Texto

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento

Todos os pais que amam seus filhos se preocupam em educá-los de forma que absorvam os valores que eles acreditam. Para isso, que tal conseguir uma ajudinha dos filmes e desenhos que a criançada tanto gosta para ensinar coisas boas? Para ajudar você, escolhemos a dedo produções novas e antigas que passam bons ensinamentos tanto para as crianças como para os adultos.

Confira nossa lista de filmes que podem ajudar os pais a conversar com as crianças sobre amor, respeito e perseverança.

01 – Lilo & Stitch (novas estruturas familiares)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 1
A dupla de irmãs nos ensina que as pessoas não são perfeitas, mas que o amor e a conexão são importantes e que a família é muito mais do que laços de sangue. Aprendemos também que amor e paciência podem mudar as pessoas e que ninguém é 100% mau. Mostra ainda que as pessoas podem ser diferentes e que o que mais importa são as qualidades de cada um e que nunca devemos desistir um do outro.

02 – Sete minutos depois da meia-noite (luto)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 2
A história começa com um menino solitário que acaba criando um monstro para ser seu amigo, para ajudá-lo a lidar com a doença terminal da mãe, um pai ausente e seu relacionamento complicado com a avó. Com o seu amigo monstro, esse menino aprende sobre a dura realidade da vida através dos personagens adultos: amor e luto (Mãe), responsabilidade e saudade (Pai) e disciplina (Avó).

03 – Divertidamente (lidar com as emoções)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 3
A narrativa fala da importância dos sentimentos e critica os dias atuais onde somos “obrigados” a ser felizes o tempo todo. Fala sobre a importância do controle das emoções e de como elas são benéficas em nossas vidas na medida certa: como o medo para não enfrentar um animal selvagem, o nojo para não nos envenenarmos, a raiva para impedir injustiças e que o exagero da alegria nos deixa fora da realidade.

04 – O Gigante de Ferro (amizade)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 4
É a história de um enorme robô espacial que cai no Planeta como se fosse um meteoro, ele se alimenta de ferro e perdeu a memória. Um menino de 9 anos chamado Hogarth Hughes o salva de ser eletrocutado e eles começam uma bela amizade. A temática central é uma crítica sobre a inutilidade da guerra e um tributo à paz, já que o filme acontece em meio à Guerra Fria (1957).

05 – Shrek (preconceito)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 5
O ogro Shrek leva com muito bom humor a situação em que as pessoas o julgam pela aparência e não se importa com o preconceito sofrido. Comparando Shrek e Lorde Farquaad, por exemplo, podemos ver a diferença que a discriminação pode causar nas pessoas: o ogro não se importa e leva numa boa, já o Lorde trata todos da mesma forma que é tratado e mesmo assim se torna uma pessoa amarga e cruel. Também vemos que existe a felicidade que está além das aparências e que o amor supera tudo.

06 – Toy Story (transição infância e vida adulta)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 6
Muitas experiências aprendemos com os 3 filmes da franquia: Jessie nos mostra que não podemos viver presos às experiências do passado. A união dos brinquedos para resolver os problemas é outra parte significativa do filme, que mostra que juntos somos fortes. E um bom recado para as crianças que estão crescendo é que isso é uma parte natural da vida: crescer e seguir em frente, vivendo cada fase da vida no momento certo.

07 – Kung Fu Panda 3 (adoção)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 7
Po é um panda atrapalhado e divertido que treina incansavelmente para se tornar um Dragão Guerreiro e, apesar de sofrer preconceito, ele não desiste do seu sonho. No terceiro filme da franquia, a narrativa foca no pai adotivo do panda (sr. Ping) e a ligação dos dois que vai além dos laços de sangue, um conceito de adoção e amor familiar que é bem legal para ajudar a conversar sobre o tema com os pequenos.

08 – Frozen — Uma Aventura Congelante (amizade entre irmãos)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 8
Aqui um dos focos é a aceitação das diferenças, mostrando que quem te ama de verdade vai amar sempre, independentemente da sua aparência ou qualquer outra coisa que você tenha ou faça de diferente. Mostra também que a raiva nunca é uma boa conselheira na hora de tomar decisões. No final, o amor das irmãs nos dá a dica de que os laços familiares são muito importantes, ensinando para as crianças o valor da união.

09 – Bee Movie — A História de uma Abelha (preservação)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 9
Barry, apesar de ser uma abelha, vive entre a pressão dos pais na escolha de uma profissão e o seu sonho de conhecer o mundo fora da colmeia. Ele se aventura no mundo além do parque onde vive e fica indignado ao saber que abelhas são “escravizadas” para fornecer mel. Ao processar os humanos, Barry causa um desequilíbrio ambiental que é resolvido com a união entre as abelhas e os humanos.

10 – Mulan (coragem)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 10
Fa Mulan é uma jovem que se alista no exército tomando o lugar do pai doente na batalha da China contra os hunos. Ela se esforça para honrar sua família e usa a sua destreza e sabedoria para vencer o inimigo e salvar a aldeia e aqueles que tanto ama. A história fala de amor à família, de sonhos e, principalmente, de coragem para fazer aquilo que acredita ser o certo, por mais que você seja criticado por isso.

11 – Up — Altas Aventuras (amizade entre gerações)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 11
Carl é um viúvo e solitário que vive das lembranças de um casamento longo e feliz. Ao ser forçado a ir para um asilo, ele coloca balões em sua casa para morar no local dos sonhos do casal, uma clara analogia de que o céu é o limite para os sonhos. Na viagem, o idoso conhece o pequeno Russel e eles criam um bonito laço de amizade, mostrando que apesar das perdas que temos o longo da vida, podemos sempre recomeçar.

12 – Os Incríveis (família)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 12
O filme trabalha o tempo todo a figura familiar e sua importância nas dificuldades. Os pais que eram super-heróis passam a ter uma vida monótona; o pai, que é um exemplo de honestidade, é demitido de seu emprego depois de não aguentar a monotonia. Ele volta a trabalhar como herói às escondidas e acaba entrando em enrascadas, mas é aí que a família se une para resgatá-lo das garras de um inimigo e salvar o mundo mais uma vez.

13 – Enrolados (conquistar sonhos)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 13
Rapunzel vive em uma versão repaginada da história; ela tem um sonho e faz de tudo para conseguir realizá-lo. Essa é a mensagem principal do filme: que acreditar nos sonhos e buscar a realização deles é importante em qualquer idade. Um filme com muita ação e aventura, que vai fazer os pequenos amarem a animação, e ao final mostra que tudo é possível de se realizar.

14 – A Bela e a Fera (preconceito)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 14
Uma história antiga que teve vários filmes e que tem como tema a importância de não julgar as pessoas pela aparência, quesito muito importante atualmente. Na trama, Bela se apaixona pela Fera depois de ter conhecido o seu interior bondoso e valente. Outros temas menores são incluídos como: Bela ser discriminada por amar livros e seu pai que é considerado louco por ser um inventor e sonhador.

15 – Em Busca do Vale Encantado (trabalho em equipe)

15 filmes que são muito mais do que apenas entretenimento 15
Essa animação não é tão recente, mas é de uma delicadeza que vale a pena rever; o tema é da Terra pré-histórica e destaca a necessidade de união para sobreviver. O personagem principal é um pequeno dinossauro que perde a família e conhece vários amigos que se unem para falar às crianças sobre a valorização da família, do companheirismo e da importância da amizade.

Filmes

Fechar