10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência


Share via

A Terra é redonda ou plana?

Essa pergunta pode parecer ridícula para muitas pessoas, e sua resposta, óbvia. Ou talvez não?

A teoria de que a Terra é plana ganhou adeptos nos últimos anos, com a primeira conferência de “terraplanistas” realizada no final do ano de 2017 nos Estados Unidos. Há inclusive celebridades de Hollywood que a defendem. E, apesar de haver muitas provas (gráficas e físicas) de que o nosso planeta é redondo, o debate ressurge com frequência.

Há milhares de anos, os seres humanos sabem que nosso Planeta é uma bela esfera que gira em torno do Sol e ao mesmo tempo em si mesma. Isso nos faz aproveitar o dia e a noite, o calor no verão e o frio no inverno, por exemplo. Graças ao fato de a Terra ser redonda, ocorrem também outros fenômenos sem os quais a vida como a conhecemos não seria possível. Mas como seria se, em vez de ser um círculo quase perfeito, o mundo fosse um disco plano?

No Tediado, quisemos saber a resposta a essa pergunta e compartilhamos com você tudo o que pesquisamos sobre o tema. E, claro, a vida seria muito diferente do que estamos acostumados.

1. A gravidade seria diferente de como a conhecemos

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 2

Segundo a lei proposta por Isaac Newton, a gravidade não apenas nos atrai para baixo, como também em direção ao centro da Terra. Por esse motivo, nossos pés estão no chão e não flutuamos por aí.

Se a Terra fosse plana, a força da gravidade nos empurraria ao centro plano e, por exemplo, uma atividade tão simples como caminhar se tornaria exaustiva. Quanto mais nos afastássemos do centro, maior seria a força gravitacional de atração nos empurrando horizontalmente; de alguma forma, seria como se estivéssemos constantemente subindo uma colina íngreme.

2. As árvores cresceriam em diagonal

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 3

Pela mesma razão que em uma Terra plana caminharíamos inclinados, as árvores e as plantas cresceriam em diagonal, com as raízes apontando para o centro gravitacional, enquanto as copas seguiriam na direção oposta.

3. As estações seriam as mesmas em todo o Planeta

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 4

Como a Terra é uma esfera quase perfeita que orbita ao redor do Sol e também gira sobre si mesma em um eixo com uma ligeira inclinação, é possível experimentar diferentes estações ao mesmo tempo e em distintas partes do globo. Enquanto em um hemisfério do Planeta é inverno, no outro é verão. A inclinação do eixo terrestre faz com que os raios solares cheguem à superfície em diferentes ângulos, de acordo com a latitude e a época do ano. Ou seja, quanto mais próximos dos polos estivermos, mais inclinados serão os raios solares, portanto, aquecerão menos.

Se nosso Planeta fosse plano, os raios solares atingiriam toda a superfície no mesmo ângulo; e o resultado seria que todas as regiões (em todo o plano) teriam a mesma estação.

4. Não haveria satélites, assim, não existiria GPS

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 5

Segundo a teoria da Terra plana, o Sol e a Lua giram sobre o mundo, irradiando luz e calor para baixo como uma lâmpada de mesa. Se fosse esse o caso, os satélites artificiais não poderiam funcionar, pois giram em torno do planeta. Sem satélites, por exemplo, não seríamos capazes de usar o GPS (e nos perderíamos com maior frequência).

5. Todos veríamos as mesmas constelações

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 6

Em uma Terra esférica, se olharmos para o céu noturno, podemos ver diferentes constelações dependendo do hemisfério em que estivermos. Se nos movermos para o norte, as Plêiades começam a se tornar cada vez mais visíveis; se, em vez disso, formos para o sul, podemos observar o Cruzeiro do Sul. Em uma Terra plana, as mesmas constelações e estrelas seriam visíveis de qualquer lugar da superfície.

6. As sombras teriam o mesmo tamanho em qualquer lugar do mundo

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 7

Conforme foi explicado anteriormente, os raios solares chegam ao planeta e o atingem em diferentes ângulos, dependendo da inclinação da Terra. Por isso, quando os raios incidem sobre um objeto ou pessoa, são geradas sombras com comprimentos diferentes, dependendo do lugar em que se encontrem no mundo.
Em um planeta plano, a luz solar banharia toda a superfície no mesmo ângulo, portanto as sombras teriam o mesmo tamanho na China e no México.

7. Sempre veríamos a mesma coisa de diferentes lugares e alturas

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 8

Quando estamos na praia e vemos um navio ao longe, podemos perceber que quanto mais ele se distancia, menor fica, até finalmente desaparecer da nossa vista. O mesmo acontece quando estamos no chão olhando para frente: nossa visão culmina no horizonte ou em algum objeto à nossa frente.
No entanto, se subirmos em uma árvore, nosso campo visual se amplia e podemos ver muito mais longe. Isso acontece porque a Terra é redonda.

Em um planeta plano, veríamos exatamente a mesma coisa de qualquer altura. O navio ficaria menor, conforme se distanciasse, mas sempre estaria dentro do nosso campo de visão.

8. A chuva cairia lateralmente

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 9

Como na Terra plana a gravidade exerceria sua força em direção ao centro do plano terrestre, a chuva cairia lateralmente, em direção ao centro. Quanto mais distantes estivéssemos desse ponto, mais precisaríamos inclinar os guarda-chuvas para o lado. Apenas no centro do plano a chuva cairia como a conhecemos, verticalmente.

9. A água dos oceanos e rios se acumularia no centro da Terra

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 10

Pela mesma razão gravitacional, em um planeta plano todos os rios e mares fluiriam em direção ao centro, onde toda a água se acumularia. As bordas ou os lugares mais distantes ficariam praticamente secos.

10. Levaria uma “eternidade” para viajar de um lugar para outro no mundo

10 fatos se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência 11

O mapa de uma Terra no formato de um disco plano coloca o Ártico no centro, enquanto a Antártica forma uma parede de gelo ao seu redor, em direção às bordas do plano. Se a geografia do nosso Planeta fosse realmente assim, os voos de avião entre alguns países levariam muito tempo, ou não teriam outra opção a não ser cruzar distâncias enormes. Por exemplo, se quiséssemos ir da Austrália à Península Antártica, o caminho mais curto seria pelo Ártico e em ambas as Américas. Por outro lado, cruzar a Antártica de um lado a outro, como já fizeram muitas vezes, seria uma viagem impossível de ser feita.

Quais outras coisas você imagina que poderiam mudar se a Terra fosse plana? Você gostaria de viver em um planeta assim?


Compartilhe com os seus amigos!

Share via
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend