Rotten Tomatoes.

Nós, do Tediado, decidimos apresentar aos nossos leitores os 15 melhores filmes da história do cinema segundo o ranking do Rotten Tomatoes, e temos certeza de que estas obras cinematográficas valem a pena ser vistas.

1. Aconteceu Naquela Noite (1934)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 2

Esse é um romance que conta sobre escolhas difíceis e presentes inesperados do destino. Ellie, a filha de um milionário, quer se casar com seu amado, que seu pai não aprova. Ela foge de casa e no caminho para Nova York encontra o jornalista desempregado, Peter. Juntos, eles bolam um plano para ajudar um ao outro. Mas uma noite muda tudo.

O filme ganhou cinco Oscars e é considerado um filme de culto que influenciou até a vida de pessoas comuns. Em uma das cenas, Peter tirou a camisa e não havia nenhuma camiseta por baixo. Na época, isso provavelmente impressionou o público: as vendas de camisetas caíram imediatamente, pois os homens passaram a não usá-las.

2. Tempos Modernos (1936)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 3

A tragicomédia muda de Charlie Chaplin narra a vida de um trabalhador comum que está em busca de sua felicidade, tentando se estabelecer na época de inovações tecnológicas. O protagonista encontra-se constantemente em situações ridículas. Às vezes ele consegue escapar do castigo, mas na maioria dos casos não tem tanta sorte. Mais tarde, ele encontra uma parceira e juntos eles tentam sobreviver a esse difícil período da história.

Em uma das cenas finais — e pela primeira vez na história do cinema — o personagem principal ganha voz, e isso marcou o início do cinema falado. O filme foi reconhecido como uma das melhores obras de Chaplin e, em 1989, foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos.

3. Pantera Negra (2018)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 4

No terceiro lugar do ranking está o fantástico filme de ação dirigido por Ryan Coogler. A história acompanha a trajetória de T’Challa, o jovem príncipe de Wakanda, que, após ser coroado, deve proteger seu povo e evitar que os inimigos tomem posse de um poderoso metal que pode absorver a vibração.

O filme ganhou três Oscars, cinco prêmios Saturno, dois prêmios do Sindicato de Atores dos Estados Unidos, entre muitos outros. Foram criados especialmente para o filme mais de mil figurinos.

4. Cidadão Kane (1941)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 5

Os eventos do longa se desenvolvem em torno da morte de um mito da imprensa americana, Charles Kane. O filme é construído a partir de cenas do passado do protagonista que fornecem respostas para muitas perguntas, como, por exemplo, porque um jornalista honesto se tornou um egoísta ganancioso.

O filme recebeu críticas positivas, mas foi um fracasso nas bilheterias. O protagonista foi inspirado em uma pessoa real, o milionário William Hearst, que proibiu a menção do longa em qualquer um de seus jornais, sendo que na época os jornais eram quase a única fonte de publicidade. Mesmo assim, o filme recebeu oito indicações ao Oscar e acabou vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original.

5. O Mágico de Oz (1939)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 6

Esse musical é considerado a melhor adaptação cinematográfica de uma das mais conhecidas obras da literatura infantil, o livro homônimo de Lyman Frank Baum. Não é à toa que foi indicado a três Oscar e levou duas estatuetas douradas: de Melhor Canção e Melhor Trilha Sonora Original. E em 2004 a canção “Somewhere Over the Rainbow”, que é tema do filme, foi avaliada pelo American Film Institute como a Melhor Canção de Filme.

6. Parasita (2019)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 7

O drama sul-coreano simplesmente estourou nos cinemas internacionais. Os eventos do filme acontecem em torno de uma família que vive na extrema pobreza. Por sorte, o filho mais novo consegue um emprego como tutor em uma família rica, e imediatamente bola um plano para empregar os seus parentes também.

O filme recebeu quatro Oscars, Globo de Ouro, quatro Prêmios Saturno e se tornou a primeira obra cinematográfica sul-coreana a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

7. Vingadores: Ultimato (2019)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 8

O final extraordinário da franquia de super-heróis, no qual o Bem novamente triunfa sobre o Mal. Thor, Homem de Ferro, o Capitão América, Viúva Negra e outros personagens se reúnem para enfrentar o seu principal inimigo — o poderoso titã Thanos.

O filme recebeu muitos elogios dos fãs do Universo Cinematográfico Marvel, e ganhou seis de suas oito indicações ao prêmio Saturno, além do Prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos de Melhor Elenco de Dublês. O fantástico blockbuster ocupa a segunda posição na lista das maiores bilheterias de todos os tempos, perdendo só para Avatar, e arrecadou mais de 1 bilhão de dólares nos primeiros cinco dias de exibição.

8. Casablanca (1942)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 9

O filme conta um drama romântico que se desenvolve na cidade marroquina de Casablanca durante a 2ª Guerra Mundial. O personagem principal enfrenta uma escolha difícil: seguir os seus princípios ou salvar o amor da sua vida. É um filme sobre a honra, a dignidade e, claro, o amor.

O longa-metragem ganhou três Oscars: de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. O sucesso do longa demorou para acontecer, mas agora esse é um dos filmes mais famosos da história do cinema. No início dos anos 2000 a cantora americana Madonna estava interessada em fazer um remake da história, no qual interpretaria a personagem principal, mas não conseguiu o acordo com algum estúdio de Hollywood.

9. Entre Facas e Segredos (2019)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 10

O elenco do filme conta com a participação de Daniel Craig, Chris Evans, Ana de Armas e Jamie Lee Curtis. De acordo com enredo, para investigar o caso de morte de um escritor famoso é contratado um detetive particular, e ao chegar no local do suposto crime ele descobre que a família do falecido guarda muitos segredos. Nas tentativas de desvendar o caso misterioso os espectadores acabam duvidando de suas próprias versões.

O filme recebeu boas críticas e foi indicado ao prêmio Saturno em sete categorias e também ao prêmio da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos.

10. Nós (2019)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 11

Ao chegar em uma cidade de praia para passar um fim de semana, uma família simples se depara com um fenômeno inexplicável: cada um da família encontra seu próprio duplo, pouco amistoso. Para os espectadores será difícil adivinhar o desenvolvimento da trama.

As filmagens duraram dois meses, mas o novo terror sob a direção de Jordan Peele se tornou o filme de terror de maior bilheteria da história do cinema (arrecadou mais de 70 milhões de dólares no primeiro fim de semana). Jordan Peele, que pode ser chamado o mestre do terror moderno, recebeu o prêmio Saturno de Melhor Diretor.

11. Toy Story 4 (2019)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 12

Toy Story 4 é a parte final da grande franquia sobre os brinquedos que ganharam vida. O seu dono, Andy, após o fim da infância, passa brinquedos à garotinha Bonnie. O boneco preferido da Bonnie é Forky, que ela mesma fez a partir de um garfo. Só que, por enquanto, Forky não entende como se comportar com sua dona e foge de casa.

Em 2020 Toy Story 4 levou o Oscar de Melhor Filme de Animação, e também conquistou o Prêmio Saturno.

12. Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 13

O drama traz emoções fortes e conta a história de uma garota de 17 anos que está em busca da sua individualidade e exige ser chamada de Lady Bird. Ela está no último ano do ensino médio, e enfrenta todas as dificuldades de passagem para a vida adulta.

O filme ganhou dois Globos de Ouro: de Melhor Filme Comédia ou Musical e de Melhor Atriz Comédia ou Musical. Inicialmente o roteiro continha 350 páginas, o que é equivalente a cinco horas de exibição, sendo reescrito várias vezes.

13. Missão: Impossível — Efeito Fallout (2018)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 14

Essa é a sexta parte da franquia sobre os agentes secretos. O protagonista, Ethan Hunt, interpretado por Tom Cruise, precisa descobrir as intenções dos inimigos e salvar o mundo de uma catastrófica explosão.

Em 2019 o filme recebeu o Prêmio Saturno de Melhor Filme de Ação ou Aventura. A propósito, Tom Cruise se preparou rigorosamente para as filmagens e executou suas cenas de ação sem auxílio de dublês.

14. Infiltrado na Klan (2018)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 15

O roteiro do filme é baseado no livro homônimo de Ron Stallworth. Os eventos de Infiltrado na Klan acontecem em 1978. Um policial, Ron, junto com seu parceiro Flip, se infiltra na Ku Klux Klan, para tentar sabotar os planos da seita.

Em 2019 o filme ganhou muitos prêmios, inclusive um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em que foi ovacionado por seis minutos depois da exibição.

15. Corra! (2017)

15 filmes considerados os melhores de todos os tempos 16

O filme de terror psicológico narra o encontro do jovem apaixonado, Chris, com a família da sua namorada Rose. Parecia que nada ia dar errado, no entanto, no decorrer da trama, começam a acontecer coisas estranhas e perturbadoras.

O longa foi indicado ao Oscar em quatro categorias e levou o prêmio de Melhor Roteiro. A gravação do filme durou 23 dias.

Na sua opinião quais são os melhores filmes de toda a história do cinema? Conte para a gente nos comentários!


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend