10 mandamentos para viver em paz o ano inteiro!

Todo final de ano nos sentimos motivados a traçar novos planos, cumprir metas e realizar nossos sonhos. Entra ano e sai ano e nem todos os projetos saem do papel. E pior, vem uma frustração e uma sensação de estar amarrado, de não progredir. Já se sentiu assim? Eu também.

10 mandamentos para viver em paz o ano inteiro! 10 mandamentos para viver em paz o ano inteiro!


01 – Não esperarás nada do próximo

Esperar que outras pessoas façam o que que é de interesse seu, é a grande chave para infelicidade. Não espere que alguém arrume sua bagunça, lave suas roupas, pague suas contas, que lhe dê uma carona ou mesmo satisfação de alguma coisa. Ninguém é obrigado a tratar como prioridade algo que diz respeito a nós mesmos. Não esperar dos outros o que cabe a nós fazer, alivia demais o estresse nos relacionamentos. Você é o único responsável por sua vida, não delegue isso aos outros.


02 – Terás o controle das tuas finanças

Já precisou pedir dinheiro emprestado da família e depois notou que todos ficam observando seus gastos e tratando-o como um desequilibrado consumista?
Não tem situação mais delicada do que não ter dinheiro para cumprir nossas necessidades básicas. É triste não poder comprar tudo que queremos, mas é pior ainda estourar o orçamento e depender de empréstimos, seja de banco, amigos, parentes ou mesmo do seu parceiro. Reservar 10% de tudo que você ganha é um bom começo de independência. Os especialistas chamam de reserva de emergência. Eu chamo de reserva de brilho na cara. Cuide de suas finanças e seus dias serão mais tranquilos.


03 – Honrarás teus compromissos

A agitação do dia a dia, o excesso de compromissos assumidos e a falta de tempo para cumprir é a principal fonte de angústia e sensação de fracasso pessoal. Seja mais cuidadoso com isso. Não prometa o que não pode cumprir. Não vá a festas que não queira ir. Não assuma responsabilidades que vão culminar em estresse e que não o acrescentam nada. Coloque na agenda apenas afazeres que estejam alinhados com seu projeto de vida e honre-os.


04 – Não te meterás onde não fostes chamado

Às vezes, nossa boa intenção nos coloca em várias enrascadas. Seja por querer ajudar um estranho ou um amigo, seja por defender um familiar ou até mesmo quando aceitarmos fazer algo fora do planejado.
Ter consciência de nossas limitações e ainda ter foco nos nossos próprios projetos é um ato de sabedoria. Não saia por aí oferecendo seus conselhos ou ouvindo fofocas. Não se ofereça e aprenda a dizer não. Não perca seu valioso tempo.


05 – Não te farás de vítima

Fazer-se fazer de vítima é o pior dos pecados. Assuma sempre a responsabilidade pelos seus atos. Ficou sem carro? Vá de Uber, ônibus ou vá de bike. O dinheiro está curto? Faça trabalho extra. Sofre com ofensas gratuitas? Não se limite ao que os outros lhe fizeram. Seja capaz de filtrar toda negatividade e recomeçar cada vez mais firme e forte. Internalize o mandamento 1 e siga em frente.


06 – Cuidarás da tua saúde

Você só tem uma vida, um corpo e uma mente. A vida não volta depois que finda, mas o corpo e a mente podem ser reconfigurados. Cuide do seu corpo, pois este é a máquina que o sustenta. Não o deixe enferrujar. Mova-se! Quanto à sua mente, ah! Essa é a principal responsável por tudo que você materializou até agora. “Seus pensamentos determinam seus atos, seus atos suas ações.” Suas crenças limitantes estão impedindo-o de ser grande, de conquistar seus objetivos. Mude seu mindset e você mudará sua história.


07 – Não serás trouxa na vida sentimental

Deixar de ser trouxa nos relacionamentos, sejam estes ligados aos amores, família ou amigos pressupõe uma análise criteriosa e objetiva da relação. Implica deixar o sentimentalismo de lado e enxergar até que ponto essa união traz mais benefícios que malefícios. E depois de constatado o problema, tenha coragem de ter uma conversa sincera ou até mesmo romper os laços, isso é essencial. Reclamar e não agir significa permitir que outras pessoas tenham o controle da situação. Compreenda que as pessoas só fazem conosco o que permitimos. Ame, mas tenha a certeza de que é amado. Se tiver um pingo de dúvida, liberte-se! Caia fora!


08 – Resolverá todas as pendências do passado

Não acumule dívidas, mágoas ou qualquer outra pendência que atrapalhe o andamento da sua rotina.
É comum deixarmos as coisas para amanhã. Pequenas coisas como ligar na companhia telefônica, renegociar uma dívida, fazer um exame, ou mesmo ter aquela conversa para desfazer um mal entendido. Um pouco mais de atitude e planejamento pode nos deixar leve. Seja proativo. Faça já uma lista das suas pendências e vá exterminando-as.


09 – Serás independente

A dependência tanto financeira quanto emocional é algo que só traz frustração. Quer você precise de alguém para arcar com suas contas ou deposite numa pessoa toda sua carência afetiva, todas essas formas de submissão fazem muito mal para nossa autoestima. Portanto, trate de ter uma fonte de renda e reservar uma quantia para se tornar minimamente livre financeiramente.
A busca pelo equilíbrio emocional também é fundamental para resgatar nosso amor-próprio. Se você deseja viver uma vida feliz, prenda–se a uma meta, não a pessoas ou objetos (Albert Einstein).
Ame a única pessoa que que passará o resto da vida como você: você mesmo.


10 – Acreditarás nos teus projetos

Acreditar no seu projeto de vida, seja esse profissional, pessoal, familiar, financeiro e social é algo que só cabe a você e a ninguém mais. Não espere que as pessoas sonhem com você ou por você. Seja o protagonista da sua história. Se você ainda não tem um projeto de vida bem definido, siga o que Leandro Karnal aconselha: “Estabeleça qual corpo, qual casa, qual carro, qual renda você deseja ter e persiga isto.” Acredito ser um bom começo.
Por fim, digo que a felicidade e a realização dos sonhos estão atreladas a uma constante busca do aprimoramento pessoal e à capacidade de enxergar e corrigir erros.


Não basta só seguir os dez mandamentos. É necessário estar disposto a recalcular a rota, desapegar, se preciso for, e seguir em frente vivendo um dia de cada vez, para ser feliz o ano inteiro.

Fechar
Fechar