Por que os filmes baseados em histórias reais fazem tanto sucesso de bilheteria nos cinemas?


Share via

Por que os filmes baseados em histórias reais fazem tanto sucesso de bilheteria nos cinemas? 2

A indústria do cinema está sempre buscando novas histórias para contar nos filmes. Alguns produtores preferem se inspirar em livros clássicos ou até mesmo em alguma mitologia antiga, porém a verdade é que existe um estilo de produção que costuma ser quase uma garantia de sucesso nas bilheterias. Os filmes baseados em histórias reais, seja uma biografia ou um acontecimento, costumam ter um efeito psicológico positivo nas pessoas. Logo, é um conteúdo que o público se identifica e gosta de assistir.

Os filmes baseados na realidade tem como característica a pluralidade das histórias, pois é possível fazer uma produção de aventura, ação, romance, drama e até mesmo terror com algumas histórias reais. Por conta disso, esse estilo de filme costuma ser popular entre os roteiristas, e não precisa ser apenas no cinema. As plataformas de streaming também costumam deixar um espaço no catálogo para essas produções.

No catálogo da Netflix, como mostra a lista do portal Oficina da Net, é possível encontrar alguns títulos que foram inspirados em acontecimentos reais. É o caso, por exemplo, do premiado O Destino de Uma Nação, que conta a história do político britânico Winston Churchill durante o final da Segunda Guerra Mundial. A produção estrelada por Gary Oldman está na lista de filmes mais populares da plataforma.

Entretanto, qual é a razão para gostarmos tanto de filmes com histórias reais?
Com o objetivo de se identificar melhor com o próximo, quase todo mundo tem algum interesse em conhecer as histórias das outras pessoas, sejam elas próximas ou não. Ao fazer um filme baseado em história real, é possível simular esse sentimento e criar uma conexão entre o público e a narrativa de uma pessoa, de uma cidade ou até de um acontecimento. É o caso, por exemplo, do filme A Vida é Bela, que aparece em uma das nossas várias listas de indicações. A história entre o pai e o filho durante a Segunda Guerra Mundial faz com que muita gente simpatize com a situação e crie um afeto pelo ocorrido.

Para todos os gostos

Entretanto, não são apenas filmes de histórias tristes e profundas que nos faz ter empatia. Na verdade, alguns sucessos de bilheteria que são baseados na realidade costumam contar histórias alegres. É o caso, por exemplo, da comédia Sim Senhor, estrelada por Jim Carrey e Zooey Deschanel. Segundo informações do portal Observatório do Cinema, o filme baseado na vida do britânico Danny Wallace conseguiu um faturamento de US$ 223,2 milhões nas bilheterias mundiais.

Outra produção que segue a mesma linha é o filme de ação Quebrando a Banca. Estrelado por Jim Sturgess e Kate Bosworth, a produção conta a história real de Ben Mezrich, um estudante do Instituto Tecnológico de Massachusetts que domina a arte de jogar blackjack. Por ser um jogo em que até mesmo a Sequência de Fibonacci pode ser uma estratégia, como explica o site de blackjack online Betway, o conhecimento em matemática de Ben fazia dele um dos melhores jogadores para jogar e apostar em blackjack. O filme conseguiu uma boa bilheteria, com cerca de US$ 150 milhões em ingressos vendidos.

Forrest Gump: O Contador de Histórias é outra produção que não podemos deixar de fora. O drama lançado em 1994 ganhou o Óscar de Melhor Filme em 1995 e, até hoje, é considerado um dos maiores clássicos de Hollywood. A história é baseada na vida de Sammy Lee Davis, que é um militar condecorado dos Estados Unidos, e que esteve envolvido em episódios históricos do país, como a Guerra do Vietnã.

Se olharmos para todos esses filmes que citamos, é possível entender o motivo de filmes baseados em histórias reais fazer tanto sucesso. Esses personagens acabam por ser mais humanos e, assim, ficam mais próximos das pessoas comuns. No caso de Forrest Gump, por exemplo, o protagonista é um cidadão normal e que realiza coisas incríveis sem qualquer atitude fantástica ou de super-herói. É o comum se transformando em extraordinário, uma situação que muitos almejam para a vida.

Personagens históricos

Enquanto alguns filmes apelam para a história de pessoas comuns, outros preferem mostrar a vida de personagens que transformaram o mundo. É o caso do filme A Teoria de Tudo, que conta a história de vida do físico Stephen Hawking. Eddie Redmayne, que incorporou o gênio britânico, ganhou o Óscar de Melhor Ator pela atuação. A produção é tão importante que colocamos na nossa lista de filmes para melhorar a autoestima. É um clássico de 2014 que conquistou prêmios e bilheterias.

Outro exemplo é a produção Flor do Deserto, de 2009. O filme conta a história de Waris Dirie, uma mulher nascida na Somália que teve uma vida conturbada até se transformar em uma modelo e ativista. Como conta o site Aventuras na História, a produção estrelada por Liya Kebede é uma história importante e que conta um pouco da vida de uma mulher que se tornou um símbolo do ativismo feminino no mundo atual.

Os filmes baseados em histórias reais tem um apelo psicológico muito forte, como explicamos e mostramos no texto. Além disso, são relatos de pessoas ou momentos históricos e que podem nos ensinar bastante coisa. A realidade pode ter acontecimentos até mais interessantes que conteúdos de ficção ou fantasia. Uma prova disso é o número de filmes desse estilo que receberam prêmios e fizeram sucesso nas bilheterias mundiais. Não faltam pessoas e acontecimentos históricos que podem virar um roteiro, por isso é mais que recomendado ir atrás desses filmes e aproveitar para tirar uma lição ou outra de um acontecimento real.


Compartilhe com os seus amigos!

Share via

Qual é a sua reação?

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Força Força
0
Força
Haha Haha
0
Haha
Uau Uau
0
Uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr
Tediado Tediado
0
Tediado
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Send this to a friend